07/07/2020 às 14h41min - Atualizada em 07/07/2020 às 19h33min

Startup cria a primeira comunidade virtual de aprendizagem com foco em diversidade

Durante a pandemia, 90% das empresas precisaram ajustar suas ações de Diversidade e Inclusão (D&I). Com a demanda crescente por programas educacionais e digitais, a Blend Edu lança a Diversidade SA, comunidade colaborativa para empresas que querem impulsionar uma cultura inclusiva.

DINO
http://www.diversidade-sa.com
Diversidade SA


A pandemia e o isolamento social trouxeram à tona questões extremamente importantes sobre vários temas de diversidade, seja o combate à violência contra a mulher, a necessidade urgente pelo fortalecimento da luta antirracista, o acesso aos direitos básicos por parte da comunidade LGBTIs, dentre outros. 

Motivada por esse contexto, a startup Blend Edu decidiu antecipar o lançamento do seu produto Diversidade SA, a primeira comunidade virtual de aprendizagem do mercado desenhada para empresas engajadas na construção de ambientes mais diversos e culturas inclusivas.

"As empresas já não podem mais ignorar o chamado pela diversidade. Este debate está, a cada dia, mais vivo na sociedade e a tendência é que ele só se fortaleça dentro das organizações", comenta Thalita Gelenske, fundadora da Blend Edu. Além de ser um imperativo ético e moral, inúmeras pesquisas mostram que a diversidade também impacta positivamente os resultados das organizações, aumentando a rentabilidade financeira em 35%, o engajamento em 17% e a compreensão dos cliente em até 152%.

 

A Covid-19 colocou o digital em foco dentro das organizações

Segundo a pesquisa de benchmarking “Panorama das Estratégias de Diversidade no Brasil e os Impactos da Covid-19”, realizada pela Blend Edu com grandes organizações, um volume expressivo concordou que a pandemia impulsionou os esforços de transformação digital (93%), inclusive em relação à estratégia de educação digital (73%). 

"O benchmarking deixou ainda mais evidente a necessidade de soluções 'fora da caixa', disruptivas, ágeis e tecnológicas para o tema de diversidade e inclusão" afirma Thalita.

É unanimidade a importância das ações educacionais e das comunidades (internas e externas) de compartilhamento de informações para o engajamento e comprometimento de colaboradores e líderes com a estratégia de diversidade. Por outro lado, embora grande parte das empresas tenha mantido os esforços na área de D&I, apenas 10% continuaram as ações sem necessidade de ajustes

Diante das transformações corporativas, a Blend Edu acredita que é preciso manter o tema vivo, investir no poder do conhecimento e da inteligência coletiva, se adaptando à era digital. É nesse cenário que surge a Diversidade SA.

 

Inovação na prática: como a plataforma Diversidade SA funciona?

A plataforma possui planos de assinatura anual para organizações, que podem fazer a adesão independentemente do seu tamanho ou do estágio de maturidade no tema de diversidade. Ao participar da comunidade, os usuários ganham acesso a Master Classes (transmissões ao vivo) com especialistas do mercado que abordam conceitos, cases e melhores práticas de diversidade, além de trilhas de aprendizagem, cursos online on demand, rede social e biblioteca com curadoria de materiais (guias, glossários, vídeos, podcasts, resumos de livros, etc.).

Além do acesso a conteúdos sobre diversidade e inclusão, os usuários podem compartilhar materiais e participar de grupos de discussão com as demais pessoas na plataforma, sejam eles da sua ou de outras empresas. Assim, a plataforma também funciona como uma espécie de rede empresarial colaborativa, onde diferentes organizações podem se apoiar e compartilhar conhecimento para promover a diversidade de maneira mais efetiva, potencializando a inteligência coletiva.

"Algumas pessoas me perguntam: a Diversidade SA é uma espécie de EAD de diversidade? E eu respondo: não, vai muito além disso. Ao invés de partir de uma lógica de que os alunos só 'consome' um curso online desenhado pela a nossa empresa, realizamos uma curadoria de conteúdos de outras organizações de referência (tais como a ONU) e possibilitamos que ele tenha um papel ativo, compartilhando seu conhecimento também na nossa rede social. Acreditamos que muitas pessoas e empresas podem ter experiências e vivências valiosas sobre inclusão, por isso construímos a plataforma para potencializar a colaboração entre todas elas", comenta Thalita.

A Diversidade SA foi desenhada para líderes e embaixadores de diversidade da organização, que podem usar os conteúdos disponíveis para atuar como multiplicadores e facilitadores de discussões internas, atingindo todos os colaboradores da empresa.

“Reunimos em um só lugar o melhor conteúdo de diversidade do mercado. Manteremos a comunidade viva, com curadoria de conteúdo ao longo do ano todo. Além disso, por ser uma solução digital, conseguimos proporcionar escalabilidade, com ótimo custo-benefício e que atende desde as pequenas às grandes empresas”, complementa a fundadora da startup Blend Edu.

 

Como as empresas podem participar? 

De acordo com q equipe da Blend Edu, a adesão acontece de forma simples, em poucos passos: 

  1. A empresa faz a assinatura da plataforma, no plano que mais atende suas necessidades, seja ele o Plano Individual (1 usuário), Basic (5 usuários), Advanced (20 usuários) ou Premium (40 usuários);

  2. Os usuários ganham acesso ao ambiente virtual colaborativo, com possui trilhas de aprendizagem, cursos ondemand, biblioteca de materiais e grupos de discussão (social learning, rede social). 

  3. Dependendo do plano, as 6 Master Classes (treinamentos ao vivo com especialistas) que acontecerão ao longo de todo o ano poderão ser transmitidos para todos os colaboradores da empresa.

Algumas empresas, que são referência no mercado, já estão testando a Diversidade SA, tal como a Natura, Shell, Tim, Movile, Globo, brMalls, Prudential, Prumo Logística e a B2W.

Para saber mais e solicitar uma demonstração da plataforma, basta acessar o site www.diversidade-sa.com.



Website: http://www.diversidade-sa.com
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual sua Rede Social Favorita?

47.2%
26.8%
16.3%
8.9%
0.8%