29/05/2023 às 15h28min - Atualizada em 29/05/2023 às 16h00min

TecBan amplia inovação em novas plataformas e é selecionada para o Projeto Piloto do Real Digital

Companhia se uniu a 10 instituições para desenvolver um case para uso da Cédula de Produto Rural (CPR) tokenizado na infraestrutura do Real Digital, que prevê a concessão de crédito na região da Amazônia

SALA DA NOTÍCIA Karina Oliveira Landi

São Paulo, 29 de maio de 2023 – A partir de junho, o Banco Central (BC) dá início ao Piloto do Real Digital que testará iniciativas de diversas instituições e prestadores de serviços financeiros, que se inscreveram para participar da nova fase de desenvolvimento da moeda digital do País. A TecBan, empresa de soluções que integram o físico e o digital e gera eficiência para o ecossistema financeiro, teve a proposta selecionada, junto com o Banco da Amazônia (BASA), além deles, outras 13 instituições estarão no projeto piloto. A empresa desenvolverá o uso da Cédula de Produto Rural (CPR) tokenizado na infraestrutura do Real Digital. A iniciativa consiste na concessão de crédito agrícola para empresas na região da Amazônia com práticas de ESG.

 

Ao lado da TecBan e do BASA, outras dez empresas de tecnologia compõe o grupo que está empenhado em contribuir com a frente de segurança cibernética e bancos. Juntos, eles vão avaliar a usabilidade e a conveniência da moeda digital para os consumidores. Essa colaboração multidisciplinar pode acelerar o desenvolvimento e a implementação bem-sucedida do Real Digital, tornando-o mais eficiente e seguro para todos os envolvidos no sistema financeiro. Fazem parte do projeto as seguintes parceiras: Pinbank Brasil, Dinamo Networks Serviços, Cresol Confederação, Banco Arbi, Ntokens, Clear Sale, Foxbit, Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPQD), AWS e Parfin Pagamentos. 

 

“Nosso objetivo é reunir diferentes perspectivas e experiências para colaborar no desenvolvimento e aprimoramento de soluções para o piloto do Real Digital do Banco Central do Brasil. Assim, poderemos compartilhar com o BC diversos feedbacks de diferentes segmentos e ele terá uma visão mais ampla das demandas e necessidades do mercado. A ideia é identificar e solucionar problemas potenciais na implementação da moeda digital”, explica Tiago Aguiar, superintendente de Novas Plataformas da TecBan.

 

Projeto Piloto TecBan e BASA: como vai funcionar?

 

O Brasil tem feito esforços significativos para promover o desenvolvimento socioeconômico sustentável da região amazônica, através do FNO (Fundo Constitucional de Financiamento do Norte), administrado pelo Banco da Amazônia. Com capilaridade e canais de distribuição, o BASA agora vê a demanda por projetos qualificados para superar a oferta de recursos do FNO.

 

Simultaneamente, o mercado financeiro tem uma procura crescente por projetos alinhados com critérios ambientais, sociais e de governança (ESG). Deste modo, abre-se uma oportunidade inédita para que o mercado financeiro possa potencializar a capacidade do Banco da Amazônia, atuando como um catalisador de finanças sustentáveis na Amazônia.

 

De acordo com Aguiar, dentre os principais desafios está a identificação de um instrumento financeiro conciliável com as diretrizes do Fundo e com a realidade econômica brasileira. Este título deve ser compatível com três protocolos que favoreçam a negociação secundária, assegurando, ao mesmo tempo, a confiabilidade das informações financeiras e socioambientais e a proteção da privacidade dos participantes.

 

Desta maneira, a solução proposta pelo grupo de trabalho da TecBan passa pela utilização da Cédula de Produto Rural (CPR) tokenizado na infraestrutura do Real Digital. A CPR apresenta características que facilitam o registro eletrônico e a padronização. Vale destacar que, existe uma sobreposição considerável entre as atividades financiadas pelo Fundo do Banco e as atividades passíveis de registro de CPR – em especial a CPR Verde. Ao unir o conhecimento dos seus clientes com a demanda real por investimento na região, o BASA pode capitalizar a familiaridade do mercado financeiro com a CPR através da intermediação ou oferta de negociação no mercado secundário. O Sistema Real Digital emerge como uma plataforma ideal para o registro primário de títulos ricos em informações. E ao permitir a liquidação de forma mais eficiente e confiável, a circulação da CPR no mercado secundário é facilitada. A tokenização representa assim uma oportunidade de integrar práticas e dados ESG, ampliando o acesso a financiamento para projetos sustentáveis aos investidores.

 

Sobre Novas Plataformas da TecBan

Há 40 anos, a TecBan desenvolve soluções tecnológicas que contribuem para a convergência físico-digital, tornando o ecossistema financeiro do Brasil cada vez mais eficiente. Na última década, a empresa investiu mais de R$ 4 bilhões para garantir a inclusão financeira de todas as classes sociais, em todas as regiões do país. Desde 2018, a companhia conta com uma frente de Novas Plataformas, responsável por criar modelos de negócio e desenvolver produtos e soluções de inovação digital. 

O portfólio de Novas Plataformas engloba o HubDigital, criado em 2019 para conectar de forma simples e ágil bancos digitais e fintechs ao Banco24Horas; o Saque Digital, que viabiliza transações de saque via QR Code e via token para desbancarizados ou de acordo com alguma necessidade momentânea; a solução para Sacar no Comércio, com a qual as pessoas podem retirar dinheiro diretamente nos estabelecimentos comerciais parceiros e a plataforma de Open Banking e Open Insurance, desenvolvida para viabilizar e acelerar a adesão eficiente das instituições financeiras e o mercado de seguros ao ecossistema Open Finance. 

Para conhecer mais, acesse o site da TecBan ou visite nossas redes sociais.  

Atendimento à imprensa TecBan: [email protected] 

Diego Casarotti – (11) 94469-5248 Eloisa Rangel – (11) 98886-5318
Karina Landi – (11) 9681-1603


Link
Notícias Relacionadas »