08/06/2021 às 16h38min - Atualizada em 09/06/2021 às 00h00min

Tenha uma noite de sono tranquila.

O que é sono?

SALA DA NOTÍCIA Leandro Bezerra da Cunha
https://www.polissonografiabrasilia.com/
polissonografia Brasília, polissonografia domiciliar Brasília
Para a medicina, o sono é um estado de repouso com suspensão das ações motoras voluntárias e perceptivo-sensoriais, acompanhado de inatividade parcial da consciência.

Trata-se também de uma necessidade diária, já que somente o sono consegue restaurar as energias físicas e mentais de uma pessoa, além de ser indispensável para as funções hormonais, o fortalecimento do sistema imunológico, a consolidação da memória e da aprendizagem.

A necessidade diária de sono pode variar de acordo com a faixa etária e as particularidades do indivíduo. Enquanto algumas pessoas parecem se contentar com apenas seis horas de sono por dia (dormidores curtos), outros necessitam de oito ou mais horas de adormecimento (dormidores longos).

Sabe-se que diversos fatores físicos, psicológicos, socioculturais e ambientais contribuem para o padrão de sono, no entanto, é consenso entre os médicos especialistas que todo indivíduo deve dormir um período mínimo de seis horas diariamente para garantir o restabelecimento de suas energias e o bom funcionamento do organismo.

Além da fadiga e da sonolência diurna excessiva, a privação do sono pode desencadear:
  • Lapsos de memória;
  • Déficit de atenção;
  • Oscilações de humor;
  • Irritabilidade;
  • Dificuldade de raciocínio e concentração;
  • Entre outras consequências desgastantes capazes de prejudicar a rotina social e profissional do indivíduo.

E mais: estudos científicos indicam que aqueles que dormem um número de horas inferior ao recomendado envelhecem mais precocemente, e estão mais propensos a infecções, à obesidade, à hipertensão e ao diabetes.

Por isso, ao experimentar quaisquer dificuldades para dormir ou a sensação de “noite mal dormida” mesmo após várias horas de sono, é fundamental procurar a ajuda de um médico especialista.

No Instituto do Sono Otoface em Brasília, você pode contar com uma equipe coordenada pelo Dr. Flávio Henrique Barbosa, especialista em Medicina do Sono pela Universidade Federal de São Paulo e Otorrinolaringologista e Cirurgião-Crânio-Maxilo-Facial pela Universidade Federal de Uberlândia.

Para agendar sua consulta em Brasília, POLISSONOGRAFIA BRASÍLIA entre em contato.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual sua Rede Social Favorita?

46.0%
26.2%
17.5%
9.5%
0.8%