30/05/2023 às 19h04min - Atualizada em 31/05/2023 às 00h00min

Trio MADERA chega a Santana de Parnaíba com show gratuito de música erudita no próximo dia 03 de junho

Projeto surgiu durante a pandemia e apresenta Bach, Beethoven e Max Reger

SALA DA NOTÍCIA ACTA Comunicação Integrada
www.actacomunicacao.com.br
Rosana Caramaschi
São Paulo, maio de 2023. O setor cultural foi um dos segmentos mais afetados pela pandemia de Covid-19. De repente, mais de 900 mil trabalhadores da área se viram sem renda, conforme dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – Ipea, do primeiro semestre de 2022. Com isso, o contato direto com o público virou um risco à saúde de todos.

Sim, tudo isso já é sabido, a cultura sofreu um impacto enorme na pandemia e ainda luta para se reerguer. Contudo, um cenário inimaginável de crise sanitária também foi a alavanca para o surgimento de inúmeras ideias e projetos culturais.


Assim, o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, apresenta o Trio MADERA de música erudita, atualmente formado por instrumentistas integralmente atuantes no cenário musical de São Paulo - capital e interior, e que nasceu durante a pandemia a partir de projetos de gravações feitas remotamente.

Depois de um período atuando no ambiente online, as integrantes notaram uma sintonia e interação que poderia possibilitar apresentações efetivas e presenciais posteriormente, explorando tanto o repertório original para a formação, como um crossover com o repertório popular brasileiro e estrangeiro.

E, finalmente, o Trio MADERA chega ao presencial com APRESENTAÇÕES GRATUITAS E ABERTAS AO PÚBLICO NA GRANDE SÃO PAULO E NO INTERIOR DO ESTADO.

Na primeira temporada, o Trio MADERA passou por Jundiaí, Pardinho e Itapetininga e, na segunda temporada, chega a Piracicaba, Santana do Parnaíba e Barueri.

O projeto tem como principal objetivo difundir um repertório originalmente escrito para trio de cordas, mostrando a riqueza sonora dessa formação e suas possibilidades por meio de obras dos principais compositores da música erudita.

UMA PROGRAMAÇÃO PARA OUVIR E SENTIR – Os espetáculos foram pensados e conduzidos por Mayra Pezzuti no violino, Elisa Monteiro na viola e Denise Ferrari no violoncelo.

O repertório do Trio MADERA passa por Bach, Beethoven e Max Reger. Antes de cada concerto, o trio ministrará uma masterclass (de fala aberta), atentando para a importância do trio como ferramenta de inspiração no cenário musical contemporâneo e abordando os instrumentos musicais e o repertório.

O repertório contempla:

J. S. Bach: Goldberg Variationen BWV 988; Aria e Variation 1.
L. V. Beethoven: Streichtrio op.9 n.3; I Allegro con spirito; II Adagio con espressione; III Scherzo: Allegro molto e vivace; IV Finale – Presto.
Max Reger Trio op.77b: I Sostenuto - Allegro Agitato; II Larghetto; III Scherzo; IV Allegro con moto.

“O repertório do nosso concerto foi escolhido com a intenção de preservar a existência da música clássica ocidental. Devemos mostrar ao público que essa música é para todos, é universal, e desmistificar a ideia de elitismo. É necessário acabar com esse preconceito, e essa função cabe pura e simplesmente a nós, artistas que vivemos imersos nesse universo. Queremos oferecer uma nova experiência para quem não tem acesso a esse tipo de entretenimento e quem sabe, plantarmos uma semente de transformação na forma de pensamento sobre a ideia do que é e para quem é a música clássica”, explica Denise Ferrari, diretora e violoncelista do Trio Madeira.

O projeto está sendo realizado com recursos do edital Proac nº 14/2022, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.

SERVIÇO – APRESENTAÇÕES TRIO MADERA

SEGUNDA TEMPORADA
03 de junho de 2023 (sábado), às 10h, em Piracicaba – SP - Biblioteca Pública Municipal “Ricardo Ferraz de Arruda Pinto”, R. Saldanha Marinho, 333 – Centro.
03 de junho de 2023 (sábado), às 19h, em Santana de Parnaíba – SP - Teatro da Arena de Eventos, Av. Esperança, 450 - Campo da Vila.
04 de junho de 2023 (domingo), às 18h, em Barueri – SP - Teatro Barueri – R. Ministro Raphael de Barros Monteiro, 255 – Praça das Artes.
Outras informações: Facebook: Trio Madera; Instagram: @trio.madera; telefone/WhatsApp (11) 9 8215-7658 - Markito Alonso.

SOBRE O TRIO MADERA: Formado por instrumentistas integralmente atuantes no cenário musical de São Paulo - capital e interior - o Trio MADERA surgiu durante a pandemia por meio de alguns projetos de gravações realizados remotamente. Logo seus integrantes notaram uma sintonia e interação que poderia possibilitar apresentações efetivas e presenciais posteriormente, explorando tanto o repertório original para a formação, como um crossover com o repertório popular brasileiro e estrangeiro.

FICHA TÉCNICA
Direção: Denise Ferrari.
Produção Executiva: Markito Alonso.
Integrantes: Mayra Pezzuti, Elisa Monteiro, Denise Ferrari.
Assessoria de Imprensa e Mídias Sociais: ACTA Comunicação Integrada.
Realização: Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo. 
Classificação: Livre.

Atendimento à imprensa Trio MADERA
ACTA Comunicação Integrada
Cristiane Sampaio // Jornalista e Assessora de Imprensa
(11) 9 9834-0264 (WhatsApp) // (11) 4551-7958
[email protected] 
www.actacomunicacao.com.br
Link
Notícias Relacionadas »