09/06/2023 às 17h10min - Atualizada em 10/06/2023 às 00h00min

Período de seca exige cuidados para evitar incêndios

*André M. Pelanda e Rodrigo Berté

SALA DA NOTÍCIA Valquiria Cristina da Silva Marchiori
Rodrigo Leal

Com a aproximação do inverno, em muitas regiões do Brasil se inicia o período de estiagem, em que as chuvas se distribuem de maneira irregular, ou ainda, diminuem de uma maneira drástica em determinadas localidades de vários biomas. O período da seca pode afetar de maneira significativa a rotina de comunidades rurais, com consequências no plantio e nas parcerias comerciais de pequenos produtores. 

De uma forma geral, o período de estiagem tem início aproximado no mês de maio, com término entre os meses de setembro e outubro. Em uma intensidade que pode variar bastante ao longo dos anos. Nos períodos em que existe uma ausência considerável de chuvas, a vegetação nativa pode se tornar vulnerável à propagação do fogo, pois existe uma combinação de baixa umidade e temperaturas mais elevadas, especialmente, em algumas regiões de ocorrência dos biomas cerrado e caatinga. 

Alguns cuidados são necessários para evitar incêndios durante o período de estiagem, pois geram inúmeros prejuízos para o meio ambiente com consequências nocivas para a saúde da população, devido a redução da qualidade do ar, que resulta no aumento da incidência de problemas respiratórios. 

Existem ações importantes para evitar as queimadas em ambientes naturais, como evitar atear fogo em restos de poda de árvores, não lançar “bitucas” de cigarro pela janela do veículo ao longo de estradas e rodovias, não queimar resíduos, principalmente em locais próximos à vegetação seca. Além de que de acordo com a Lei de Crimes Ambientais (Lei 9605/1998), provocar incêndios em áreas de vegetação nativa se configura como crime, com pena prevista de reclusão e multa. 

É de grande importância que os moradores de regiões, em que o período de estiagem costuma ser intenso, tenham reservas de água de boa qualidade em suas propriedades, para que essa água seja utilizada na irrigação de pequenas lavouras e dessedentação animal. Sendo que o armazenamento de água pode ser feito por meio de cisternas e pode evitar prejuízos econômicos durante este período. 

Em casos de incêndios na vegetação nativa, primeiramente é necessário buscar um local seguro e em seguida, entrar em contato com a Defesa Civil ou Corpo de Bombeiros do município, para que o fogo seja contido o mais rápido possível, e assim, poder evitar prejuízos econômicos e ambientais. 

*André M. Pelanda e Rodrigo Berté são professores do Centro Universitário Internacional Uninter.  

 


Link
Notícias Relacionadas »