27/05/2023 às 08h07min - Atualizada em 28/05/2023 às 00h00min

Com previsão de alta da safra, colheita do café 2023 começa em SP com degustação

Cafeicultores podem inscrever suas amostras para o Concurso “Qualidade e Sustentabilidade Café de São Paulo”, promovido pelo Governo de SP

SALA DA NOTÍCIA Governo do Estado de São Paulo
https://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/__trashed-4/
DownloadGoverno do Estado de São Paulo
A última colheita rendeu lotes de alto padrão de qualidade

O alto volume de chuvas registrado no início do ano tem animado os produtores de cafés do estado em relação à atual safra. De acordo com previsão do Instituto de Economia Agrícola, é prevista uma colheita de 4,8 milhões de sacas (mais de 290 mil toneladas do produto) na safra 2022/2023, alta de 9,2% em relação à safra de 2021/2022.

Também foi observada uma expansão de quase 10% na estimativa da produtividade média do estado.

E para marcar o início da colheita do café em 2023, o Instituto Biológico (IB), órgão ligado à Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de SP, realiza neste sábado a 16ª edição do Sabor da Colheita.

A festa ocorre no maior cafezal urbano do mundo, na sede do IB, na Vila Mariana, zona sul da capital. O evento é uma homenagem da pasta à essa importante cultura de São Paulo e de todo o país. O público pode passar por uma experiência imersiva, que vai da colheita dos frutos maduros no cafezal até a degustação dos melhores cafés do país.

DownloadGoverno do Estado de São Paulo
O cafezal é aberto ao público que deseja conhecer de perto uma plantação de café e sua história

“A pessoa vai saber como é feito lá na roça: desde a colheita, passa na despolpadeira, que é a máquina que tira o grão do café, e conhece como é que se faz a seca do grão. Então é vivenciar um pouco como é essa vida lá lavoura até chegar na nossa xícara, saber o tanto de coisa que tem por trás”, afirma Ana Eugênia de Carvalho Campos, diretora geral do Instituto Biológico.

Além da vivência em uma lavoura, o público poderá, além de colher, também provar o café produzido no estado. “Nossos pés de café estão cheios de grãos para serem colhidos. Então a ideia é trazer a comunidade, conhecer o que a gente faz, o que é a cultura do café no nosso estado e, claro, tomar um cafezinho com a gente”, convida a diretora.

Serviço

SABOR DA COLHEITA 2023

Data: 27/05/2023
Horário: 9h às 12h
Local: Instituto Biológico
Endereço: Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 1252 – Vila Mariana

O post Com previsão de alta da safra, colheita do café 2023 começa em SP com degustação apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.



Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br
Link
Notícias Relacionadas »