11/06/2021 às 09h49min - Atualizada em 12/06/2021 às 17h25min

Quais casos a polícia não pode prender meu veículo

SALA DA NOTÍCIA LUCAS WIDMAR PELISARI

Quais casos a polícia não pode prender meu veículo, esta pergunta sempre é feita quando nos deparamos com esse problema. E a resposta você vai encontrar aqui, neste artigo preparado especialmente para mostrar em quais casos a polícia pode ou não prender o meu veículo. 

 

Nos dias de hoje com a situação da Saúde do País enfrentando a Pandemia do Covid-19, damos atenção para algumas situações e acabamos esquecendo de outras que também são importantes.
 

Uma delas é o pagamento dos impostos dos veículos automotores, multas e todas as obrigações anuais. Esses impostos são gerados para todos os proprietários que possuem carros, motos e caminhões registrados no território nacional. 

 

Esse pagamento obrigatório deve seguir uma tabela de vencimentos, onde é levado em consideração o final da placa do veículo e pode ser pago em algumas parcelas ou até mesmo à vista.

 

Os estados possuem formas diferentes de cobrança entre eles. Desta forma, fique atento e procure saber quais as datas e vencimentos dos impostos do seu veículo e quais são as punições se você for pego transitando com esses documentos vencidos. 

 

Abaixo iremos mostrar quais são os quais casos a polícia não pode prender meu veículo, acompanhe fique por dentro e se for seu caso, procure regularizar o mais breve possível. 

Apreensão de veículos é o mesmo que retenção ou remoção?

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), os termos de retenção, retirada e apreensão de veículos são diferentes. Isso inclui a duração da punição e se o carro precisa ser rebocado até o pátio do Detran.

 

As restrições incluem manter o veículo até que um veículo qualificado e capaz o remova do local. A remoção envolve o transporte do carro até o pátio. Isso significa pagar a taxa de suspensão e a quantia necessária para remover a taxa de suspensão. 

 

Para apreender um veículo, é necessário que haja uma agência responsável por determinar e exigir a apreensão de propriedade por quanto tempo.

 

Quando ele foi removido, ele foi para o pátio e foi solto após o pagamento da taxa. No momento da apreensão, mesmo que o proprietário pagasse a taxa, ele não poderia liberar o veículo antes do prazo estipulado pelas autoridades

Quais casos a polícia pode prender meu veículo

O código de trânsito brasileiro (CTB) rege algumas normas e leis que os proprietários de veículos devem seguir. Dentro destas leis, existem algumas que falam em quais situações a autoridade policial pode apreender os veículos automotores. Vamos a algumas destas situações.

 

A primeira é que o próprio carro não está devidamente registrado ou licenciado em ordem. Em segundo lugar, existem alguns problemas com uma ou mais placas: devido à falta de uma placa ou suspeita de adulteração das placas ou vedação inadequada.

 

Um dos motivos para a apreensão de carros são "rachas" e "pegas". Competições, manobras perigosas em vias públicas, que também dão às autoridades policiais o direito de apreender os carros.

 

CNH com carteira de habilitação nacional. Se houver suspeita de violação, eles podem ser presos e o carro também será preso, a menos que você chame um motorista qualificado para buscá-lo.

 Quais casos a polícia não pode prender meu veículo

O CTB, diz algumas coisas sobre as possibilidades do veículo não ser apreendido, vamos à algumas situações de quais casos a polícia não pode prender meu veículo:

 

Atrasar-se ao IPVA em si não causará preocupação com o veículo, mas impedirá a autorização, e sim, causará preocupação. A taxa do licenciamento é uma das principais, que mostra se o veículo está em dia e autorizado a circular em território nacional. Permite a emissão de certificados de matrícula e licença de veículos (CRLV).

 

Os carros podem ser apreendidos e é aí que surgem mais problemas. Você será multado pelo tempo que deixar de pagar o IPVA, e o percentual varia de estado para estado.Você pode consultar o site do Detran.

 

Os motoristas não poderão dirigir até que o governo resolva todos os problemas. Se você for parado pela polícia, terá que pagar juros e multas para ajustar a situação e pagar impostos. Você ainda tem que arcar com o custo de estacionar o carro no pátio do Detran.

 

 Eventualmente, se o pagamento não for feito, o carro pode ser leiloado. Estas dores de cabeças são evitadas sempre que mantemos os impostos em dia. Caso fique com alguma dúvida, acesse o site SR Proteção Veicular. Nele você vai encontrar diversas informações, leis, códigos de trânsito e muito mais. 

 

Nosso artigo de hoje mostrou quais casos a polícia não pode prender meu veículo, acompanhe nosso site, se ficou com alguma dúvida, comente abaixo, iremos responder o mais breve possível.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual sua Rede Social Favorita?

46.0%
26.2%
17.5%
9.5%
0.8%