09/04/2020 às 09h09min - Atualizada em 09/04/2020 às 09h12min

Home office: 5 dicas para gerenciar equipes remotas

Juliana Bittencourt, Gerente de RH da Ahgora Sistemas, dá orientações para que o trabalho remoto funcione

DINO
https://ahgora.com/
Home office: 63,6% das empresas ainda não oferecem a modalidade.


Trabalhar de casa é o desejo de muitas pessoas. Mas para outras, o home office pode não ser uma tarefa fácil - e os gestores assumem um papel fundamental para que o trabalho remoto funcione. Ruídos na comunicação, falta de alinhamento da equipe e menor produtividade são algumas das principais preocupações dos gestores. 

O home office é uma tendência para o futuro do trabalho. E uma boa alternativa para que as empresas não parem suas operações em situações de crise. Previsto por lei, o formato ainda está em processo de aceitação por ser uma modalidade recente. E tem trazido muitas dúvidas para empresas e, principalmente, seus gestores. 

Pensando nisso, Juliana Bittencourt, que é Gerente de RH da Ahgora Sistemas, elaborou algumas dicas que podem ajudar líderes a gerenciar suas equipes, mesmo à distância. A empresa desenvolve softwares com foco em gestão de pessoas para negócios de todos os portes. 

Veja a seguir: 

1. Defina objetivos e comente sobre sua expectativa

Segundo a especialista, é importante deixar claro o que se espera da equipe em home office. “É interessante fazer um alinhamento diariamente sobre as entregas do dia e definir também as atividades da semana para que o time trabalhe em sintonia e não tenham retrabalhos”, explica. Para isso, a prática de reuniões no começo da jornada para priorizar as tarefas do dia (daily scrum) é essencial.  

2. Estabeleça uma nova rotina para a equipe

Para os colaboradores que nunca trabalharam em outro lugar a não ser o escritório pode ser mais difícil de se adaptar ao modelo home office. “Isso geralmente acontece porque é preciso separar bem a vida pessoal, incluindo os afazeres domésticos, e o lado profissional”, diz. Para que o home office funcione, o profissional deve se levantar e se vestir normalmente, como se estivesse indo para o local de trabalho de fato, conforme orienta Juliana.  

Também é importante sugerir que a equipe encontre um local adequado para trabalhar, que seja bem iluminado e agradável, além de ser tranquilo. Outro item é sugerir que o time faça pausas. “É imprescindível orientar o colaborador para que  ele não queira fazer tudo de uma vez e não parar para mostrar produtividade”, comenta. Levantar, esticar-se e tomar um café, por exemplo, no meio do dia é essencial para evitar o esgotamento. 

3. Defina boas práticas para o time

É interessante que o gestor defina algumas boas práticas para fazer com que o home office funcione. Conforme a profissional, estabelecer uma janela de horário para o começo e o término das atividades é uma forma de fazer com que a equipe trabalhe em sintonia. “Sugira que os colaboradores avisem quando saírem para os seus intervalos ou finalizarem a jornada do dia”, orienta. Assim, todos ficam sabendo quem está na ativa. Além disso, é importante definir a expectativa de tempo de resposta para e-mails ou chat. 

4. Utilize a tecnologia em favor da equipe

Existem muitas ferramentas tecnológicas que podem auxiliar em um bom desempenho do trabalho remoto. Defina quais delas a equipe e avise à todos para facilitar a adaptação. Algumas dicas são: Hangouts para a comunicação (a plataforma inclui mensagens instantâneas e vídeo), Trello para organizar as tarefas e quem está trabalhando em cada uma delas e Google Drive para armazenamento em nuvem. “Disponibilizamos o Ahgora Multi para a batida de ponto via reconhecimento facial e também o Ahgora Timesheet para fazer a gestão do tempo da equipe de acordo com as atividades realizadas. São importantes aliados para que o home office dê certo”, avalia. 

5. Comemore os resultados com a equipe 

“Não esqueça de dividir com o time as conquistas profissionais”, lembra a especialista em RH. Um dos maiores benefícios do modelo de trabalho presencial é a integração. Assim, manter a união e harmonia entre a equipe, mesmo em home office, é uma tarefa que cabe ao gestor. “Promova bate-papos para comemorar bons resultados e reconhecer o trabalho dos envolvidos. Sem dúvidas, isso é um estímulo para que a produtividade aumente ainda mais”, finaliza.   



Website: https://ahgora.com/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual sua Rede Social Favorita?

46.0%
26.2%
17.5%
9.5%
0.8%