24/05/2021 às 14h44min - Atualizada em 24/05/2021 às 18h00min

Confira cinco dicas de cuidados para que as roupas durem mais

O uso de amaciante ajuda a proteger as fibras dos tecidos

SALA DA NOTÍCIA Karlo Dias - Agência LK
http://www.agencialk.com
Aurélio Alves - Agência LK

Quem nunca quis que uma peça do armário durasse para sempre? Além de manter o look, roupas mais duradouras geram menos impacto para o bolso e para o meio ambiente. Para ter as roupas sempre bem cuidadas, a coordenadora química do amaciante Sonho, Christina Campos, dá dicas de como proteger os tecidos. Confira abaixo.

1 - Confira a etiqueta da peça

Toda peça de roupas possui uma etiqueta com instruções detalhadas do tratamento correto que deve ser dado ao tecido. É nela que contém observações do tipo de lavagem adequada (se deve ser à mão, à máquina, a seco, qual a temperatura máxima e se a peça pode ser centrifugada); qual o tipo de alvejante que pode ser aplicado, além da secagem e passadoria indicada. Seguir essas recomendações é fundamental para a preservação dos tecidos.

2 - Remova manchas antes da lavagem

Retirar as manchas das peças antes da lavagem, evita que a peça passe por diversos ciclos, que desgastam mais o tecido. “O processo de lavagem envolve ação mecânica, alto pH, surfactantes para remover a sujeira e temperatura. Todo esse processo é agressivo para os tecidos”, explica Christina. 

3 - Leia instruções dos produtos

Um erro comum é exagerar no sabão em pó achando que as roupas vão sair mais limpas. Isso pode deixar as roupas endurecidas ou até mesmo manchá-las. “Os produtos, como lava-roupas e amaciante, devem ser usados conforme as instruções de uso e na dosagem indicada pelo fabricante, que são definidas de acordo com a composição do produto”, orienta a coordenadora química do amaciante Sonho.

4 - Utilize o amaciante corretamente

A função do amaciante é proteger as fibras e amaciá-las após as lavagens. O produto age como um auxiliar no cuidado com as roupas. “Ao amaciar as roupas, o produto imprime uma certa proteção à fibra, mas o ideal é utilizar um que possua um agente específico para isso na composição. No caso do Amaciante Sonho 5 em 1, existe um aditivo na sua composição com ação anti-redepositante, que cria uma barreira de proteção nos tecidos. Isso impede que a sujeira se deposite novamente nos tecidos e evita o efeito encardido, mantendo as cores vivas por mais tempo”, completa a especialista.

5 - Tenha cuidado na hora de pendurar

Na hora de colocar as roupas para secar no varal, também vale a pena observar algumas dicas. O ideal, depois de sacudir o item para desamassar, é distribuir o peso do item que será pendurado. No caso de peças como camisas, macacões e vestidos, o ideal é utilizar um cabide. Isso evita que as fibras das roupas fiquem deformadas e ainda facilita a passadoria.

Sobre o Amaciante Sonho

Uma das principais marcas da Indústria Raymundo da Fonte, o amaciante Sonho é líder em vendas na região Norte-Nordeste. Com o objetivo de fazer a diferença no cuidado com as roupas, Sonho possui um portfólio com amaciante diluído, amaciante concentrado, lava-roupas líquido e passa-roupas, e ainda uma linha especial para roupas finas e delicadas. Neste ano, a marca lançou a nova versão do amaciante, que agora é 5 em 1: amacia, perfuma, cuida das cores, preserva os tecidos e controla odores.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual sua Rede Social Favorita?

46.7%
27.5%
16.7%
8.3%
0.8%