09/06/2021 às 17h15min - Atualizada em 10/06/2021 às 14h35min

Projeto cultural chega a Minas Gerais para incentivar as artes cênicas para o público infantil

Instituições do Oeste de Minas e da Região Metropolitana de BH recebem estruturas físicas do projeto “Armarinho, Cantinho da Imaginação” entre os dias 18 e 25 de junho

SALA DA NOTÍCIA Patricia Nascimento
Alex Garcia
Voltado para o público infantil, o projeto “Armarinho, Cantinho da Imaginação” tem o objetivo de incentivar as artes cênicas a partir do contato com estruturas cenográficas que podem ser utilizadas como apoio para oficinas de teatro e contação de histórias. Nos próximos dias, instituições do Oeste de Minas e da Região Metropolitana de Belo Horizonte recebem o acervo, cujos materiais são de uso permanente e oferecidos gratuitamente pelo projeto para as escolas e instituições contempladas.

Ao todo, seis instituições de quatro cidades serão contempladas, começando na sexta-feira, 18, quando a Escola Municipal Carmem Martins Moreira recebe o armarinho em Barão de Cocais. Na segunda, 21, é a vez da Escola Estadual Hermenegildo Vilaça. Na terça-feira, 22, o projeto chega em Congonhas, na Escola Municipal Sr. Odorico Martinho da Silva. Por fim, o acervo chega nas Escolas Municipais Eni Augusta Aarão e Padre Roberto de Oliveira da Cruz na quinta-feira (24) e na Escola Estadual Prefeito João José de Lima na sexta (25), todas no município de Desterro Entre Rios.

Cada armarinho é entregue com brinquedos e jogos educativos, livros, figurinos e adereços, caixa de som, projetor e DVDs. Diante do cenário ainda pandêmico, o projeto está sendo entregue respeitando todas os protocolos sanitários vigentes a fim de assegurar a segurança de todos os envolvidos. “A ideia é que os educadores utilizem esse material na preparação das atividades que serão realizadas com as crianças quando as aulas presenciais forem retomadas. Uma forma lúdica de educar e estimular a imaginação dos pequenos, com o objetivo de ampliar e aguçar o repertório cultural dos estudantes, impactando diretamente na construção da subjetividade de cada ser”, pontua Ewerton Silvino, supervisor de eventos da Incentivar – proponente do projeto. “Quando esses encontros presenciais forem possíveis e seguros, as crianças poderão participar de oficinas de teatro, atividade também contemplada pelo projeto”, completa.

Parte integrante da J. Mendes, a Ferro+ Mineração está localizada nos municípios de Congonhas e Outro Preto há mais de uma década, e tem a missão promover o desenvolvimento social por meio de ações como essa: “Para a Ferro+,  alegria e satisfação são partes do prazer em patrocinar esse projeto que garante o acesso à arte e à educação nas escolas, através da ludicidade e mágica que o teatro proporciona, fazendo com que as crianças se divirtam e aprendam lições de cidadania.”, diz Fabiola M. Xavier Ferreira, Coordenadora de Comunicação da empresa.

Viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, “Armarinho, Cantinho da Imaginação” é uma realização do Ministério do Turismo, através da Secretaria Especial de Cultura, com patrocínio da Ferro + e produção da Incentivar.

SERVIÇO
“Armarinho, Cantinho da Imaginação” em Barão dos Cocais
Instituição Beneficiada: Escola Municipal Carmem Martins Moreira
Endereço: R. José Fidêncio da Silva, 55, Leão XIII
Data e Hora: Sexta-feira, 18 de junho de 2021, às 09h

“Armarinho, Cantinho da Imaginação” em Piracema
Instituição Beneficiada: Escola Estadual Hermenegildo Vilaça
Endereço: Av. Onofre Pinto Lara, 40, Centro
Data e Hora: Segunda-feira, 21 de junho de 2021, às 09h

“Armarinho, Cantinho da Imaginação” em Congonhas
Instituição Beneficiada: Escola Municipal Sr. Odorico Martinho da Silva
Endereço: R. Anastácio Dantas, 37, Pires
Data e Hora: Terça-feira, 22 de junho de 2021, às 09h

“Armarinho, Cantinho da Imaginação” em Desterro Entre Rios
Instituição Beneficiada: Escola Municipal Eni Augusta Aarão
Endereço: R. Realino de Andrade, 100, Distrito de Pereirinhas
Data e Hora: Quinta-feira, 24 de junho de 2021, às 09h

Instituição Beneficiada: Escola Municipal Padre Roberto de Oliveira da Cruz
Endereço: Praça Cândido Pinto da Fonseca, 151, Distrito de São Sebastião do Gil
Data e Hora: Quinta-feira, 24 de junho de 2021, às 14h

Instituição Beneficiada: Escola Estadual Prefeito João José de Lima
Endereço: R. Pio José Fernandes, 110, Centro
Data e Hora: Sexta-feira, 25 de junho de 2021, às 14h

---

Sobre a Ferro+
A Ferro+ Mineração, parte integrante da J. Mendes, está localizada nos municípios de Congonhas e Ouro Preto/MG há mais de uma década. Pertencente ao quadrilátero ferrífero de Minas Gerais, com um quadro de 450 colaboradores diretos, tem enfoque na extração, beneficiamento e comercialização do minério de ferro. Sua atividade gera matérias-primas que são transformadas em produtos indispensáveis à sociedade, contribuindo para o crescimento econômico do país. A produção de minério de ferro é de alto padrão de qualidade e a capacidade produtiva é de 2,5 Mta. O empreendimento é reconhecido pela excelência de seus processos, visando ao máximo desempenho. A diferenciação de seu produto é comprovada por sua comercialização, já que a totalidade da produção é vendida para renomadas empresas.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual sua Rede Social Favorita?

47.5%
28.0%
16.1%
7.6%
0.8%