31/05/2021 às 14h35min - Atualizada em 01/06/2021 às 00h00min

Dicas para ser um ótimo gerente de laboratório: 3 hábitos de sucesso

SALA DA NOTÍCIA LUCAS WIDMAR PELISARI
Estabelecer estratégias para gerir laboratórios e equipes tem sido um desafio para garantir o sucesso do negócio. Afinal, quando falamos em empreendimento, planejar é uma das prioridades.

Esse planejamento envolve vários fatores. A partir deles, ações são traçadas para que todos os objetivos sejam atingidos. Mas, como gerenciar uma equipe de laboratório de forma eficaz?

Um bom gestor deve se planejar por meio das finanças, estoque e materiais. Uma boa gestão é imprescindível para garantir o sucesso do laboratório. Uma ótima opção para auxiliar nessa gestão, é contratar um Software para isso, o Sistema Vida é um bom exemplo.

A boa gestão é um ponto que não pode ser negligenciado, fazendo com que as soluções dos problemas sejam feitas da forma correta, evitando dificuldades maiores

Veja a seguir algumas dicas de como gerenciar equipe de laboratório. Confira:
 

Tenha um planejamento administrativo

Ter um planejamento administrativo é o primeiro passo de como gerenciar equipe de laboratório. Organizar todas as atividades dentro de uma rotina eficiente é importante para que o trabalho flua corretamente.

Pode-se destacar alguns conceitos de administração para realizar esse planejamento, como o plano de negócios e pontos do planejamento estratégico.

 A partir da análise dos fatores que envolvem os desafios do empreendimento, sejam eles internos ou externos, podemos estabelecer objetivos para atingir os planos de ações.

É preciso monitorar essas ações e a forma que estão sendo executadas para acompanhar os resultados e corrigir falhas que possam aparecer no caminho. É importante que todos os processos sejam unificados, para garantir agilidade dentro do plano.

Dentro do planejamento é importante se atentar a 3 pontos para que a gestão dos laboratórios seja um sucesso: sazonalidade, estoque e finanças. Confira a seguir:
 

Sazonalidade

Um gestor de um laboratório sabe como funciona o seu negócio. Os seus colaboradores atendem os pedidos de exames feitos pelos médicos.

Existe um média de atendimentos que são feitos em um ano, mas, em determinadas épocas do ano, existe um aumento da demanda ou uma diminuição da mesma. Isso é a sazonalidade.

Ela acontece normalmente pelo surto de alguma doença. Para não ser pego de surpresa, um dos pontos que se deve observar é o aumento da demanda sazonal. Uma gestão eficiente possui estrutura, bom atendimento e qualidade para atender isso.

Estruture a sua equipe a partir de 3 pontos principais:

-       Treinamento
-       Agendamento online
-       Redução no tempo de espera
 

Gestão de materiais e estoque


Mesmo em épocas de alta demanda ou não, uma boa gestão deve se preocupar com o controle de materiais e estoque de forma eficiente. Os pedidos devem ser organizados para que as demandas não tenham que lidar com atrasos e problemas.

Com isso, é preciso estar atento ao fluxo de pacientes e de exames solicitados por eles todos os meses e a partir disso, organizar o estoque. Não é recomendado somente ficar de olho nas prateleiras do estoque para gerenciar insumos.

Veja algumas dicas para que você consiga otimizar seu tempo e o processo de gestão de estoque e materiais do seu laboratório. Confira a seguir:

-       Organize os reagentes e os materiais, bem como o armazenamento, transporte, manipulação e descarte correto.
-       Agrupe conforme o tipo de equipamento, armazenando cada grupo de acordo com sua especificidade e identifique cada um deles.
-       Faça o controle por código de barras.
-       Gerencie o estoque por lotes e vencimentos.
-       Mantenha um relacionamento bom com seu fornecedor
-       Identifique os materiais
 

Gestão financeira

Esse é um dos pilares para uma boa gestão de laboratórios. controlar fluxo de caixa, sabendo a respeito de despesas e receitas pode ser uma tarefa difícil, mas é mais do que necessária.

As finanças também estão relacionadas com investimentos futuros. Vários fatores podem ser atingidos a partir da má gestão financeira quando não se tem atenção.

Em muitos laboratórios, a gestão financeira ainda é feita a partir de planilhas no Excel. Por muito tempo elas já foram práticas, mas como o fluxo tem aumentado atualmente, isso pode comprometer o monitoramento da gestão financeira da empresa.

Com isso, a melhor dica é adotar um software, como vimos anteriormente. ele vai fazer com que seu tempo seja otimizado e que você consiga colocar informações relevantes e detalhadas a partir de cada processamento feito no laboratório.

É importante se atentar aos principais problemas que norteiam uma boa gestão e colocar em prática os pontos para resolver os problemas de forma eficiente de como gerenciar equipe de laboratório. Estude sobre administração de negócios e tenha sucesso.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual sua Rede Social Favorita?

46.0%
26.2%
17.5%
9.5%
0.8%