13/11/2019 às 17h01min - Atualizada em 13/11/2019 às 18h21min

Com metodologia inovadora, AASP promove curso para discutir proteção de dados

Promovido em parceria com a plataforma educacional Legal Creatives, evento será realizado de de 3 a 5 de dezembro e terá grandes especialistas no assunto

DINO
https://www.aasp.org.br/evento/privacy-by-design/
Privacy by Design


Assim como outras áreas de atuação, o Direito vive um período de intensas transformações. Nesse percurso rumo ao mundo digital, o "juridiquês" dá lugar à criatividade, à flexibilidade e, principalmente, a um olhar mais atento ao cliente final. Para falar sobre essas mudanças, bem como sobre uma das discussões mais atuais no mundo jurídico, a proteção de dados pessoais, a Associação dos Advogados de São Paulo (AASP) promove o curso Privacy by Design (PbD). Realizado em parceria com a plataforma educacional Legal Creatives, o encontro será realizado de 3 a 5 de dezembro, na Unidade Jardim Paulista da entidade, nos Jardins.

O objetivo principal da iniciativa é atualizar os participantes a respeito do Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (GDPR), da União Europeia (UE), e da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), legislação nacional que entra em vigor em agosto de 2020. No entanto, segundo os organizadores, a proposta é ir além e mostrar aos alunos que é possível olhar para esses dois temas complexos, assim como para o Direito como um todo, de forma mais prática e, principalmente, multidisciplinar. 

"É justamente aí que entra o PbD (Privacy by Design), metodologia disruptiva, lúdica, criativa e prática que permite integrar a proteção de dados em suas atividades de processamento e práticas de negócio", explicam Carol Hannud, COO e Academic Partner do Legal Creatives e Marcel Leonardi, consultor do Pinheiro Neto Advogados que atuou durante 7 anos no Google como Diretor de Políticas Públicas,  colaborando intensamente na elaboração do Marco Civil da Internet e da Lei Geral de Proteção de Dados.  "Por essa razão, além de advogados, incentivamos o curso também para designers, consultores, técnicos, desenvolvedores e gestores em razão da natureza multidisciplinar da LGPD", completam. 

Além de Marcel e Carol, as aulas também serão ministradas por Tessa Manuello, fundadora e CEO da plataforma Legal Creatives; professora acadêmica reconhecida internacionalmente como referência em tendências e tecnologias para o futuro do direito e em legal design.

"Outro grande objetivo com o curso é despertar nos participantes a necessidade de discutirmos o futuro da educação no Brasil. Mais ainda, a ideia é ampliar a reflexão sobre o quanto advogados podem ser criativos",  aponta Jonathan Nelson, gerente de Inovação da AASP. 

O curso Privacy by Design, na verdade, marcará o encerramento de uma série de atividades realizadas pela AASP. De 30 de novembro a 1º de dezembro, por exemplo, haverá a 3ª edição do Hackathon AASP 2019. Com o tema "Direito, Inovação e Educação Jurídica", a maratona deste ano tem o objetivo de mobilizar profissionais do Direito, inovação e educação para apresentarem estudos e criarem soluções que contribuam para a educação jurídica no país.



Website: https://www.aasp.org.br/evento/privacy-by-design/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual sua Rede Social Favorita?

47.2%
26.8%
16.3%
8.9%
0.8%