29/05/2023 às 20h09min - Atualizada em 30/05/2023 às 00h00min

Dra Renata Lameira fala sobre a importância do pré-natal odontológico para grávidas e tentantes

Check-up odontológico preventivo ajuda na gestação saudável

SALA DA NOTÍCIA Deborah Goi
Bradart Comunicação
Alle Vidal
Cuidar da saúde na gravidez é fundamental, e o mais conhecido protocolo de cuidados que todos conhecem é o tradicional pré-natal médico.  Mas, o que muitas futuras mamães não sabem é que a saúde bucal também pode comprometer a saúde do bebê, por isso o pré-natal odontológico deve estar presente na rotina de cuidados da gestante.

De acordo com a Dra Renata Lameira, dentista e gestora da clínica CORB – Centro Odontológico Rio Branco, as doenças bucais podem aumentar o risco de complicações na gravidez e influenciar no nascimento do bebê, causando seu baixo peso ou até mesmo um parto prematuro, e diante disso, é preciso conscientizar da vital relevância de se fazer um pré-natal odontológico junto a rotinas de cuidados antes e durante a gestação.


Ela explica que durante a gravidez, o organismo da mulher passa por um conjunto de alterações hormonais que modificam a textura da gengiva, ficando mais propensa a inflamação e consequentemente ao sangramento, aumentando os riscos da gestante desenvolver doenças bucais, como a doença periodontal, capaz de impactar a saúde do recém-nascido.

Segundo a dentista, com a realização do Pré-natal odontológico, o acompanhamento frequente e especializado da saúde bucal da mãe, contribui não só para sua saúde como para a de seu filho, e sua periodicidade dependerá da necessidade de cada mãe, mas, o recomendável é no mínimo um acompanhamento trimestral, com consultas que promovam mais saúde, transparência e segurança na gestação.

A doutora explica que o tratamento é feito de forma segura com check-up preventivo digital que ajuda a identificar danos aos dentes, boca e gengiva, atuando de forma preventiva para evitar futuras dores e tratamentos prolongados. A especialista ainda dá toda orientação de procedimentos de rotina sobre a forma correta de higienizar a boca, orientando quanto às particularidades do primeiro trimestre, onde a ocorrência de vômitos é mais frequente.

O check-up ainda apresenta um plano de acompanhamento da gestante, com orientações e particularidades de higiene no segundo semestre, além de orientações para os cuidados da saúde bucal do bebê.

Procurada por muitas gestantes que estão no início da gestação, Renata Lameira, que também é mãe, tem todo cuidado e carinho com suas pacientes grávidas, sendo bastante solicitada para cuidar da saúde bucal das mulheres nesta jornada.

“Prevenir e cuidar é a melhor forma de passar por uma gestação tranquila, por isso, meu desejo é trazer essa consciência a todas as mulheres, para que não deixem de lado a saúde bucal, priorizando sempre em fazer um pré-natal completo, para não ter nenhum imprevisto ao longo da gestação”, conta.
Instagram: @clinicacorb

Conheça mais sobre a CORB através do sitehttps://clinicacorb.com.br/
 
Link
Notícias Relacionadas »