20/04/2020 às 18h34min - Atualizada em 21/04/2020 às 14h21min

Alimentos para turbinar a imunidade e manter uma saúde de ferro

Nutricionista lista opções para incluir em todas as refeições e dá receita de um shot para tomar pelas manhãs

DINO
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O conjunto de sistemas chamado imunidade é essencial para proteger o corpo e ter uma saúde de ferro. "Ao longo da vida, temos dois tipos de imunidade: a inata, que está disponível no organismo desde o nascimento, e a adaptativa, que é gerada a partir do contato com diversos microorganismos, criando anticorpos para preservar a nossa saúde", conta a Valentina Slaviero, nutricionista parceira da Fit Food.

Portanto, ter um sistema imunológico forte depende de um conjunto de fatores como, boas noites de sono, exposição ao sol, equilíbrio mental e emocional, atividade física, e principalmente, uma alimentação nutritiva no dia a dia. Por isso, vale conferir uma lista de alimentos para turbinar a imunidade e uma receita de shot matinal sugerido pela nutricionista:

- Vegetais variados - são ricos em vitaminas e minerais antioxidantes, além de serem fontes de magnésio, betacaroteno, fibras, cálcio, entre outros micronutrientes;

- Leguminosas como feijões Preto e Azuki - são fontes de proteínas vegetais de fácil digestibilidade, além de ferro e vitaminas do complexo B;

- Coco seco - oferece gordura de boa qualidade para aumentar o sistema imune, além de ser um ótimo fungicida e fonte de energia;

- Chocolates 70% e 80% cacau - são super antioxidante, melhorando a oxigenação celular e circulação sanguínea no corpo;

- Edamame - a versão verde da soja é uma ótima fonte de proteína vegetal e aminoácidos essenciais para fortalecer imunidade;

- Frutas com casca - são fontes de antioxidantes como antocianinas, polifenóis, quercetina e fonte de fibras;

- Condimentos como cúrcuma, alecrim, pimenta-do-reino preta contém antioxidantes essências para o corpo;

- Mel e propólis são imunoestimulantes do corpo;

- Chás com efeito antioxidante fortalecem o sistema imune como o chá verde;

- Probióticos como kombucha, kefir e chucrute que mantém a flora intestinal saudável;

Shot matinal pró-imunidade:

1/2 copo de água mineral (pode ser substituído por chá de gengibre ou hortelã) + 1 limão espremido + pitada de sal rosa, gengibre, cúrcuma e pimenta do reino em pó + 15 gotas de extrato de própolis verde alcoólico + 1 scoop (5g) de glutamina em pó - a glutamina serve para modulação de integridade intestinal e imunidade. Clorella, spirulina, vinagre de maçã e aloe vera também podem ser adicionados. Tomar em jejum pela manhã.



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