27/05/2020 às 14h43min - Atualizada em 27/05/2020 às 15h51min

Okara News: robôs inteligentes para agregar as notícias relevantes da COVID-19

Criado pelo Okara Hub em parceria com a Crawly, o site usa inteligência de dados para entregar notícias confiáveis e personalizadas para o setor de construção civil

DINO
https://www.okarahub.com.br/


Ter todas as notícias sobre um assunto reunidas em um único lugar, sem precisar abrir várias abas no navegador e entrar em diversos sites, tendo a certeza de que as informações são de fontes confiáveis. Essa é uma das muitas facilidades da tecnologia, existindo hoje diversos grupos de comunicação que possuem os seus próprios portais de notícias, alimentados por diversos profissionais.  Mas que tal fazer isto de forma abrangente, confiável e automática? Essa é a proposta do agregador de notícias desenvolvido pela Crawly em parceria com o Okara Hub.

A Crawly foi criada em 2017, na cidade de  Belo Horizonte pelos empreendedores João Drummond e Pedro Naroga,  focada no desenvolvimento de robôs inteligentes para encontrar dados, onde quer que eles estejam disponíveis. O tipo de dado é o cliente quem define, pode ser uma coleta de preços, notícias, processos judiciais ou outros, a partir daí os robôs personalizados entram em ação para buscar e filtrar os dados. Com as informações coletadas podem ser ainda aplicadas desde análises mais simples até aplicação de modelos de inteligência artificial, e então o cliente recebe o resultado em diversos tipos de formatos.  "Hoje atuamos com diversos portes de clientes, desde startups iniciais, unicórnios a grandes corporações. Conseguimos gerar informações super ricas para inúmeros setores do mercado, melhorando bastante a produtividade e agilizando várias rotinas", compartilha Drummond.

A necessidade de um site que agregasse notícias do setor de construção já era antiga, mas tornou-se ainda mais forte durante a pandemia da covid-19. Com um volume de informações muito maior, acompanhar todas as mudanças e decisões em meio a esse cenário passou a ser uma tarefa difícil. “Desde o início da quarentena, muitas medidas legais começaram a mudar quase que diariamente e novas regras também passaram a ser criadas. Por conta disso, além de milhares de notícias publicadas e atualizadas pelos canais de mídia a cada hora, começamos a receber dezenas de e-mails todos os dias dos principais escritórios de advocacia do Brasil, detalhando cada nova mudança. O problema não estava em receber informação, mas em filtrar esse volume e ter em um único lugar o que realmente é importante para o nosso setor”, afirma Andre Abucham, Diretor-superintendente da Engeform e um dos idealizadores do Okara Hub.

Localizado em São Paulo, o Okara Hub é um hub de inovação para o segmento de engenharia, construção civil e desenvolvimento imobiliário, conectando grandes empresas, como Engeform, MPD, Barbosa Mello e Temon, a startups, com foco em geração de negócios e fomento ao ecossistema do setor. Com as mudanças provocadas pela pandemia, tornou-se imprescindível estar à par das notícias e para isso foi criado o Okara News. A tecnologia ficou pronta em poucos dias e agrega notícias em geral, sobre o setor e sobre a legislação, todas relacionadas ao novo coronavírus. O impacto positivo se estende a outras empresas que podem utilizar a ferramenta acessando o site okaranews.com.br.

Diante das classificações no cenário atual, a construção civil foi considerada essencial e os canteiros continuam funcionando na maior parte do Brasil, mas operar em meio a pandemia impõe dificuldades para os trabalhadores e para as construtoras. Neste sentido, o Okara Hub ajudou os seus parceiros identificando rapidamente novas tecnologias que pudessem ser implementadas nos canteiros. “O agregador de notícias, desenvolvido com a Crawly, foi somente o exemplo mais visível ao mercado. Identificamos, colocamos em teste e rapidamente em operação outras tecnologias para: higienização de ambientes, túnel de higienização para entrada dos canteiros, testes rápidos para colaboradores e uma série de plataformas digitais para monitoramento de clima e treinamento de pessoal” compartilha Magnus Arantes, sócio da LM Ventures e um dos idealizadores do OKARA.

A pandemia da covid-19 tem deixado impactos sem precedentes na economia e, se confirmadas as projeções, esta será a pior recessão da história do Brasil. Segundo o Bank of America (BofA), em um relatório publicado recentemente, a previsão é de que o PIB brasileiro deve cair 7,7% neste ano como consequência da pandemia. Além disso, segundo o IBGE, os pedidos de seguro-desemprego aumentaram 39% em abril, em relação ao mês de março, enquanto a produção industrial encolheu 9,1% em março, considerando o país inteiro. “A queda e o desemprego só não serão maiores porque o setor de construção civil continuou operando” complementa Magnus Arantes.

O Okara Hub fica localizado em São Paulo, mas se conecta digitalmente com o país inteiro. Para mais informações, acesse www.okarahub.com.br.



Website: https://www.okarahub.com.br/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual sua Rede Social Favorita?

47.2%
26.8%
16.3%
8.9%
0.8%