25/11/2019 às 16h39min - Atualizada em 25/11/2019 às 17h03min

Relevância da Gestão da Inovação em tempos de crise para a Economia Nacional

Gerenciamento da inovação refere-se, portanto, à manipulação de todas as etapas necessárias para “introduzir algo novo no mercado”, o que significa na prática criar ideias, desenvolver, priorizar e implementá-las, além de colocá-las em prática, por exemplo, lançando novos produtos, serviços ou introduzindo novos processos internos.

DINO
https://inocrowd.com
Inspiraçao, inovação aberta, inovação, innovation, open innovation


O Dicionário Michaelis da língua Portuguesa informa que inovação é oriunda do latim innovatio, definindo o termo como "Ato ou efeito de inovar". Por outro lado, o dicionário Merriam-Webster conceitua inovação como "introdução de algo novo", o que difere de apenas inventar alguma coisa, pois além de inventar um produto ou serviço, estes também precisam ser lançados ao mercado.

O Gerenciamento da Inovação leva em conta a manipulação das etapas necessárias para a introdução de alguma coisa nova no mercado", o que significa na prática criar ideias, desenvolver, priorizar e implantá-las, além de colocá-las em prática, a exemplo do lançamento de novos serviços, produtos ou a introduções de novos processos internos.

A importância da inovação em tempos de crise

A indústria Nacional tem-se ressentido da necessidade de reinventar. Pesquisa realizada pelo Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (IEDI), indicou que o Brasil tem sofrido a partir de meados dos anos 80 de um precoce processo de desindustrialização, estando no ranking das 30 maiores economias mundiais que apresentaram maior recuo industrial nos últimos 50 anos, sendo superado neste quesito apenas pelo Reino Unido e Austrália.

Conforme o IBGE, a participação da indústria de transformação chegou a 27,3% do PIB Nacional no auge do plano Cruzado em 1986, atingindo em 2018 o seu menor patamar histórico desde 1948 quando alcançou meros 11,30% do PIB.

Outro fator preocupante é o declínio do país no ranking da complexidade das exportações do M.I.T. devido à deterioração de nossa pauta exportada, com menor participação de produtos manufaturados e cada vez mais concentrada em produtos de baixo valor agregado como produtos minerais, vegetais e alimentos.

Anthony Ferrier em seu artigo "o Valor da inovação em tempos de crise" orienta as empresas a fornecer em cenário de crise um contexto estratégico, desenvolver respostas, comunicar-se com velocidade mais frequentemente e focar em inovação social.

Forneça um contexto estratégico

A realidade é que organizações estabelecidas e maduras estão cada vez mais enfrentando instabilidades à medida que novos concorrentes entram em seus mercados, a tecnologia impulsiona a concorrência e as necessidades dos clientes mudam.

Para os líderes em inovação , um momento de crise pode ser uma ameaça existencial aos seus esforços ou uma oportunidade real de criar valor e definir soluções para ajudar a organização a navegar efetivamente em mar revolto.

Ao lidar com uma crise, não faltarão demandas imediatas que a liderança em inovação precisa enfrentar. No entanto, quando apropriado, deve usar isso como uma oportunidade para educar os gestores da organização sobre as mudanças mais amplas nos negócios e na sociedade que possam ter contribuído para o cenário atual.

O processo educacional pode ser amplamente implementado para que toda a organização e até parceiros externos se atualizem rapidamente com o ambiente em mudança que contribuiu para a atual situação de crise. Obviamente, apenas educar um público mais amplo não é suficiente e precisa ser associado a ações que apontam para uma resolução sendo desenvolvida ao longo do tempo.

Desenvolver Respostas

Os profissionais de inovação devem ter uma variedade de canais, abordagens e pessoas para obter e desenvolver novas ideias. Esses recursos devem ser direcionados a fontes de ideias que resolvam a situação imediata e/ou posicionam as organizações de maneira mais positiva para enfrentar futuras crises por mudanças disruptivas.

Os líderes da inovação também devem examinar seu canal de informações de ideias existentes e reavaliar no contexto da crise. Dada a pressão de um ambiente de crise, geralmente é melhor se concentrar em vitórias rápidas, como forma de fornecer uma resposta imediata.

Henry Chesbrough e Andrew Garman (2009) apresentam cinco movimentos diferentes de como as empresas podem se beneficiar da inovação aberta em uma recessão econômica em que a disponibilidade de caixa para projetos de inovação é estritamente limitada. Esses movimentos enfatizam os benefícios da inovação aberta de dentro para fora, que se refere aos processos pelos quais uma empresa coloca alguns projetos ou ativos de inovação fora de seus limites corporativos.

Segundo Soraya Gadit , CEO & Founder, a Inocrowd é uma plataforma de inovação aberta, que liga investigadores do mundo inteiro, com organizações que necessitam inovar. Neste momento possui 1,6 milhões de Solvers, foi desenvolvida com inteligência artificial, Blockchain e Machine Learning e tem conseguido resolver desafios de inovação que vão desde a área de transportes, mobilidade urbana, economia circular, saúde, química, indústria automotiva, aeronáutica, aeroespacial, entre outras áreas com taxa de sucesso de 95%.

O Prof. Diercio Ferreira, Business Manager da Inocrowd, alerta que em ambientes organizacionais voláteis e altamente disruptivos a inovação aberta surge como uma forte alternativa para geração de valor para as organizações, redução do tempo de resposta para acesso a mercado e minimização dos riscos inerentes à inovação.

Comunique-se logo e frequentemente

Durante os períodos de crise, ou logo após, a liderança corporativa deverá enviar mensagens positivas para ajudar a compensar o clima negativo que pode ter se abatido e espalhado por toda a organização.

Tempo e o tom nessa situação são tudo. Enviar mensagens sobre comportamentos inovadores e resultados positivos pode ser uma ótima maneira de ajudar a redefinir a mensagem de crise em torno de uma organização, especialmente quando o calor inicial da crise arrefeceu. É importante observar que esses esforços de comunicação devem se estender ao público interno e externo.

Foco na inovação social

Isso pode ser estendido ao desenvolvimento de uma missão social no coração da organização, em torno da qual todas as funções e processos devem se alinhar. Saindo de uma crise, uma organização pode considerar como agregam valor à sociedade e evitam situações de crise no futuro.

Sintam-se à vontade para contatar a Inocrowd caso queira debater a posição de seus programas de inovação em cenário de crise.



Website: https://inocrowd.com
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual sua Rede Social Favorita?

47.2%
26.8%
16.3%
8.9%
0.8%