23/05/2023 às 17h43min - Atualizada em 27/05/2023 às 04h00min

Quintino Facci cria espaço Morada da Alma, Inspirado no tema Corpo e Morada da CasaCor São Paulo 2023

SALA DA NOTÍCIA Claudio Sanches de Almeida
Fiult Comunicação Ltda - ME
Divulgação
QUINTINO FACCI CRIA ESPAÇO MORADA DA ALMA, INSPIRADO NO TEMA CORPO E MORADA DA CASACOR SÃO PAULO 2023
Mais jovem arquiteto a participar, pelo terceiro ano consecutivo do mais conceituado evento do setor, Quintino apresenta uma obra inspirada na alma, trazendo luz como partido de projeto
Morada da Alma, um espaço com apenas 49m², mostra o quanto um espaço arquitetônico pode ser o local de encontro da alma com sua morada


Quintino Facci, jovem arquiteto da cidade de Ribeirão Preto, listado na Forbes Under 30 de 2022, marca mais uma vez presença na maior e mais completa mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas, a Casa Cor São Paulo, com o espaço “Morada da Alma”, que busca traduzir essa relação entre o corpo humano e a arquitetura, através de um ambiente que promova o equilíbrio entre o físico e o emocional.
Inspirado no tema da 36ª edição da CASACOR São Paulo, “CORPO E MORADA” que esse ano propõe uma reflexão sobre a relação entre o corpo humano e o espaço em que habitamos, Quintino criou um espaço acolhedor e funcional, onde as pessoas possam se sentir conectadas com a sua essência e com o mundo que as cerca.
Segundo o arquiteto, “o nosso corpo é o nosso primeiro lar e, portanto, a morada deve ser um lugar que acolha, proteja e revele a nossa essência, abrigando nossa alma e expressando nossa identidade através do espaço construído”. “A arquitetura, assim como o corpo humano, é uma estrutura complexa que abriga e protege nossas emoções, nossos sonhos e desejos mais profundos”, completa Quintino.
A ideia principal foi explorar a conexão entre o corpo e a alma, e como essa relação pode ser influenciada pelo espaço em que nos encontramos. Para isso, foram utilizados materiais cuidadosamente selecionados, que proporcionam sensações táteis e visuais únicas.
Visto de fora a Tiny House, com apenas de 49m² se apresenta como uma estrutura envolta em madeira e tecido translúcido todo iluminado, que permite uma sutil percepção da silhueta do seu interior.
De dentro o espaço foi cuidadosamente planejado para atender às necessidades do morador, apesar de integrado se divide em três áreas principais que promovem uma fluidez visual e funcional: área de preparo e refeição, área social e de estar e área íntima.
A escolha dos materiais foi pautada na unidade do projeto, onde o porcelanato Mezzo BE NAT da PORTINARI reveste todo o piso e o MDF Itapuã da DURATEX na estrutura, paredes e teto se integram harmoniosamente. Além disso o uso do tecido translúcido em todo ambiente como fechamento de todas as aberturas e forro garante delicadeza e suavidade, que em conjunto com a iluminação indireta estrategicamente posicionada pelo Atelier da luz Lucenera, realça a textura dos tecidos e convida o morador a permanecer e desfrutar do ambiente.
Por toda a Tiny House há o trabalho minucioso da marcenaria Dalmóbile com o uso do MDF Itapuã da Duratex, os pilares e vigas metálicos, que estruturam o ambiente, foram envoltos pelo MDF, com um detalhe de recuo de 2cm em seus encontros, criando a sensação de que a estrutura está flutuando e trazendo leveza ao local. Para tornar real e dar vida ao projeto desenvolvido pelo escritório, os painéis de fechamento e de forro foram meticulosamente elaborados em conjunto com a marcenaria e desenvolvidos com seu enquadramento em madeira que sustentam e estruturam o tecido.
A cozinha com toda marcenaria da Ornare, possui uma bancada central em balanço, revestida pela lâmina sintética “Raw Dark” da Vm Stone, que se liga de forma indireta com o espaço social da Tiny House, servindo como estação para cozinhar e ao mesmo tempo para refeição, garantindo a troca de bons momentos. A bancada revestida com a mesma lâmina 100% reciclável, é um espaço versátil que serve como apoio e abriga o frigobar da Crissair incentivando a interação que o espaço deve proporcionar e garantindo que o morador tenha tudo que precisa.
Na cozinha e área de banho o destaque fica para louças e metais Deca e a banheira L’Arum Blanc. Para separar a área de descanso da área de banho, foi empregado uma divisória em vidro com película inteligente da Exclussif, que proporciona privacidade ao espaço.
O interior minimalista, apresenta uma paleta de cores neutras, com itens com cores pontuais. Todo o mobiliário utilizado são peças de design brasileiro, alguns deles desenhados pelo escritório especialmente para a mostra. Entre eles está a poltrona Gisele de Aristeu Pires, a mesa de centro Delta e o sofá Dunas Bax de Danilo Lopes e Paula Gontijo. O sofá em sua cor pontual, se destaca em meio as cores suaves, reforçando a ideia de que a beleza está na singularidade e na personalidade que cada elemento pode imprimir ao espaço.
Dentre as peças desenhadas pelo escritório exclusivamente para amostra está o tapete orgânico produzido pela Tapetah, que percorre por todos os ambientes delimitando as áreas proporcionando uma transição suave entre elas, tornando a circulação no ambiente mais fluida e intuitiva.
Cada trecho do tapete foi cuidadosamente escolhido para atender às necessidades de cada ambiente, criando um jogo de tecidos e texturas que elevam a experiência sensorial do espaço.
A cama também desenho do escritório e produzida pela Dalmóbile, possui design minimalista e funcional, sua estrutura no mesmo MDF Itapuã Duratex utilizado em todo espaço, confere unidade visual ao espaço.
A lareira Balaio, de design do escritório e produção Construflama, foi lançada na Casa Cor SP de 2022 e na mostra desse ano está presente em uma nova opção de medida e de cor: preta.
A escolha de obras de arte desenvolvidas pela Arter Atêlie para a mostra retrata a figura feminina como protagonista remete à ideia de que o corpo é nossa primeira morada, o ventre materno, onde recebemos cuidado, proteção e nutrição. As obras de arte presentes nos ambientes são verdadeiras traduções da alma, transmitindo profundidade e textura, além de trazerem consigo uma história única e singular.
No quarto, as obras de arte escondem segredos e contam histórias que se entrelaçam com a essência do projeto, criando pequenos espaços repletos de significado e inspiração.
Nos objetos decorativos foram utilizadas peças minimalistas com materiais que remetem nossos princípios. A linha de louças foi desenhada pelo escritório exclusivamente para a mostra e desenvolvida pela Bossa Cerâmica.
O espaço convida à contemplação e à introspecção, é um convite à morada da alma, onde a arquitetura se torna uma ferramenta para reconectar-se consigo mesmo.

Quintino Facci
Empresário e Arquiteto, natural de Ribeirão Preto (SP), Quintino Facci escreveu seu primeiro livro “Manual da Reforma Barata” aos 18 anos. Ingressou no curso de Arquitetura e Urbanismo na UNAERP em 2017, tendo atuada na área e abrindo sua primeira empresa, QUEFE Creative Studio, focada no mercado de lançamentos imobiliários, mesmo antes de concluir sua graduação.
Seu talento para além do desempenho acadêmico chamou a atenção da universidade, que o indicou para fazer um treinamento em Harvard, a Leadership for the 21st Century, prestigioso programa que selecionou apenas 30 alunos de todo o Brasil.
Após abrir sua segunda empresa, a Quintino Facci Arquitetos, foi convidado para integrar o elenco da CASACOR Ribeirão Preto 2021, tem seu ambiente criado para a mostra, premiado como o “Ambiente Mai Bonito da Edição”.
Em 2022, Quintino foi o arquiteto mais jovem da história do evento a ser convidado para expor na mostra CASACOR São Paulo e foi listado como um dos mais influentes profissionais da área de arquitetura, design e urbanismo na Forbes Under 30 do mesmo ano.

Mais Informações:
Claudio Almeida – Fiult Comunicação Ltda.
 11.93105.2408 – [email protected]

 
Link
Notícias Relacionadas »