31/03/2023 às 11h53min - Atualizada em 16/05/2023 às 00h00min

YoDa marca presença em Festival de Luz e lança nova sala YoGamers do Bem com foco na moderação

Gamer estará no município de Pedro Leopoldo, no dia 31 de março, em renomado evento cultural que homenageia Chico Xavier; Instituto vai inaugurar espaço e visa replicar salas em outros estados do Brasil para ajudar ainda mais jovens de escolas públicas

SALA DA NOTÍCIA Grupo Balo

 O streamer Felipe “YoDa” Noronha e o Instituto YoGamers do Bem (YGB) vão apoiar e marcar presença no Festival de Luz, tradicional evento cultural para celebrar a vida e obra de Chico Xavier, que acontece entre os dias 31 de março e 2 de abril, em Pedro Leopoldo (MG). Desde 2019, o município de Minas Gerais abriga o projeto social de YoDa, que estará de volta à cidade no primeiro dia de evento, em dia 31 de março, para lançar a nova Sala YoGamers do Bem, no Bairro da Lua.

O novo espaço YGB na cidade, com foco na SL Moderação, simboliza a ampliação do projeto, que promove a inclusão tecnológica, a introdução ao conhecimento sobre o universo gamer e a transformação sociocultural de jovens matriculados em escolas públicas. A identidade da sala YGB será replicada para novas unidades em diversos estados do Brasil.

“Estar presente no Festival de Luz é uma honra para mim e representa um novo marco para o YoGamers do Bem. A sala YGB no Bairro da Lua vai potencializar ainda mais o nosso trabalho, que busca educar e transformar a vida de muitos jovens. Nós somos muito gratos à Fundação Chico Xavier, ao município de Pedro Leopoldo e toda sua população", afirma YoDa, que em 2022 recebeu a medalha Chico Xavier, da Câmara Municipal de Pedro Leopoldo, dada a pessoas com destaque em ações solidárias, de estímulo à elevação espiritual e à harmonia entre os indivíduos. "Nosso desejo é replicar o que fazemos em Pedro Leopoldo em outras cidades do país”, ressalta o gamer.

O Yogamers do Bem é um dos patrocinadores do Festival de Luz, que é viabilizado pela Prefeitura de Pedro Leopoldo e promovido pela Fundação Cultural Chico Xavier. Na edição deste ano, o Festival também terá um espaço instagramável intitulado “YGB & Blink”, onde os presentes poderão tirar fotos e interagir. Blink, Íris e YoDinha receberão os participantes do evento no dia 31. 


Profissionalização da Moderação

A nova sala gamer em Pedro Leopoldo terá justamente foco na “SL Moderação”. Além do pilar educação, o espaço também contribuirá com o ideal YGB de ajudar na geração de empregos e renda a novos talentos, com capacitação e profissionalização da profissão moderador.

A SehLoiro (SL) Moderação tem uma metodologia especializada e conta com uma equipe de profissionais dedicados integralmente à função, com mais de 20 colaboradores. Tem o propósito de desenvolver uma comunidade capaz de multiplicar a cultura live streaming, promover a imersão, interação, engajamento, diálogo e respeito às relações humanas, com a construção coletiva de uma comunidade cada vez menos tóxica e mais empática por meio da educação.

“A partir deste ano, o YGB passa a desenvolver oficinas com atividades digitais e gameficadas para pessoas de todas as idades, e o pilar educação terá foco no curso de Moderação para jovens acima de 16 anos.  No próximo semestre, o Grupo SehLoiro subirá o curso em uma plataforma digital, que ofertará vagas gratuitas aos jovens selecionados pelo YoGamers”, conta Adriana Noronha, sócia executiva do Grupo SehLoiro e VP do Instituto YGB. “A ideia do YGB é iniciar um trabalho de captação de recursos com a comunidade, parceiros e grandes empresas, a fim de oportunizar outras cidades com a estrutura da sala padrão”, finaliza.


YoGamers do Bem no Prêmio CBLOL 2022

Dois alunos do Instituto YoGamers do Bem (YGB) estiveram no tradicional Prêmio CBLOL, a convite da Riot Games – organizadora do evento – e puderam vivenciar momentos inesquecíveis com personalidades do mundo dos eSports brasileiro, em dezembro do ano passado.

Kleuver e Mateus, de apenas 18 anos e moradores de Pedro Leopoldo-MG, fizeram parte da turma inaugural do curso de Moderadores YGB do primeiro semestre de 2022 – em parceria com a Escola Sebrae de Minas Gerais – com o desejo de entrar no mercado profissional de eSports. Após isso, eles participaram do time de estagiários da “SL Moderação” por três meses e foram contratados oficialmente pelo Grupo SehLoiro para iniciar 2023 no time de moderadores. Com isso, fazem parte ativamente do cenário competitivo brasileiro da Riot Games. Um sonho realizado para a dupla.

A presença deles no Prêmio CBLOL é fruto também da parceria entre Grupo SehLoiro e a Riot Games Brasil na “SL Moderação”. A jornada de sucesso começou em 2022 e levou aos chats dos campeonatos da publisher – CBLOL, CBLOL Academy, VALORANT Champions Tour BR (VCT BR) e Wild Tour BR – uma conexão ainda maior entre o público e o cenário competitivo.

Sobre o YoGamers do Bem

O Instituto YoGamers do Bem é uma instituição sem fins lucrativos, com total comprometimento com a sociedade. Tem como objetivo principal promover a inclusão tecnológica, o conhecimento ao universo gamer e a transformação sociocultural de jovens matriculados em escolas públicas. O projeto nasceu inicialmente na empresa SehLoiro, fundada por Felipe ‘YoDa’ Noronha, streamer, atleta campeão brasileiro de eSports, empresário e um dos maiores empreendedores do mercado Gamer do Brasil.

Atualmente, a sala gamer atende jovens de 10 a 17 anos, de ambos os sexos, residentes nos municípios de Pedro Leopoldo, Confins e alunos da Escola Sebrae. As oficinas são realizadas na sala gamer estruturada na Faculdade de Pedro Leopoldo, com atividades complementares em horário extra-turno à carga horária escolar regular.


A ideia foi desenvolvida por YoDa, familiares, colaboradores, fãs e a comunidade gamer. Através do conhecimento e das oportunidades, é possível transformar a vida de inúmeras famílias. Com base nesses preceitos, o corpo diretivo do Instituto YGB é formado por YoDa (Presidente), Adriana Noronha (Vice-Presidente), pelo pai do streamer, Márcio Noronha (Diretor Operacional) e pelo avô, Marco Antonio Piller (Diretor Financeiro). As psicólogas Alessandra Dutra e Gabriella Machado são conselheiras fiscais. O profissional do segmento gamer que também compõe o Conselho é Yuri Freire (Presidente).


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »