08/06/2021 às 17h13min - Atualizada em 09/06/2021 às 00h00min

Marketing digital em tempos de pandemia

SALA DA NOTÍCIA LUCAS WIDMAR PELISARI
Se você chegou até aqui, está querendo descobrir dicas de marketing digital em tempos de pandemia, não é mesmo? A boa notícia é que chegou ao lugar certo. A partir de agora, vamos mostrar orientações que não exigem grandes investimentos e podem ser aplicadas nos próximos dias em seu negócio. Acompanhe!

1- Invista na presença online

O primeiro passo é investir em presença online. Um dos principais erros de grande parte das empresas é focar somente em um canal de comunicação para o seu negócio. Não basta apenas ter um perfil nas redes sociais e compartilhar conteúdo com o seu público. É importante ter um site e uma página completa no Google Meu Negócio.

Se você tinha pontos físicos e foi afetado pela crise causada pelo novo coronavírus, recomendamos investir em uma loja virtual na internet. O mais interessante é que não é necessário ser especialista em programação ou em sites para divulgar os seus produtos. O próprio Instagram contém uma ferramenta gratuita para que o empreendedor compartilhe as mercadorias com outras pessoas na internet.

2- Conheça a sua audiência

Outra dica interessante é conhecer o seu público. Foi-se o tempo em que o marketing digital era desenvolvido com base no achismo de donos de empresas. Agora, é essencial entender as dores, os objetivos e como solucionar os problemas dos consumidores.

Ao contrário do que muita gente imagina, esse processo é mais simples do que parece. Basta fazer uma pesquisa com os consumidores ou pessoas que estão envolvidas com o seu negócio. Por meio dessa ferramenta, você consegue tomar decisões mais assertivas para a sua empresa.

3- Entregue conteúdo rico

Uma das principais características do marketing digital é entregar conteúdo rico para os clientes. Esqueça aquela velha prática de compartilhar apenas informações sobre os seus produtos ou serviços. Para construir um relacionamento de qualidade, busque responder a dúvida do consumidor no momento em que ele mais precisa.

Se você tem um site de moda, por exemplo, evite divulgar apenas as últimas tendências do mercado. Você deve publicar dicas de como vestir para um casamento durante o dia, como se vestir para uma festa da empresa ou como ficar elegante sem grandes investimentos.

Esse tipo de estratégia, sem dúvidas, é uma das melhores formas de encantar a sua audiência. Afinal, ela percebe que você não está preocupado somente em vender um produto, mas sim em deixar a rotina dela mais prática e agradável.

4- Mantenha um contato humanizado

Nunca é demais lembrar o quanto o contato humanizado é fundamental para o seu negócio. Uma dica interessante é mostrar os bastidores da sua empresa. Esse tipo de conteúdo aumenta a conexão entre marca e consumidores. Quem é dono de um restaurante, por exemplo, pode mostrar como é a cozinha, quais são os procedimentos de preparo dos alimentos, entre outras questões.

5- Pense em estratégias a curto prazo

Engana-se quem pensa que o marketing digital contém estratégias somente a longo prazo. Pelo contrário, existem alternativas que ajudam a acelerar os números do negócio. Uma delas é a construção de anúncios no Google e redes sociais.

Aqui, é importante deixar claro que o empreendedor não deve apenas colocar um anúncio no ar e esperar os resultados. Você deve, por exemplo, monitorar os números de forma constante para entender quais são as estratégias que surtiram efeito e quais são aquelas que devem ser otimizadas.

6- Defina objetivos

Qualquer estratégia de marketing deve ter a definição de objetivos. Por meio dela, você consegue descobrir quais são os caminhos necessários para atingir as suas metas. Dentre os objetivos mais comuns, encontram-se: conhecimento de marketing, engajamento dos clientes, entre outros. Vale a pena conversar com sua equipe ou com os seus sócios para estabelecer onde pretende chegar pelos próximos meses.

O mundo mudou bastante nos últimos meses. Por isso, é importante acompanhar o mercado de perto para entender as novidades e verificar se elas podem se encaixar ao seu modelo de negócio. Uma dica interessante é investir em outsourcing de TI.

Ao terceirizar essa etapa importante da empresa, você garante redução de custos, rapidez e eficiência, otimização de etapas e pode cuidar das estratégias de marketing digital em tempos de pandemia com mais cuidado. O Mestres da Web é uma das referências no mercado quando o assunto é outsourcing de TI e desenvolvimento de aplicativos. Vale a pena conhecer mais detalhes sobre essa empresa.
 
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