18/05/2020 às 18h05min - Atualizada em 21/05/2020 às 08h51min

APIMEC comemora 50 anos dedicados ao mercado de capitais

Há exatos 50 anos, mais especificamente em 18 de maio de 1970, era fundada, no Rio de Janeiro, a ABAMEC (Associação Brasileira dos Analistas do Mercado de Capitais), hoje APIMEC (Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais). Em 18 de maio, foi proclamado, também, o Dia Nacional dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais.

DINO
http://www.apimec.com.br

APIMEC comemora 50 anos dedicados ao mercado de capitais

Há exatos 50 anos, mais especificamente em 18 de maio de 1970, era fundada, no Rio de Janeiro, a ABAMEC (Associação Brasileira dos Analistas do Mercado de Capitais), hoje APIMEC (Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais). Em 18 de maio, foi proclamado, também, o Dia Nacional dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais.

A Associação foi idealizada a partir da necessidade de integrar, estimular, interagir e apoiar qualquer tipo de ação em prol do crescimento e amadurecimento do mercado financeiro e de capitais brasileiro.

Posteriormente, foram fundadas a APIMEC MG (27 de julho de 1971), a APIMEC SP (10 de outubro de 1971), a APIMEC Sul (05 de abril de 1979), a APIMEC DF (23 de abril de 1981) e a APIMEC NE (23 de novembro de 1983), cobrindo todo o território nacional, promovendo a capacitação do profissional com cursos especializados, reuniões setoriais e com empresas, congressos e conferências relacionados a esses mercados, atuando ainda fortemente na educação financeira dos diversos públicos interessados. Com a evolução do mercado, achou-se necessária a fundação, em 1988, da APIMEC Nacional.

As Reuniões APIMEC sempre foram referências de informação, presença certa de analistas que emitem pareceres da empresa (Cobertura) e de excelente networking.

Sempre privilegiando e exaltando a qualidade da informação outra marca registrada é o Prêmio APIMEC, instituído em 1973, diferenciando as contribuições e aperfeiçoamentos de um relacionamento cada vez mais próximo e de interesse dos diversos públicos agregados. A APIMEC premia o mercado com a transparência tempestiva e com as boas práticas: Profissionais de Investimentos, Companhia Aberta, Profissional de Relações com o Investidor, Veículo de Comunicação e Especial. No âmbito regional, o Prêmio APIMEC é concedido nas categorias Especial, Qualidade - Melhor Reunião e Profissional de Comunicação.

Nesses 50 anos, foram realizados 24 Congressos pelas regionais da APIMEC, com debate de temas e propostas de vanguarda para o desenvolvimento e a competitividade para um mercado de capitais de âmbito internacional.

Diante dessa missão profissional de muitos princípios, dentre os quais probidade, boa fé e ética profissional, em outubro de 2010, a CVM (Comissão de Valores Mobiliários), editou a Instrução CVM 483, hoje ICVM 598/2018, que autorizou a APIMEC Nacional a credenciar e autorregular a atividade do Analista de Valores Mobiliários Pessoa Física e Jurídica, uma autorregulação infralegal, cuja legitimidade de atuação é conferida pelo respectivo regulador à entidade, que tenha competência e histórico de atuação. Ou seja, os profissionais de investimento que quiserem exercer a atividade precisam prestar exames para comprovarem conhecimento e suficiência, obtendo assim o CNPI (Certificado Nacional do Profissional de Investimento), para o exercício da atividade e se credenciarem para atuação profissional. A cada cinco anos, o profissional deve fazer novas provas ou realizar o PEC (Programa de Educação Continuada).

Em abril de 2020, a APIMEC Nacional tinha sob sua supervisão - conforme determina a ICVM 598 - 1.737 Analistas e Profissionais de Investimento certificados, dos quais 646 credenciados em todo Brasil. Além de certificar os Analistas e Profissionais de Investimento, a APIMEC Nacional certifica, também, os profissionais que atuam nas entidades de previdência dos Estados e dos Municípios, em parceria com a ABIPEM (Associação Brasileira de Instituições de Previdência de Estados e Municípios), que requer a CGRPPS (Certificação de Gestores de Regime Próprio de Previdência Social), que em abril eram 3.198 profissionais certificados. Começamos em 2019 a certificação CGRPF, dedicada aos profissionais dos Fundos de Pensão.

A APIMEC participou, também, de iniciativas importantes como a difusão do tema ASG, fatores ambientais, social e de governança corporativa. Desde o ano 2000, é network supporter do UNPRI (Principles for Responsible Investment) e promoveu um ciclo de Conferências ASG-Latam em parceria com a EFFAS (The European Federation of Financial Analyst Societies), que permitiu acumular conhecimento para inserção do tema na certificação CNPI desde 2018.

Nesse sentido, mais uma vez de forma pioneira, os desafios de integração dos fatores ASG na análise de investimentos para tomada de decisão foram tratados em capítulo do livro TOP Análise de Investimentos, lançado em julho de 2017 pela APIMEC e CVM, como parte de uma série criada no âmbito do Programa TOP (Treinamento de Professores) da CVM.

Ricardo Tadeu Martins, presidente da APIMEC Nacional, e Eduardo Werneck, vice-presidente da APIMEC Nacional, afirmam que como precursora de inúmeros temas e debates nesses 50 anos, a APIMEC prepara-se para ambiciosa missão para os próximos 50 anos. De seus quadros continuarão sendo demandados colaboradores para as mais diversas comissões e comitês de entidades do mercado de capitais: Comitê de Pronunciamentos Contábeis - CPC; Conselho do Índice de Sustentabilidade Empresarial - ISE - B3; Conselho Consultivo de Educação da CVM; Conselho Honorário do Carbon Disclosure Project - CDP Latin América; Laboratório de Inovação Financeira - Lab (ABDE - BID - CVM); Câmara Consultiva de Mercado de Governança de Estatais - CCMGE - B3; Iniciativa Brasileira de Finanças Verdes; Grupo de Trabalho para análise das novas normas do IASB; Conselho do Código de Autorregulação da ABRASCA; Comissão Julgadora do Prêmio Anual ABRASCA Melhor Relatório Anual; Comitê de Orientação para Divulgação de Informações ao Mercado - CODIM; Conselho de Regulação e Melhores Práticas para Distribuição de Produtos de Investimento - ANBIMA; Conselho de Regulação e Melhores Práticas do Programa de Certificação Continuada - ANBIMA; Conselho de Regulação e Melhores Práticas para Atividade de Gestor de Patrimônio Financeiro - ANBIMA; e Conselho de Regulação e Melhores Práticas de Fundos de Investimento - ANBIMA

Assessoria de Imprensa -Digital Assessoria-Comunicação Integrada
Rodney Vergili / Rafael V. Pereira / Natália Martins
Fones (11) 5081-6064 / (11) 9 9123-5962 WhatsApp: (11) 9 7024-8393
rodney@digitalassessoria.com.br




Website: http://www.apimec.com.br
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual sua Rede Social Favorita?

52.3%
29.0%
15.9%
2.8%
0%