22/11/2019 às 08h55min - Atualizada em 22/11/2019 às 10h12min

Plataforma inaugura nova era na gestão das compras públicas

Desenvolvida pela IBIZ, a Plataforma TRP (Tender Resource Planning) Essenciz permite uma gestão completa dos processos licitatórios pelas empresas que atuam, direta ou indiretamente, no mercado de compras governamentais

DINO
http://www.ibiz.com.br/


O setor de compras públicas, composto por empresas que vendem produtos e serviços para atender às demandas do governo, seja através de licitações ou por outras modalidades, acaba de ganhar sua mais completa plataforma digital. É a Plataforma TRP Essenciz, que conecta todos os elos dessa cadeia de negócios (governo, fornecedores e distribuidores), permitindo uma gestão mais aprimorada dos processos licitatórios e, consequentemente, mais negócios nesse âmbito.

O Essenciz foi criado pela IBIZ, referência nacional no desenvolvimento de soluções SaaS (Software as a Service) para o mercado de compras públicas e non retail privado. "Somos a única empresa no País com soluções completas, que conectam a cadeia de ponta a ponta, para esses mercados. Além de suprirmos as grandes necessidades desses setores, provocamos uma quebra nos seus paradigmas ao propormos um pensar diferente, revendo conceitos bastante arraigados nesse mercado", analisa Daniela Triñanes, Sócia-Diretora da IBIZ e responsável por Produtos e Novos Negócios.

"Temos dois grandes diferenciais: o desenvolvimento pioneiro de plataformas de captura e gestão da informação, e uma grande expertise sobre o funcionamento do mercado de compras públicas e suas particularidades. Isso nos garante o alicerce necessário para, apropriadamente, analisarmos o comportamento dos produtos e serviços através de nossa solução de inteligência de mercado, onde somente captação e entrega de dados pré-formatados não são suficientes. É preciso o tratamento e análise corretos e em profundidade das complexas e volumosas bases de dados públicas, conectando bases distintas de informações, sem as quais teríamos análises incompletas e distorcidas", afirma Daniela.

O Essenciz facilita o mapeamento, a visualização e a análise dos dados dos processos licitatórios, que contêm um grande volume de informações, de difícil gerenciamento por parte das empresas interessadas nas diferentes modalidades de compras públicas. Os departamentos comerciais e de licitações dessas empresas gastam muito tempo e força de trabalho para identificar dados capazes de gerenciar as operações ativas e as converter em oportunidades de negócios, gerando visibilidade de mercado - processos que o Essenciz otimiza consideravelmente.

Ganho de produtividade e agilidade para as empresas
"A plataforma transforma a forma das empresas fazerem negócios com o governo, tornando-as mais conectadas, ágeis e assertivas nas suas decisões", complementa Ulisses Gomes, Sócio-Fundador e CIO da IBIZ. O benefício não é apenas comercial, porém também social. Ao auxiliar as áreas comerciais das empresas a fazer negócios mais qualificados com o governo, o Essenciz acaba proporcionando melhores compras pelo setor público, o que se reverterá em produtos e serviços de melhor qualidade e em tempo mais adequado para a população atendida pelo governo. Como o Essenciz poderá ser utilizado multinacionalmente, esses benefícios serão estendidos para além das fronteiras brasileiras.

Inovador, customizável e user friendly, o Essenciz estimula a criação de uma comunidade coesa entre os agentes da cadeia, provendo indicadores e favorecendo a troca de informações nesse circuito. Entre suas várias outras funcionalidades, destacam-se: aderência (facilidade na criação de hábito de uso), workflow adaptável, com versionamento de processo, integração nativa com IBIZ Licita, gestão de timing de processos e suporte à auditoria e compliance. Assim, a plataforma cria um outro nível de Gestão do Mercado Público, mais integrada, estratégica e direcionada a resultados.

A demanda do mercado é tamanha que, antes mesmo do lançamento oficial, já havia uma fila de espera com cerca de 20 empresas aguardando o início de seus respectivos cronogramas de desenvolvimento para operar o Essenciz. "O mercado esperava ansiosamente por esta solução inovadora e disruptiva, que se adapta às necessidades de cada cliente para a gestão interna de todo o processo envolvido em vender ao governo. Podemos dizer que o Essenciz representa uma nova era na gestão das compras públicas", diz Daniela Triñanes.

Um histórico de inovação
Fundada em 1997, a IBIZ é uma empresa de soluções em Tecnologia da Informação com cerca de 40 colaboradores, locados na cidade de São Paulo, que tem crescido 60% ao ano nos últimos cinco anos, especialmente nas verticais de Projetos Especiais e Inteligência de Mercado. Ela iniciou as atividades com desenvolvimento de softwares sob demanda, como a primeira solução brasileira de correspondente bancário e sistemas de tráfego eletrônico de documentos entre participantes de cadeias de suprimentos, além de cartões de crédito e sistemas de hotelaria e reabastecimento contínuo de produtos nas gôndolas do varejo.

Nos anos 2000, evoluiu para outro modelo de negócio, o de sistemas empacotados no modelo SaaS, lançando o IBIZ Integra, uma solução de EDI Mercantil com tratamento dos dados trafegados. Desenvolveu uma solução de qualificação e localização de CPF e CNPJ e depois entrou na vertente de soluções para o mercado de compras públicas, fundamental para ela hoje, que culminou com o IBIZ Licita. O mapeamento e a análise profunda desse mercado proporcionaram a criação de soluções mais especializadas, que foram o IBIZ Inteligência de Mercado e o IBIZ Projetos Especiais, e, agora, de uma plataforma única e customizável de gestão integrada, que é o Essenciz.

As soluções IBIZ já avisaram mais de 52 milhões de oportunidades do mercado público para mais de 5.300 usuários em diferentes setores. Foram entregues ao mercado 1.844 projetos, para o Brasil e países latinos, em cerca de 30 segmentos. No setor de Medicamentos, a IBIZ conta com 13 clientes das 15 maiores empresas listadas pelo ranking da Forbes.

A IBIZ é criadora e responsável pelo In Club, importante rede de especialistas e profissionais do mercado de compras públicas no País. Sua proposta é integrar a extensa rede de empresas, prestadores de serviços e fornecedores que atuam direta e indiretamente no mercado de compras públicas, bem como fomentar a troca de informações, estimular as melhores práticas de negócio e aprimorar os processos de gestão específicos deste mercado, além da manutenção de um bom relacionamento na cadeia, com transparência e ética. Mais informações: www.IBIZ.com.br.



Website: http://www.ibiz.com.br/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual sua Rede Social Favorita?

47.2%
26.8%
16.3%
8.9%
0.8%