26/05/2023 às 19h19min - Atualizada em 28/05/2023 às 00h00min

Mais da metade dos brasileiros defendem alimentos à base de plantas, aponta pesquisa realizada pela Ipsos

Saúde é apontada como principal motivador (82%), seguida da preocupação com meio ambiente (49%). Estudo reforça tendência de mercado e oportunidade para empresas.

SALA DA NOTÍCIA Valle da Mídia
Mais de dois terços das pessoas no Brasil são favoráveis à alimentação à base de plantas, caracterizada pela alta ingestão de alimentos de origem vegetal, aponta pesquisa realizada pela Ipsos para o programa EscolhaVeg. O estudo constatou que 68% são favoráveis a alimentos à base de plantas (origem 100% vegetal). Mostra ainda que 47% das pessoas entrevistadas já consomem regularmente alimentos plant-based. Saúde (82%), preocupação com o meio ambiente (49%) e sabor (48%) aparecem como os principais motivadores deste consumo.

Com o objetivo de identificar o perfil de consumo de proteínas vegetais e a percepção da população brasileira sobre alimentos à base de plantas, a pesquisa traz dados que reforçam o potencial de crescimento do mercado plant-based no Brasil. Além do crescente interesse das pessoas nesse tipo de alimentação, os dados evidenciam a preocupação da população com o meio ambiente e a busca por empresas que compartilhem desses valores.


Os resultados da pesquisa mostram que 74% das pessoas entrevistadas acreditam que empresas que oferecem produtos à base de plantas contribuem para um mundo mais sustentável. Além disso, 69% dos respondentes preferem frequentar estabelecimentos que se comprometem com a redução do impacto ambiental.

Para Julia Seibel, gerente de Parcerias Corporativas do EscolhaVeg, programa da Mercy For Animals no Brasil (MFA), a pesquisa apresenta oportunidades para as empresas. “O destaque para a preocupação com a saúde e com o meio ambiente sugere que o padrão de consumo plant-based atende também a critérios do ESG (ambiental, social e governança). Este consumo representa um indicador positivo e importante para empresas que adotam práticas sustentáveis e socialmente responsáveis em suas operações”, analisa.

A executiva conta que há diversas possibilidades para empresas trabalharem com alimentos à base de plantas. "A oferta é ampla e vai desde o desenvolvimento de pratos com alimentos in natura, priorizando uma alimentação mais natural, até o investimento em análogos que recriam a experiência de produtos de origem animal, trazendo sabor, textura e aroma", afirma Julia.

Na mão inversa do potencial de crescimento, 78% das pessoas entrevistadas indicaram o preço como principal obstáculo no consumo plant-based fora de casa. Quase dois terços (63%) apontaram a disponibilidade destes produtos como barreira para expansão do consumo.

“O Brasil conta com uma infinidade de matérias-primas que podem ser utilizadas como ingredientes para o mercado plant-based, e isso permite diferentes combinações e técnicas culinárias que podem resultar em pratos inclusive mais acessíveis do que as opções ditas convencionais", argumenta Julia. “O nosso trabalho é auxiliar as redes a entenderem quais opções se adequam melhor aos seus perfis e, ao mesmo tempo, atender a demanda do consumidor por preço acessível, saúde e sabor”, complementa a executiva.

Para a conclusão da pesquisa, foram feitas 1.001 entrevistas por meio da plataforma Ipsos.Digital, com representatividade da população brasileira: abrangência nacional, pessoas entrevistadas acima de 18 anos e das classes ABCDE, entre janeiro e fevereiro deste ano. A margem de erro da pesquisa é de 3,1 p.p.

Sobre o EscolhaVeg
O programa EscolhaVeg, operado pela ONG Mercy For Animals no Brasil (MFA), oferece suporte gratuito ao food service na inclusão e promoção de opções plant-based em seus cardápios e estabelecimentos. A iniciativa visa promover um sistema alimentar mais inclusivo, saudável e sustentável e oferece auxílio na elaboração de alternativas à base de plantas, capacitação teórica e prática, criação de materiais educativos e informativos, bem como suporte na divulgação.

Sobre a Ipsos
A Ipsos é uma empresa de pesquisa de mercado independente, presente em 90 mercados. A companhia, que tem globalmente mais de 5.000 clientes e 18.130 colaboradores, entrega dados e análises sobre pessoas, mercados, marcas e sociedades para facilitar a tomada de decisão das empresas e das organizações. Maior empresa de pesquisa eleitoral do mundo, a Ipsos atua ainda nas áreas de marketing, comunicação, mídia, customer experience, engajamento de colaboradores e opinião pública. Os pesquisadores da Ipsos avaliam o potencial do mercado e interpretam as tendências. Desenvolvem e constroem marcas, ajudam os clientes a construírem relacionamento de longo prazo com seus parceiros, testam publicidade e medem a opinião pública ao redor do mundo.
 
Link
Notícias Relacionadas »