30/05/2023 às 17h25min - Atualizada em 30/05/2023 às 20h00min

Startup de SecTech traz plataforma digital para melhorar a segurança do setor logístico

Plataforma SafeCompany oferece pacote completo de recursos para combater o roubo de cargas na origem e ampliar a segurança e controle que empresários têm sobre seus negócios.

SALA DA NOTÍCIA Caroline Brito
Com o objetivo de fornecer uma plataforma digital inovadora voltada para empresas de médio porte que buscam soluções de segurança inteligentes e acessíveis para suas operações, a SafeCompany –  joint venture entre a Avantia - uma das empresas líderes em segurança eletrônica no Brasil, e a ICTS Security - consultoria especializada na estruturação e gestão de segurança empresarial – nasce para atender diversos segmentos, dentre eles, o setor de logística brasileiro, que, atualmente, é um dos mais concorridos no cenário nacional, em especial, por conta do período pós-pandêmico em que as entregas chegaram a movimentar mais de R$ 300 bilhões, segundo dados da Associação Nacional de Cargas e Logística. A nova companhia tem como objetivo central integrar os modelos de segurança patrimonial, ocupacional e cibersegurança, com modernas ferramentas de inteligência, compliance, produtividade e gestão, a fim de proteger para gerar melhores resultados.

Para cumprir tais objetivos, segundo Maurício Ciaccio – sócio da Avantia e CSO da SafeCompany – a SecTech faz uso da infraestrutura de câmeras e alarmes já existentes nas empresas, e adiciona uma camada de monitoramento proativo e automatizado, baseado em Inteligência Artificial, capaz de interpretar em tempo real os eventos de risco capturados nas imagens. Isso permite a detecção e resposta rápida a potenciais ameaças, irregularidades e comportamentos suspeitos ou inseguros nos ambientes da empresa, tais como tentativas de invasão, atos de violência, acesso indevido em áreas restritas, obstrução de equipamentos de combate a incêndio e até mesmo a falta de uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

Com o aumento dos fretes, as empresas do segmento logístico acabam acumulando altos valores em seus centros de distribuição e veículos. São milhares de produtos transportados diariamente, e isso exige do empresário maior atenção sobre a segurança e controles da sua operação”, revela Ciaccio.

Para o executivo da SafeCompany, a plataforma vai levar para as empresas de médio porte um pacote de metodologias e recursos avançados de segurança e controle, que até hoje estavam restritos apenas às grandes companhias: “Nossa solução coloca à disposição dos gestores todo o potencial da visão computacional, que usa as imagens de CFTV para detectar irregularidades e ameaças em tempo real, e automatizar controles sobre a operação, como a supervisão da entrada/saída de veículos e o processo de carga e descarga de caminhões. E traz também um modelo de registro ágil de eventos - novos riscos, ações preventivas, não conformidades e ocorrências, realizado inclusive pelo celular, que otimiza o tempo e recursos da organização e estabelece uma abordagem proativa e dinâmica para a gestão dos riscos empresariais.”.
Num setor fortemente impactado pelo roubo de cargas, que segundo pesquisa divulgada pela Associação Nacional de Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística), cresceu 1,7% em 2021, com mais de 14 mil ocorrências e prejuízos na ordem de R$ 1,27 bilhão para as empresas de transportes, a plataforma SafeCompany oferece recursos que prometem combater o problema em sua origem: dentro da própria empresa.

Para dissuadir conluios, evitar o vazamento de informações e o descumprimento de procedimentos e controles, a SafeCompany conta com ferramentas avançadas para análises de background check e do perfil ético de profissionais, bem como para a realização de diligências sobre o ecossistema de terceiros e prestadores de serviço da organização e controle de seus contratos, licenças e certificados.”, relata Ciaccio.

Um canal on-line para reporte de irregularidades e desvios de comportamento de forma anônima, uma camada de cibersegurança para detecção de vulnerabilidades nos ambientes de TI da empresa e proteção de seus dados sensíveis, e ainda, um aplicativo para acompanhamento de colaboradores que atuam em áreas ou atividades de risco, completam o conjunto de recursos da plataforma que suportam o combate ao roubo de cargas.

“Por meio de um software sofisticado em nuvem, a SafeCompany aporta um pacote completo de funcionalidades que vão muito além da integração dos sistemas tradicionais de segurança, trazendo para a palma da mão dos empresários um panorama completo sobre o nível de proteção de seus negócios e focos de atuação.”, finaliza Ciaccio.

Mais informações sobre a SafeCompany, acesse: www.safecompany.com.br

 
Link
Notícias Relacionadas »