03/06/2021 às 08h57min - Atualizada em 04/06/2021 às 00h00min

Dia do Meio Ambiente: destilaria 100% sustentável aposta em plantação orgânica e utilização do bagaço para destilar cachaça

De acordo com a pesquisa "Crescimento do Consumo Sustentável on-line", feita pela empresa Mercado Livre, 2,5 milhões de pessoas de toda América Latina compraram produtos sustentáveis entre o período de junho de 2019 e maio de 2020

SALA DA NOTÍCIA Notícia Expressa
No dia 05 de junho é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A preocupação com causas sustentáveis tem crescido cada vez mais entre os brasileiros, comportamento que vem influenciando até nas compras pela internet. De acordo com a pesquisa “Crescimento do Consumo Sustentável on-line”, feita pela empresa Mercado Livre, 2,5 milhões de pessoas de toda América Latina compraram produtos sustentáveis entre o período de junho de 2019 e maio de 2020. Só no Brasil foram 1,4 milhões de consumidores.

Tal crescimento fez com que as empresas investissem cada vez mais nessa causa. Dados da Associação Brasileira de Energia Solar (ABENS) mostram que o setor de energia solar no Brasil conseguiu R$13 bilhões de investimentos no ano passado, 52% a mais do que em 2019. Apesar de ser um assunto que ganhou força há pouco tempo, empresas consagradas no mercado, e com décadas de atuação, investem na sustentabilidade há anos.

No mercado desde 1948, a destilaria Weber Haus está sediada em Ivoti (RS), e pode ser considerada uma empresa 100% sustentável. "Cada vez mais as pessoas estão engajadas em questões ambientais, então, quando vão adquirir algum produto, observam se é de uma empresa que possui iniciativas sustentáveis”, diz Evandro Weber, diretor da destilaria. Toda a energia necessária na fabricação das bebidas vem de produção própria, através de placas solares.

A empresa também se preocupa no momento de gerir os resíduos da fabricação para evitar impacto ambiental. "A partir do bagaço, é feito um composto usado como adubo na plantação da cana-de-açúcar, deixando o solo mais macio e com novos nutrientes, já que trabalhamos com produtos orgânicos ", explica Evandro. Outra parte do composto é utilizada na produção do vapor da caldeira, responsável pela destilação da cachaça. Já o Vinhoto, que é o caldo de cana não utilizado na produção de cachaças é também aproveitado como adubo.

Além disso, toda plantação da Weber Haus possui certificação orgânica: “Cada vez mais estamos investindo no setor de orgânicos, impulsionados pelas novas demandas de mercado e preocupados com a questão da sustentabilidade.” – destaca o executivo.

“Notamos que a aceitação da cachaça orgânica é muito maior no mercado, tanto no interno quanto no exterior.” – complementa. Por conta dessa política sustentável, pioneirismo e um portfólio eclético, a Weber Haus conseguiu se consagrar como uma das marcas mais respeitadas no mercado de destilados. A destilaria inclusive se tornou uma atração turística no Rio Grande do Sul. "Queremos mostrar que uma marca tradicional também é engajada com pautas mais atuais e que temos responsabilidade ambiental em todos os processos de produção de nossas bebidas", finaliza.

A Weber Haus também é uma das empresas que possuem o selo Eu Reciclo, que certifica que a marca destina recursos à cadeia de reciclagem, através da compensação ambiental de pelo menos 22% das embalagens, de acordo com as normas previstas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos. O vidro das garrafas especiais de Cachaça e Gin da destilaria é reciclado.

Sobre a Weber Haus
A história da família Weber no Brasil tem início em 1824, quando saíram da cidade alemã de Hunsrück para morar no Lote 48 das encostas da Serra Gaúcha, hoje chamada Ivoti. Ao adquirir as terras, a família iniciou o plantio de batata inglesa. Foi só em 1848, com o plantio de cana-de-açúcar, que começaram a elaborar cachaças para consumo. O destilador foi construído após um século e era formado apenas por um galpão com um engenho de tração animal. Atualmente, a Weber Haus já coleciona mais de 100 premiações e certificados importantes para a agroindústria.
 
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