30/05/2023 às 20h17min - Atualizada em 31/05/2023 às 00h00min

Duna Duo lança versão de álbum “Leve” em vinil

SALA DA NOTÍCIA Verbo Nostro
A velha e boa bolacha está de volta para o Duna Duo, que lança em setembro a versão em vinil do álbum “Leve”, primeiro trabalho da dupla formada pelo cantor e compositor Adriano Rocha e pela cantora Kaise Helena. O vinil tem valor de capa de R$ 85,00 e a venda é direta com o Duna Duo. Inicialmente, estarão disponíveis 250 cópias. O trabalho é uma realização do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF).

Totalmente autoral, “Leve” foi lançado oficialmente em outubro do ano passado nas plataformas digitais Spotify, Deezer e YouTube. Reunindo oito faixas, o disco representa a Nova MPB e aborda temas como o amor agênero, o cotidiano, a natureza e a amizade, com linhas melódicas que passeiam por influências musicais da década de 70 - auge do movimento Tropicalista e do surgimento da psicodelia nordestina, das nostálgicas canções de amor que embalaram a década de 1980, do reggae brasileiro do grupo Cidade Negra, do Movimento Tribalista e da nova MPB. 


A proposta de leveza trazida pelo título imprime identidade às canções Nova Aurora, Nosso Jardim, Só com você, Leve, Nosso Love, Feita para Nós, Outros Amores e O melhor de mim. “A ideia é a de deixar as pessoas leves, felizes, cantando por aí”, comenta Adriano Rocha, que além de compositor e vocalista, assina os arranjos e a direção musical ao lado do guitarrista, baixista e violonista Cláudio Truzzi.

Baiano radicado em Brasília desde 1995, o violonista, cantor e compositor Adriano Rocha criou o Duna Duo em 2017, junto com a cantora brasiliense Kaise Helena, também atriz, bonequeira, professora de teatro e musicalização para crianças. A parceria nasceu de forma poética, quando Kaise se apresentou com voz e violão no lançamento do livro “Histórias Atormentadas”, de Ana Vilela, amiga que fez a apresentação entre os dois e mais tarde se tornou namorada e companheira de Adriano. Das rodas de violões na casa de Adriano e Ana para o lançamento de “Leve”, a caminhada seguiu de maneira orgânica.

“O Duna Duo nasceu do amor à música, à arte, às pessoas e à liberdade, da amizade e respeito mútuo que nos uniu e da alegria e leveza que sentimos quando pegamos a estrada para uma viagem de férias. “Leve” é a materialização da vontade de levar às pessoas letras e músicas que são um alívio, um sopro de graça e de amor em dias tão difíceis”, pontua Rocha, que vive de música desde a adolescência.

Amante e defensor da MPB, mais precisamente dos movimentos Tropicalista, Clube da Esquina e Cantoria, o músico lançou seu primeiro álbum em 2019. O nome, Onde tem vagabundo, o capeta não encosta, é uma sátira à política brasileira, com mistura de samba-rock, baião, reggae, soul, samba e MPB. No projeto Brasil Petrobrás, Adriano Rocha dividiu o palco com João Bosco, e na sala Villa-Lobos do Teatro Nacional, abriu shows de Tom Zé, Chico Cézar, Alceu Valença, Geraldo Azevedo, Xangai e Jorge Mautner. Pesquisador apaixonado da música brasileira, o artista possui grande acervo de discos em vinil. “O vinil é uma das maiores paixões que tenho na vida e até faço parte de um clube temático. Vale muito a pena ter nosso álbum lançado por essa mídia”, conta Rocha. O músico apresenta um programa musical voltado a artistas do DF e é diretor geral do programa ArteFato, ambos transmitidos pelo YouTube.

Kaise Helena dedica-se à música brasileira e à canção latino-americana. Formada em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília (UnB) - onde foi professora visitante -, é também apaixonada por teatro de bonecos, trabalho com o qual se apresentou no Brasil, Argentina e Colômbia. Na bagagem, Kaise traz participação em mais de 30 espetáculos e trabalhos acadêmicos voltados para o Teatro de Bonecos Popular do Nordeste (Iphan/UnB). Dona de voz marcante, de personalidade forte e ao mesmo tempo doce, a cantora sempre teve a música presente em sua vida. Em 2015, criou o duo Caldera, com Ricardo Rúbio, voltado para canções latino-americanas. Atualmente, atua paralelamente como professora da Secretaria de Educação do Distrito Federal e integra o “Coletivo é o Bicho!”, que cuida cães e gatos abandonados na cidade de Olhos d’Água/GO.

Sobre “Leve”, a cantora pontua que “a melhor forma de ouvir o disco é no carro, na estrada, indo para o trabalho, com os amigos, dançando só na sala, espreguiçando na rede, com os pés na grama, na areia da praia ou ao redor de uma fogueira”. Completam a ficha técnica de “Leve” o baterista Deth Santos, o tecladista Gregoree Júnior, o gaitista Marcos Cabrera e Deniel Moraes nos efeitos especiais. O disco foi gravado, mixado e masterizado no Studio G2D Produções, em Brasília, por Deniel Moraes. 

A apresentação do disco será realizada no segundo semestre com um show live, transmitido diretamente da casa do compositor. Shows pelo Brasil também estão programados.

Para saber mais:
youtube.com/@DunaDuoLeve
www.instagram.com/duna.duo/
Spotify

Fotos de  Bia Cruz

Contato para shows e mais informações: (61) 98182-4555.

Atendimento à Imprensa
Ana Vilela - Kaaoby Comunicação
(61) 98182-4555

Link
Notícias Relacionadas »