31/05/2023 às 14h52min - Atualizada em 01/06/2023 às 00h00min

Entenda o trajeto dos “tatuzões” que escavam novos túneis de metrô no Estado de SP

Tuneladora Sul da Linha 6-Laranja chegou nesta quarta-feira (31) à futura estação Sesc-Pompeia, na zona oeste de SP

SALA DA NOTÍCIA Governo do Estado de São Paulo
https://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/entenda-o-trajeto-dos-tatuzoes-que-escavam-novos-tuneis-de-metro/
@governosp As #obras da Linha 6-Laranja seguem avançando e nesta quarta-feira (31) elas irão alcançar mais uma importante etapa: a chegada do tatuzão à estação #SESC Pompeia. As obras são realizadas por meio de uma parceria público-privada (PPP). #metro #metrosp ♬ som original – Governo de São Paulo

Enquanto milhões de pessoas trafegam diariamente pelas ruas e avenidas de São Paulo, outros dois “trabalhadores” gigantes cumprem longas rotinas de escavação a dezenas de metros de profundidade. Conhecidas como “tatuzões”, duas tuneladoras operam atualmente nas obras de metrô da Linha 6-Laranja, que vai ligar o centro da capital à Brasilândia, na zona norte.

Desde o final de 2021, as máquinas escavam, em sentidos opostos, os caminhos subterrâneos por onde passarão os trens. A escavação só termina quando os tatuzões completarem os mais de 15 km de trechos que vão formar a linha.

Nesta quarta-feira (31), o Tatuzão Sul, batizado de Maria Leopoldina, chegou à estação Sesc-Pompeia. É a terceira estação no caminho da tuneladora, que partiu da estação Santa Marina e vai até a São Joaquim, na região central.

Ao todo, serão 10 km percorridos embaixo do solo, contemplando 10 estações. Já o tatuzão norte segue da estação Freguesia do Ó em direção à estação João Paulo I.

DownloadGoverno do Estado de São Paulo
Entenda o trajeto dos “tatuzões” que escavam novos túneis de metrô

Entenda o trajeto dos “tatuzões” que escavam novos túneis de metrô

Tatuzão Sul chegou à estação Sesc-Pompeia nesta quarta (31). Ao todo, serão 10 km percorridos embaixo do solo

Pesando 2 mil toneladas, cada tatuzão tem quase 11 m de diâmetro e mais de 100 m de comprimento. O equipamento tem capacidade para perfurar de 12 a 15 metros diariamente. Para operar o tatuzão, são necessários cerca de 50 funcionários, divididos em três turnos.

As máquinas gigantes contam ainda com refeitório, cabine de enfermagem, esteira rolante para a retirada do material escavado, cabine de comando e equipamentos auxiliares.

Linha 6-Laranja

Com 15 km de extensão e 15 estações, a Linha 6-Laranja vai ligar o bairro da Brasilândia, na zona norte, à estação São Joaquim, no centro da capital. O novo ramal de metrô vai reduzir a apenas 23 minutos um trajeto que atualmente é feito de ônibus em cerca de uma hora e meia. A linha deverá transportar cerca de 630 mil passageiros por dia.

Maior obra de infraestrutura em execução atualmente na América Latina, o empreendimento é uma parceria público-privada do Governo do Estado com a Concessionária Linha Universidade. As obras são executadas pelo braço de construção do grupo Acciona, com geração de mais de 9 mil empregos. Depois de finalizada, a Linha 6-Laranja será operada pela Linha Uni por 19 anos.

3º tatuzão em breve

Além da obra da Linha 6-Laranja, tocada pela iniciativa privada, outro empreendimento do transporte sobre trilhos de São Paulo também passará a usar, em breve, o tatuzão. Trata-se da ampliação da Linha 2-Verde, operada pelo próprio Metrô.

No dia 2 de maio, a tuneladora chegou ao Porto de Santos e aguarda os próximos passos antes de ser transportada para o início da escavação na capital. As próximas etapas envolvem o desembaraço aduaneiro e a logística de transporte até a zona leste paulistana, onde a máquina de mais de 7 mil toneladas será montada.

Apelidada de “Cora Coralina”, a tuneladora terá roda de corte de quase 11 metros de diâmetro, tornando-se a maior do país. Com a máquina em funcionamento, haverá uma etapa paralela às obras com a escavação de 7,5 km de túnel e instalação de anéis de concreto que vão sustentar a estrutura.

A ampliação da Linha 2-Verde ocorre entre a Vila Prudente e a Penha, com a construção de mais 8,4 km de vias e oito novas estações na zona leste de São Paulo. No momento, mais de 40% das obras das estações foram executadas.

O post Entenda o trajeto dos “tatuzões” que escavam novos túneis de metrô no Estado de SP apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.



Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br
Link
Notícias Relacionadas »