30/05/2023 às 16h00min - Atualizada em 30/05/2023 às 20h00min

Projeto itinerante leva realidade virtual para escolas públicas em dez cidades brasileiras

Com passagem pelo interior de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul caminhão movido a energia limpa usa tecnologia para discutir a sustentabilidade

SALA DA NOTÍCIA Redação
Bacuri Comunicação
Lucas Caetani
 

Entre os dias 25 e 30 de maio, a cidade de Ourinhos, no interior de São Paulo, recebe o Circuito Arte na Comunidade que leva atividades lúdicas para promover a conscientização sobre a importância da mobilidade elétrica e do uso de fontes renováveis para o futuro do planeta. Uma das ferramentas utilizadas pelo projeto é a realidade virtual, que permite que alunos da rede pública e a comunidade escolar tenham a experiência de uma viagem sem precisar sair do lugar. 

Desenvolvida pela NTICs Projetos e com patrocínio incentivado da CTG Brasil, uma das líderes em geração de energia limpa no País, a ação itinerante contempla oficinas, palestras e atividades culturais a alunos do ensino fundamental e médio, junto com a capacitação de 200 professores em temas ligados à sustentabilidade. No total, o projeto passa por dez cidades e atinge cerca de 12 mil pessoas.

Por meio da realidade virtual, os participantes visitam várias regiões do mundo como Myanmar e Filipinas, na Ásia, Machu Pichu, no Perú, além dos estados brasileiros do Pará e Rio de Janeiro, tendo uma visão 360º que lhes dá a sensação de estarem inseridos fisicamente nos espaços, promovendo uma reflexão acerca da preservação ou degradação do meio ambiente nestes locais. 

“No projeto, a tecnologia entra como um recurso extremamente atrativo para as crianças e jovens. A ideia é mobilizar alunos, professores, pais e as comunidades locais a repensarem seu consumo de energia, além de mostrar a importância dos países adotarem estratégias de crescimento que considerem a produção de uma energia limpa, sustentável e sem agressão ao meio ambiente”, revela Igor Furniel, CEO da NTICS Projetos. 

Salete da Hora, diretora de ESG & Marca da CTG Brasil, destaca que iniciativas como essa, desenvolvida em parceria com a NTICs, estão totalmente alinhadas à atual agenda ESG da companhia. Para atender a demanda crescente da sociedade e do planeta por energia limpa, a empresa vem ampliando seus investimentos em pesquisa e inovação em fontes renováveis e na diversificação de seu portfólio. 

“Um dos pilares da nossa plataforma ESG é contribuir na transição para uma economia de baixo carbono e combater os impactos das mudanças climáticas. Projetos como esse, que envolvem a comunidade escolar, são uma forma de garantir que nossas próximas gerações compreendam a importância de pensarmos e construirmos juntos soluções que atendam à demanda por fontes de energia limpas e renováveis, priorizando a vida e o planeta”, destaca Salete.

Além da estação de realidade virtual, os alunos também passam por outros estágios dentro de um circuito criado para estimular a criatividade. “Nas atividades, eles começam com uma palestra introdutória, passam por uma oficina de artes plásticas, desenvolvem dois jogos lúdicos em equipe, realizam uma visita ao caminhão sustentável e terminam com uma corrida em uma bicicleta elétrica que gera energia limpa”, finaliza Furniel. 




 

Caminhão sustentável movido a energia limpa circula por dez cidades do interior de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná - FOTO Lucas Caetani

Para mais informações, acesse: https://projetos.ntics.com.br/circuitoartenacomunidade/


Programação do Circuito Arte na Comunidade

  • 11 a 16 de maio - Rosana (SP)
  • 17 a 19 de maio - Teodoro Sampaio (SP) 
  • 20 a 23 de maio - Porecatu (PR)
  • 25 a 30 de maio - Ourinhos (SP) 
  • 31 de maio a 02 de junho - Chavantes (SP)
  • 03 a 05 de junho - Ribeirão Claro (PR)
  • 10 a 13 de junho - Três Lagoas (MS) 
  • 14 a 16 de junho - Castilho (SP)
  • 17 a 20 de junho - Itapura (SP) 
  • 21 a 23 de junho - Ilha Solteira (SP) 

 
Link
Notícias Relacionadas »