12/03/2020 às 11h45min - Atualizada em 25/03/2020 às 13h51min

Diferencias do cooperativismo atraem novos associados à cooperativas

Em 2019, as 186 campanhas de relacionamento desenvolvidas pela COOP geraram mais de 1,5 milhão de comunicações de ofertas e promoções. Todas as ações foram elaboradas por meio do entendimento e conhecimento do histórico dos cooperados, base ativa responsável por 83% das transações realizadas nos supermercados e drogarias da rede.

DINO

As vantagens do cooperativismo têm cativado cada vez mais brasileiros. A OCB - Organização das Cooperativas do Brasil estima que atualmente existam cerca de 50 milhões de cooperados, divididos em 13 ramos. Somente no ramo consumo são 2 milhões de cooperados e, desse total, mais de 850 mil são cooperados da Coop - Cooperativa de Consumo que, além de preços competitivos e exclusivos, oferece retorno das sobras líquidas, auxílio-funeral e vários programas sociais e de saúde gratuitos.

Na prática, porém, as vantagens vão além. A cada compra identificada no checkout pelo número de matrícula ou CPF, a Coop passa a conhecer os hábitos de consumo do novo cooperado e a se relacionar com ele por meio de uma série de ações aderentes ao seu perfil ou momento de vida. Para tanto, a empresa dispõe de uma poderosa plataforma de CRM (Customer Relationship Management / Gestão do Relacionamento com o Cliente), que lhe permite analisar e conhecer as necessidades e preferências do cooperado para atendê-lo com ações e ofertas personalizadas.

No ano passado, as 186 campanhas de relacionamento desenvolvidas geraram mais de 1,5 milhão de comunicações de ofertas e promoções, que chegaram aos cooperados via SMS, mala-direta, e-mail marketing ou por outros canais. Todas as ações foram elaboradas por meio do entendimento e conhecimento do histórico dos cooperados, base ativa responsável por 83% das transações realizadas nos supermercados e drogarias da rede.

Hoje, todos os cooperados - que também são donos da empresa - participam em algum momento das estratégias de CRM. Assim, eles se sentem mais bem atendidos em suas necessidades e acabam criando laços duradouros com a marca. Até mesmo a seleção dos produtos para compor os tabloides de ofertas é baseada nas informações de CRM.

Embora a área de gestão de relacionamento com o cliente tenha sido estruturada na Coop nos últimos 10 anos, a empresa já pratica CRM na sua essência. "O cooperado é o dono do negócio e, por isso, sempre esteve no centro das decisões e preocupações da organização", destaca Wilson José Kuhne, coordenador da área de CRM.

As ações desenvolvidas não se resumem a ofertas e promoção. Uma das mais conceituadas é a do bolo de 1 kg da marca Delícias da Coop, ofertado mensalmente a R$ 1 aos cooperados aniversariantes que cumprirem certos requisitos. Só em 2019, nada menos que 57.514 bolos foram entregues aos cooperados.

Sobre a Coop: atualmente, é considerada a maior cooperativa de consumo da América Latina, possui mais de 850 mil cooperados ativos, cerca de 6 mil colaboradores diretos, 24 lojas no Grande ABC, uma em Piracicaba, três em São José dos Campos, duas em Sorocaba e duas em Tatuí, três postos de combustíveis e 56 drogarias.

Por ser uma cooperativa, seu principal objetivo é oferecer os melhores serviços a preços justos, além de reverter benefícios a seus cooperados e à comunidade, a exemplo do ciclo de palestras gratuito; programa de saúde e qualidade de vida; programas educacionais voltados aos estudantes da rede pública e particular e doações para entidades beneficentes das cidades onde conta com unidades de distribuição.


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