26/05/2023 às 11h06min - Atualizada em 27/05/2023 às 04h00min

Especialista aponta como IA Generativa irá protagonizar a 5ª Revolução Industrial

Alinhamento de IA Generativa com automação devem criar as soluções que mais irão impulsionar e reinventar os negócios daqui para frente

SALA DA NOTÍCIA Luiz Valloto
http://www.certsys.com.br/
Apesar de ainda vivermos a chamada Indústria 4.0, muitos especialistas já começam a afirmar que estamos entrando no que podemos chamar de 5ª Revolução Industrial, um momento guiado pelos avanços em inteligência artificial (IA) e sua variante generativa (GenAI). Pensando no protagonismo dessa nova tecnologia, Narzio Rodrigues, Head de Hyperautomation & Customer Experience na consultoria de tecnologia e negócios, Certsys, indica uma tendência de aliança das GenAIs com a automação e o RPA (Robotic Process Automation), de forma a impulsionar e reinventar os negócios daqui pra frente.  

“A IA Generativa é, atualmente, a principal protagonista do cenário de mudança do mundo, quando falamos em tecnologia e negócios. Certamente, os avanços que estamos presenciando neste momento, serão parte de grandes transformações que veremos no mercado, em um contexto muito amplo”, comenta Narzio. Hoje temos organizações desenvolvendo soluções para facilitar o acesso de empresas menores e tantas outras desenvolvendo soluções personalizadas para que as IAs façam de tudo, tais como: a criação de textos, imagens, revisão de documentos, vídeos com propósitos variados de interação com pessoas, passando por soluções de relacionamento (como assistentes virtuais avançados) buscando principalmente impactar seus usuários e clientes.



O leque de possibilidades e aplicações é gigantesco, mas apesar de todas essas possibilidades, para o especialista, o potencial das GenAIs, é que irá torná-la essencial para os negócios de toda e qualquer empresa. “A proposta é que as IAs generativas colaborem com a construção de automações cada vez mais competentes, munidas de conjuntos de dados, se tornando capazes de simular uma reslução humana cada vez melhor, mais rápida e de forma simultânea em diversos processos”, explica ele.  

“Apenas para citar um exemplo, sabemos que o RPA (Robotic Process Automation) resolve sozinho muitos problemas, mas a possibilidade de integração com o ChatGPT, cuja capacidade de geração de linguagem natural é evidente, nos oferece uma automação de ponta a ponta muito mais robusta e inteligente.  Em uma experiência de assistentes virtuais para atendimento ao cliente, por exemplo, temos um ganho gigantesco no quesito personalização, eficiência, e consequentemente na melhoria da experiência do cliente como um todo.”, comenta Narzio.  

Como ferramenta tecnológica, as GenAIs levantam e analisam dados de forma rápida para alimentar os processos automatizados de maneira mais eficiente, e esse tipo de ferramenta é extremamente adaptável a diferentes cenários e propósitos. “Negócios de diferentes tipos poderão se beneficiar de transformações digitais cada vez mais velozes, completas e de implementação mais rápida e adaptável”, detalha o especialista. “Além disso, a autonomia dos robôs irá se expandir, permitindo que o potencial humano se dedique cada vez mais a tarefas criativas, de resolução de problemas e focadas no crescimento das organizações. Estamos falando aqui de um ganho de produtividade e eficiência, ou seja, tarefas que podem ser automatizadas deixarão de ser uma preocupação cotidiana.

Além disso, para o especialista, novas profissões irão surgir para atender a demandas muito mais complexas, e tantas outras ligadas ao gerenciamento e análise de tarefas, robôs e do aprendizado das próprias IAs. “Estamos diante de uma peça fundamental do futuro tecnológico. Tudo irá girar em torno das IAs generativas, e elas nos levarão a um novo patamar de manipulação de dados e tomadas de decisão. O que estamos vendo é só o começo”, finaliza. 

Mercado atual 

Segundo a Salesforce, 57% dos líderes seniores de TI acham que a GenAI é um ponto de virada na realidade de negócios e tecnologia. Não é à toa que a Microsoft revelou que investirá US$ 10 bilhões por uma participação na OpenAI e o Google já investiu quase US$ 400 milhões na Anthropic. Organizações de todos os tipos de tamanhos não param de se focar em IAs generativas, e os resultados já são visíveis em muitas instâncias.

“As mudanças já estão acontecendo”, comenta Narzio. O mundo inteiro tem seus olhos voltados a IA Generativa. A União Europeia (UE) já criou e continua a investir em legislações voltadas a desenvolvedores de IAs envolvendo direitos autorais. “O Brasil não fica para trás, pois já no começo de maio de 2023, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, apresentou um projeto de lei para instituir um marco legal da inteligência artificial, mostrando o interesse do nosso País em sair na frente com relação à tecnologia, não só em desenvolvimento.” 

Webinar "IA Generativa e Hiperautomação: criando jornadas inteligentes"

Em adição ao tema, no dia 1º de junho, às 10h (horário de Brasília), a Certsys apresentará um webinar sobre IA Generativa e Hiperautomação e como essa combinação tem ajudado negócios de diversos segmentos a criarem jornadas inteligentes, impactando positivamente a experiência do cliente e as operações. O evento será apresentado por Narzio Rodrigues, Head de Hyperautomation & CX, Ramon Cordeiro, Tech Manager de RPA & CoE Consultant e Lucas Fontana, Tech Lead de RPA. O evento é online e gratuito e as inscrições podem ser feitas através deste link.
 
Sobre a Certsys

A transformação digital deve ser contínua e baseada em pessoas para gerar resultados efetivos aos negócios. Essa é a premissa da Certsys, que há 16 anos atua como consultora e parceira de estratégia de negócios digitais de grandes empresas dos setores financeiro, governamental, securitário, varejista, industrial, entre outros. Para apoiar na evolução dos negócios das companhias, oferece um portfólio com soluções de parceiros internacionais, além de criações customizadas desenvolvidas por seu laboratório de inovação nas áreas de Hyperautomation, Data & Analytics, Cloud & Platform, Data Protection & Compliance, Digital Products & Squads e FP&S – Financial Products & Services. A Certsys atualmente emprega mais de 550 profissionais.  

Para saber mais visite: 
Certsys
Facebook
LinkedIn
Instagram
 
Link
Notícias Relacionadas »