26/05/2023 às 18h46min - Atualizada em 28/05/2023 às 00h00min

12,2 milhões de brasileiros poderão ter miopia até 2040: Como sei que estou preparado para a cirurgia?

A informação é de um levantamento realizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS)

SALA DA NOTÍCIA Josué de Castro
GETTY IMAGES.

Uma projeção divulgada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) mostrou que, até 2050, é possível que metade da população global tenha miopia. No Brasil, entre 2020 e 2040, a quantidade de brasileiros com a condição pode aumentar de 6,6 milhões para 12,2 milhões. Se você se enquadra na estatística, pode ter considerado buscar soluções para o problema — e especialistas em cirurgia refrativa no RJ podem te ajudar. 

O que é miopia?

Trata-se de um erro de refração que impede ou dificulta que pessoas enxerguem com clareza objetos distantes. Ela ocorre quando a luz que entra nos olhos é focalizada incorretamente por conta de problemas como um globo ocular muito longo ou uma córnea extremamente curva.

Além de enxergar “embaçados” objetos que estejam à distância, quem sofre com a miopia pode esfregar os olhos constantemente, bem como sentir dores de cabeça constantes e apresentar sensibilidade à luz.

A condição pode se desenvolver por fatores genéticos e ambientais, como passar muito tempo lendo ou em frente a telas. Além disso, negligenciar seu tratamento pode fazer com que seus sintomas piorem. 

Tratamentos para miopia

O tratamento mais comum para a miopia é o uso de óculos e lentes de contato conforme prescrição de um oftalmologista. As lentes corretivas auxiliam o foco da luz de forma correta na retina, o que garante que quem sofre com a condição enxergue melhor. 

No entanto, em alguns casos graves ou específicos, as lentes não são capazes de corrigir o problema de forma satisfatória. Em contrapartida, outras pessoas desejam se livrar da dependência de óculos e lentes de contato. Logo, existe a cirurgia refrativa. 

Como é a cirurgia de miopia?

O procedimento pode ser feito de diversas maneiras. Frequentemente, ele envolve a remodelação de uma camada da córnea para melhorar a refração da luz que entra nos olhos. 

PRK (ceratectomia fotorrefrativa) e LASIK (que pode ser traduzida para “ceratomileuse assistida por laser”) são algumas das técnicas disponíveis. 

No caso da PRK, o local da cirurgia é anestesiado com colírio e, caso esteja nervoso, o paciente também poderá ser submetido a um sedativo leve. Na sequência, os olhos são imobilizados por um equipamento médico chamado espéculo ocular.

Em seguida, o cirurgião deverá remover a camada superior da córnea (epitélio) e remodelar o restante com um laser. Posteriormente, a camada superficial se regenera e volta ao lugar.

Quem opta pela LASIK tem sua camada epitelial removida, a córnea remodelada e o epitélio recolocado. O processo dura cerca de 10 minutos. 

Como sei que estou preparado para a cirurgia de miopia? 

Apesar de simples, a cirurgia refrativa possui uma série de indicações que devem ser respeitadas, não sendo uma opção viável em todos os casos. 

Ela é indicada quando o paciente:

  • Tem mais de 18 anos;
  • Teve estabilidade refrativa (o mesmo grau de miopia) por um ano ou mais;
  • Tem córneas saudáveis;
  • Não tem outras doenças oculares;
  • Tem uma boa saúde geral.

Pacientes com casos de instabilidade refrativa, condições que dificultam a cicatrização e histórico de doenças e problemas oculares não são candidatos ao procedimento.

Quais cuidados devo ter no pós-cirurgia? 

Especialistas em cirurgia refrativa asseguram que, após o procedimento, a visão pode se recuperar em até 90% nos primeiros 15 dias. 

Para isso, alguns cuidados devem ser tomados, como:

  • Evitar coçar e levar as mãos aos olhos;
  • Ministrar os colírios prescritos nos horários e com as medidas corretas;
  • Interromper o uso de maquiagens, extensões de cílios e outros possíveis agentes irritantes durante o período de recuperação;
  • Usar óculos escuros para preservar a visão;
  • Comparecer às consultas de acompanhamento.

As recomendações de oftalmologistas também incluem moderação na prática de exercícios físicos e em atividades que requeiram concentração ininterrupta, como dirigir. 

No entanto, o esforço vale a pena: dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) apontam que a cirurgia refrativa apresenta taxas de sucesso de até 98%. 

Portanto, se você acredita estar apto ao procedimento, consulte um especialista em cirurgia refrativa no RJ para tirar todas as suas dúvidas e se permitir ter uma melhor qualidade de visão e vida.


 
Link
Notícias Relacionadas »