25/05/2021 às 16h07min - Atualizada em 26/05/2021 às 00h00min

Por que o brand safety tem sido fundamental nas campanhas publicitárias atuais?

Por André Franco

SALA DA NOTÍCIA Juliana Chagas
Divulgação
POR QUe O BRAND SAFETY TEM SIDO FUNDAMENTAL NAS CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS ATUAIS?
*Por André Franco

Em uma época de intensa disseminação de fake news, publicação de informações inadequadas e ampliação da publicidade via mídia programática, existe uma preocupação crescente das marcas a não se associarem à conteúdos impróprios, de forma automática. E nesse contexto, o Brand Safety se torna cada vez mais importante para evitar uma crise de imagem e blindar o anúncio de aparecer em locais indevidos.

Com todo o amadurecimento do mercado publicitário e com o aumento da exigência em relação a Lei Geral de Proteção e Dados (LGPD), a tendência é que a segurança oferecida pelo Brand Safety seja cada vez mais essencial para que as adtechs consigam fortalecer suas relações de confiança com as marcas, publishers e consumidor final. Um levantamento feito pelo Comitê de Brand Advertising, do IAB Europa, aponta que 77% dos heads de marketing consideram o Brand Safety uma prioridade.

Não há dúvidas que o mercado de publicidade digital evoluiu muito nos últimos anos no quesito de recursos internos que minimizam esse problema. Identificar ambientes ou sites "indesejados" (relacionado à crimes) e temas arriscados são grandes preocupações das agências anunciantes e do mercado digital no geral. Os desafios atuais passam pelo grande volume de conteúdo produzido diariamente, monitoramento constante e atualização de dados. Diversas ferramentas podem ser usadas para um controle maior da publicidade programática.

Alguns recursos já são conhecidos, como por exemplo o blocklist, sistema interno que bloqueia uma lista de palavras de baixo calão, incitação ao ódio, violência, racismo, pornografia, entre outros. Existe também o wishlist, lista de sites positivos e desejados no mercado.

A realidade é que se tornou cada vez mais importante apostar em soluções customizáveis de acordo com o propósito de cada empresa e do público que deseja impactar e isso, consequentemente, traz resultados mais assertivos. Para aumentar ainda mais a confiança, os serviços de auditoria são imprescindíveis para que as marcas possam confirmar se aquele ambiente digital é seguro ou não.

Por fim, no mercado publicitário há uma infinidade de ferramentas e estratégias que podem ser utilizadas para impactar positivamente um prospect, converter uma venda ou atrair um novo cliente. Porém, cabe as marcas terem responsabilidade e compliance do conteúdo produzido por essas mídias para garantir efetividade das campanhas.

*André Franco é CCO da Cazamba, especialista no desenvolvimento de tecnologias em mídia para permitir que as marcas engajem com seus consumidores
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual sua Rede Social Favorita?

47.1%
27.3%
16.5%
8.3%
0.8%