14/07/2016 às 10h18min - Atualizada em 14/07/2016 às 10h18min

Planejamento de Marketing Digital

Entenda em passos simples como fazer o seu!

Anwar Hamud - Anwar Hamud
Blog da Agência Digital Door

Na semana passada, você conheceu um pouquinho sobre o que é marketing digital e por que ele pode ser interessante para uma empresa, independentemente do tamanho da mesma.

Mas não basta apenas conhecer, nós queremos que você se informe mais sobre o assunto, então vamos falar do ponto principal do marketing digital: o planejamento.

Confira como criar um planejamento de marketing digital eficiente para o seu comércio ou empresa!

  1. Faça uma boa pesquisa

Sua pesquisa deve ser bem aprofundada no assunto, focando:

  • Qual é o seu real objetivo?

É aqui que você se pergunta: onde chegar? Ter notoriedade? Estar apto a competir com seus concorrentes? Ter novos clientes e gerar mais leads?  Ser líder no mercado em determinado nicho?

  • Qual é o cenário do seu negócio?

Seu tipo de negócio está em crise? Tem muitos concorrentes? Tais perguntas serão importantes para você criar estratégias, que deverão ser focadas a determinado público-alvo.

  • Defina seu público-alvo

Seu produto foi criado para quem, para qual classe social e para qual idade? A partir desta pergunta, você dará continuidade ao seu planejamento de marketing digital mais a fundo, buscando o que este público gosta de ler em blogs, o que eles curtem em redes sociais e quais são as suas preferências.

Definido o seu público-alvo, você criará uma persona, que é um “perfil” do seu possível comprado. É nela que você pensará quando escrever um post e também será nela que será focada toda a sua estratégia.

 

  1. Parta para o plano de ação

Depois de ter feito uma boa pesquisa, detalhada e sabendo para qual público você irá direcionar o produto da sua empresa, é hora de partir para o plano de ação, que nada mais é que:

  • Utilização de ferramentas de marketing digital

Que é o uso das redes sociais, blog, programas para facilitar divulgações.

  • Cronograma de divulgação

Onde você planejará todas as suas ações, do conteúdo para o blog ao vídeo do Youtube, as datas e os horários que eles estarão publicados.

  • Mensuração

É aqui que você terá em números estatísticos se o seu planejamento de marketing digital está dando certo ou não através de métricas e KPIs. As métricas são feitas através de programas (faremos uma postagem só sobre eles) e trarão a você o número exato do que foi bem-sucedido na sua estratégia.

Já os KPIs (indicador-chave de desempenho) serão os resultados obtidos através das métricas e que mostrarão a você se a sua meta de conversão em leads foi bem-sucedida, ou seja, se aquele público-alvo em potencial adquiriu ou não o seu serviço ou produto.

E se não der certo?

Calma! Se fizer um bom plano, as chances de gerar leads para o seu negócio serão boas, mas caso você em erre algum ponto, sempre será possível criar outras estratégias no seu planejamento de marketing digital para que você possa conquistar a sua meta, é pra isso que o plano existe.


Quer aprender a fazer um plano de marketing digital rápido e facil?

  


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