29/05/2023 às 14h43min - Atualizada em 29/05/2023 às 16h00min

O que você precisa saber antes de contratar um consultor de segurança?

SALA DA NOTÍCIA Thayna Franzo
Luiz Valter Blota Neto (*)

O papel do consultor de segurança (Security Advisor) ganhou notoriedade, grande parte, por cenário de Ciberameaças que estão em constante evolução, mas também por sua natureza colaborativa, criando uma onda de inovação em diferentes indústrias.


Vemos que a cada ano, novas formas de ataques cibernéticos são criadas e, por isso, as organizações vêem recorrendo a empresas especializadas, para terceirizar sua segurança, buscando melhorar sua gestão para que seu negócio se mantenha protegido e contínuo. Para isso, é importante escolher não só organizações que entendam sua empresa, mas que tenham alguém que seja mais que um interlocutor entre o cliente e o prestador de serviços, que consiga analisar e ir além das questões de segurança, para entender como as soluções disponíveis podem ajudar seus negócios a avançar.

O trabalho do Security Advisor deve ser permeado pela seguinte pergunta: Qual problema estou ajudando a resolver? O profissional precisa ser proativo, conhecer o mercado e principalmente ter a confiança do cliente. De modo que, sua maior qualidade seja sua credibilidade, presença na operação do cliente ajudando a compor seu ambiente de segurança da melhor forma e buscar avanços em outros setores.

O que considerar ao escolher um Advisor?

Ao pensar em contratar um consultor, é preciso procurar um profissional que tenha conhecimento dos princípios de segurança, gerenciamento de riscos, avaliação de ameaças e estratégias de mitigação. Uma boa dica é buscar recomendações de fontes confiáveis, onde o profissional tenha de bagagem projetos de sucesso e um bom retorno.

Além disso, encontrar um Advisor que tenha experiência no setor específico da sua empresa é, de fato, um aliado. Alguém que entenda as necessidades de seu negócio pode fornecer orientações e percepções certeiras. Deve ser hábil, flexível e adaptável ao resolver problemas, criando estratégias e lidando com possíveis ameaças. Avaliar a capacidade colaborativa com a equipe e com as partes interessadas é fundamental, uma vez que as medidas de segurança exigem coordenação entre vários departamentos.

Outro quesito importante é verificar se o profissional se mantém atualizado nas leis, regulamentos e padrões do setor pertinentes à segurança e privacidade. Garantindo que sua empresa esteja em conformidade com o Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR), certificações como a Certified Protection Professional (CPP), a Certified Information Systems Security Professional (CISSP) ou certificações relevantes específicas do setor. Assim, evitando, não apenas, repercussões legais e financeiras, mas também aumentando a confiança para com o cliente.

Como o advisor pode ajudar meu negócio?

O consultor de segurança pode proporcionar uma assistência valiosa à sua empresa de várias maneiras, como avaliar os riscos de segurança da organização, analisando ativos físicos, infraestrutura de TI e processos para identificar quais os pontos principais de preocupação para desenvolver a estratégia de segurança ideal. Ao se basear nas análises de risco, o profissional pode criar uma estratégia personalizada que irá abordar os riscos e alinhar com os objetivos comerciais do seu negócio.

Além disso, são aliados valiosos quando o assunto é se manter informado sobre possíveis ameaças e tendências de segurança, podendo contribuir com insights e ajudar na implementação de sistemas de monitoramento, recomendando melhorias ou atualizações apropriadas. Com uma postura proativa, os advisors ajudam a reduzir os riscos, de modo a minimizar o impacto de possíveis invasões que interfiram na segurança e auxiliar na avaliação de fornecedores, para atingir a máxima efetividade.

A presença do consultor de segurança pode contribuir para conscientizar os funcionários de um modo geral. Ao oferecer programas de treinamento que instruam a equipe acerca de riscos de segurança, proteção de dados e práticas online seguras, cria-se uma cultura de conscientização de segurança em toda a organização.

Ainda se houver um incidente de segurança, o profissional pode ajudar a empresa na realização de uma análise pós-incidente e absorber lições aprendidas. Assim, conseguem refinar estratégias de segurança, atualizar as políticas e procedimentos para implementar novas medidas para evitar futuros incidentes semelhantes. A segurança é um processo contínuo, então apesar de momentos de crise, o consultor de segurança garante que as medidas protetivas permaneçam eficazes e atualizadas após identificar quaisquer lacunas e recomendar melhorias necessárias.

Lembre-se de que a segurança é um processo contínuo, e ter um consultor de segurança pode oferecer suporte, orientação e conhecimento contínuo que fortaleça a segurança de sua empresa. É preciso definir e estabelecer uma base que garantirá o sucesso do projeto, junto ao profissional que cuidará da operação. A instituição é responsável por gerir o risco do negócio, já que é quem melhor conhece suas próprias limitações, mas com um trabalho em conjunto com o advisor, irá elevar o nível de maturidade da segurança e confiança corporativa.

(*) Luiz Valter Blota Neto é Head de vendas de cyber na Stefanini Rafael, empresa do Grupo Stefanini focada em cibersegurança.

 
Link
Notícias Relacionadas »