26/05/2023 às 11h35min - Atualizada em 27/05/2023 às 04h00min

Deepfake em 2023: os três principais cenários de ameaças

Kaspersky analisa os esquemas de fraude mais vistos e dá dicas de como se proteger desses golpes virtuais

SALA DA NOTÍCIA Kaspersky
26 de maio de 2023

Com o aumento de 900% em um ano no número de vídeos utilizando deepfake on-line, muitos casos de fraudes com a técnica ganham as manchetes do noticiário, com relatos relacionados a assédio, vingança e golpes com criptomoedas. Por conta do número elevado, pesquisadores da Kaspersky listaram os três principais esquemas de fraude que utilizam essas técnicas e como esses golpes são realizados, além de trazerem dicas para evitar o aumento de vítimas.


É importante considerar que os deepfakes são um tipo de fraude com um alto custo e que exige grande investimento, como visto em pesquisa anterior da Kaspersky sobre esses conteúdos vendidos na Darknet, com preços por minuto que podem começar em US
 20 mil. Se alguém que não possui conhecimentos em tecnologia encontrar um software na Internet e tentar criar esse tipo de material enganoso, o resultado será irreal e óbvio ao olho humano, pois as pessoas perceberão defasagens nas expressões faciais ou borrões no formato do queixo.

Além da estrutura financeira, os cibercriminosos precisarão de uma enorme quantidade de dados: fotos, vídeos e áudios da pessoa que desejam personificar, até diferentes ângulos e expressões faciais. Tudo isso demanda uma enorme quantidade de recursos, disponíveis apenas para um pequeno número de golpistas. Com isso em mente, a Kaspersky separou três dos principais cenários de ameaças e como eles funcionam.

Fraude financeira
Os deepfakes podem ser usados para engenharia social, onde criminosos usam imagens avançadas para representar celebridades e atrair as vítimas para seus golpes. Por exemplo, um vídeo de Elon Musk criado artificialmente que prometia grande retorno de um esquema duvidoso de investimento em criptomoeda viralizou no ano passado, fazendo com que muitos usuários perdessem dinheiro. Para criar vídeos como esse, os golpistas usam filmagens de celebridades ou juntam vídeos antigos e fazem streamings ao vivo em plataformas de mídias sociais, prometendo dobrar qualquer pagamento em criptomoeda enviado a eles.

Deepfakes de pornografia
Um outro uso envolve a violação da privacidade da pessoa. Houve um caso em que surgiram vídeos falsos de celebridades que mostravam seus rostos sobrepostos a corpos de atrizes pornô em cenas explícitas. Consequentemente, nesses casos, as vítimas dos ataques tiveram sua reputação prejudicada e seus direitos violados.

Riscos de negócios
Muitas vezes, os deepfakes são usados até para atingir empresas para crimes como extorsão dos administradores da empresa, chantagem e espionagem industrial. Por exemplo, há um caso conhecido em que cibercriminosos conseguiram enganar um gerente de banco nos Emirados Árabes Unidos e roubar US
 35 milhões usando um falsificador de voz – apenas uma pequena gravação da voz do chefe do funcionário foi suficiente para produzir um deepfake convincente. Em outro caso, o executivo do Binance ficou surpreso quando começou a receber mensagens de agradecimento referente a uma reunião no Zoom da qual não participou. Com suas imagens disponíveis publicamente, os criminosos conseguiram reproduzir a técnica e utilizá-la com êxito em uma reunião on-line, falando em nome do executivo.

Nem sempre o roubo de dados corporativos é a pior ameaça que os deepfakes representam para as empresas. Às vezes, os riscos à reputação podem ter consequências muito graves. Imagine se for publicado um vídeo em que seu executivo (aparentemente) faz declarações polarizadas sobre questões delicadas. No caso de grandes corporações, isso pode causar um colapso imediato nos preços de ações. Porém, apesar do fato de que os riscos de uma ameaça desse tipo sejam extremamente altos, a chance de você sofrer um ataque dessa maneira continua sendo extremamente baixa por causa do custo de criação dessas mentiras e do fato de que poucos golpistas são capazes de criar deepfakes de alta qualidade”, comenta Fabio Assolini, diretor da Equipe Global de Pesquisa e Análise para a América Latina da Kaspersky.

Para se proteger de ameaças relacionadas a esses golpes, a Kaspersky recomenda: 
  • Verifique as práticas de cibersegurança em vigor em sua organização, não apenas na forma de software, mas também em termos das habilidades de TI desenvolvidas. Use o Kaspersky Threat Intelligence para estar na vanguarda do atual cenário de ameaças.
  • Reforce o “firewall humano” de sua empresa: garanta que os funcionários entendam o que são deepfakes, como eles funcionam e os desafios que podem apresentar. Realize programas contínuos de conscientização e treinamento para ensinar os funcionários a identificá-las. Com o Kaspersky Automated Security Awareness Platform, os profissionais podem se atualizar sobre as ameaças mais recentes e melhorar seus níveis de domínio digital.
  • Consulte fontes de notícias de boa qualidade. A ignorância continua sendo um dos maiores fatores de proliferação de mentiras. É importante conhecer as principais características dos vídeos que devem ser observadas para evitar se tornar uma vítima: movimentos irregulares, alterações na iluminação de um quadro para outro, mudanças no tom da pele das pessoas, piscadas estranhas ou ausência de piscadas, lábios não sincronizados com a fala ou artefatos digitais na imagem.
O monitoramento contínuo de recursos da Dark Web proporciona insights valiosos sobre o segmento dos deepfakes, permitindo que os pesquisadores acompanhem as últimas tendências e atividades dos agentes de ameaças nesse espaço. O serviço Kaspersky Digital Footprint Intelligence inclui esse tipo de monitoramento para que seus clientes possam estar sempre à frente das ameaças relacionadas.

Saiba mais sobre esse tipo de golpe no blog da Kaspersky.

Sobre a Kaspersky
A Kaspersky é uma empresa global de cibersegurança e privacidade digital fundada em 1997. O seu profundo conhecimento do panorama de inteligência de ameaças e a sua experiência leva à criação contínua de soluções de segurança e serviços para proteger as empresas, infraestrutura críticas, Governos e consumidores por todo o mundo. O portfólio de segurança da empresa inclui a solução líder de proteção para endpoint e um vasto número de programas e serviços de segurança especializados – que incluem soluções de Ciberimunidade – que visam combater ameaças digitais mais sofisticadas e em permanente evolução. Atualmente, mais de 400 milhões de utilizadores estão protegidos pelas tecnologias da Kaspersky e a empresa ajuda cerca de 220.000 clientes corporativos a proteger o que lhes é mais importante.
Mais informações no site.

 
Link
Notícias Relacionadas »