09/06/2021 às 18h10min - Atualizada em 10/06/2021 às 14h35min

Influenciadores digitais legendam stories para acessibilidade de deficientes auditivos

A violinista e digital influencer Anna Murakawa faz parte do grupo de criadores de conteúdo que utiliza a escrita de suas falas para unificar todos os seus públicos

SALA DA NOTÍCIA Agência Brands
Créditos - Sophian Ferey

A acessibilidade nas ruas e locais públicos é um assunto que vem sendo debatido e alertado há anos, com deficientes físicos, visuais e auditivos lutando pelos seus direitos e por melhorias para que sejam vistos, ouvidos e atendidos. Mas, e a acessibilidade virtual? Como vem sendo pensada? Com o avanço da tecnologia, pouco preparo foi direcionado às pessoas que não conseguem enxergar as telas e nem ouvir os áudios dos aparelhos que fazem parte do cotidiano mundialmente. Pensando nisso, alguns influenciadores digitais começaram a se mobilizar e passaram a legendar os stories de suas contas no Instagram para mudar essa realidade e alcançar todos os seus seguidores.


Anna Murakawa é uma dessas personalidades. A violinista, referência no cenário da música clássica nacional e internacional, começou a inserir as legendas na intenção de unir todas as nacionalidades que seguem o seu perfil. Isso porque a brasileira, que mora há cinco anos em Sydney, na Austrália, conta com 506 mil seguidores de diferentes nacionalidades e que falam e entendem idiomas distintos. “O meu conteúdo é bilíngue, em inglês e português. Então, fica mais fácil para as pessoas lerem as legendas em sua língua nativa. Isso fez com que alguns seguidores viessem me agradecer, pelo fato de serem deficientes auditivos e, assim, poderem estar acompanhando os meus stories. Também recebi muitas mensagens de pessoas que, às vezes, assistem os stories e não podem estar com o som ligado. Essa é uma maneira muito legal de incluir muitas pessoas ao mesmo tempo”, conta a musicista, que é PhD em música, com foco em aprender como aprender.


Os resultados vêm sendo extremamente satisfatórios, agradando 90.2% dos brasileiros, 2.6% dos australianos, 2.1% dos americanos, 1.0% dos portugueses e 0.5% dos ingleses que as seguem na rede social. Para Anna, o sucesso não agrega somente para ela, mas para todos os envolvidos, incluindo marcas que buscam fazer parcerias e criar campanhas mais inclusivas. “Eu acredito que todos nós que estamos no Instagram produzindo conteúdo queremos atingir o máximo de pessoas possível, com ferramentas para conseguir ter um diálogo, apresentar o nosso trabalho e criar relacionamentos. Então, essa mudança é boa tanto para o público, quanto para os criadores de conteúdo, bem como para as marcas e todos os que estão envolvidos”, complementa.


De olho na tendência adotada pelos criadores de conteúdo, o Instagram lançou, recentemente, uma atualização para países com a língua inglesa. Com apenas uma figurinha, os famosos stickers, todos os usuários conseguem fazer com que seus stories sejam legendados automaticamente, sem precisar gastar tempo escrevendo cada palavra. A novidade ainda está em fase de teste e deve chegar, em breve, para os países de outras línguas. “Como ainda não está disponível em português, até o momento, as legendas seguem sendo feitas por mim, que escrevo e traduzo o que falo na hora. Mas, fiquei surpresa com a qualidade das legendas em inglês. As legendas levam muito mais tempo do que eu gostaria. Se eu faço uma série de oito stories, por exemplo, levo, em média, de 20 a 30 minutos para conseguir colocar a legenda, tanto no português quanto no inglês. O importante e principal de tudo é que todo mundo se sinta incluído”, finaliza Murakawa.


Sobre Anna Murakawa
Anna deixou o Brasil aos 17 anos para investir em sua carreira internacional como violinista. Desde então, já morou em 4 continentes, fala 7 línguas e construiu uma carreira impactante como artista, influenciadora digital e expert em alta performance. Musicista, compositora, produtora, empresária e mentora, Anna já performou com artistas renomados nacionais e internacionais como Ivete Sangalo, Toquinho, Família Lima, Eminem, Michael Bublé, One Republic, Delta Goodrem, Jessica Mauboy, Samantha Jade, dentre outros. PhD em música com foco em aprender como aprender, a especialista já ajudou centenas de pessoas como professora na Universidade de Sydney, na Austrália, país que atualmente mora, e através de seus cursos online. Em suas redes sociais, @annamurakawa.violin inspira e influencia seus mais de 500 mil seguidores, compartilhando seu estilo de vida e conteúdos diários sobre aprendizagem, foco, mindset de sucesso, sonhos, arte, experiências e outros temas que buscam impulsionar as pessoas a entrarem em ação e seguir na direção de seus objetivos.



 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual sua Rede Social Favorita?

46.0%
26.2%
17.5%
9.5%
0.8%