14/06/2021 às 13h43min - Atualizada em 14/06/2021 às 17h25min

O que é automação e para que serve?

Saiba a utilidade da automação

SALA DA NOTÍCIA Victor Augusto de Alencar
Freepik

A automação é um dos processos que mais tem sido procurado nos últimos anos, em grande parte pelo potencial que ele oferece. Até porque automatizar funções ajuda a eliminar erros e otimizar o tempo de diversas ações dentro de uma empresa.

O mundo está passando atualmente por uma transformação tecnológica, onde a maioria das organizações acaba sendo impactada diretamente por esse tipo de recurso. Assim sendo, ferramentas de automação se tornam cada vez mais acessíveis.

Além disso, especialistas seguem trabalhando em ferramentas que podem ser utilizadas em automação para construtoras, bem como em outros processos, principalmente para facilitar ainda mais o trabalho de muitas empresas.

Nestes casos, é importante ter em mente todo o potencial de trabalho que você tem utilizando as ferramentas de automação. O termo em si significa o ato de pegar alguma atividade manual e torná-la independente de qualquer interação com seres humanos.

Basicamente, você pega trabalhos repetitivos e que levam tempo para serem executados e substitui a figura humana por uma máquina, ou seja, conquistando muito mais agilidade em cada um dos processos.

A chance de processamento neste caso é muito maior, garantindo resultados mais expressivos e diminuindo a chance de erro, uma vez que a ferramenta de painel de automação industrial apresentará resultados fixos de acordo com sua programação.

Uma máquina não se cansa, não se distrai ou precisa de repouso. Ela constantemente continuará fazendo o trabalho, exatamente da mesma forma. Isso otimiza o tempo de produção e de análise, uma vez que reduz as chances de erro.

Além disso, a automação deixa seus colaboradores livres para agirem em áreas mais complexas, onde suas capacidades humanas são realmente necessárias, como no atendimento e gerenciamento da empresa.

Dessa forma você consegue processos muito mais agilizados e otimizados, enquanto sua equipe se prepara para ações que de fato precisam da atenção humana para serem realizadas, identificando melhorias em todo caminho que a empresa trilha.

As diversas frentes da automação

Hoje em dia, a automação está presente em qualquer setor, inclusive, a automação elétrica industrial, por exemplo, tem sido um destaque na área.

Antes limitada a áreas operacionais, o avanço das inteligências artificiais trouxe uma série de recursos importantes que devem ser levados em conta quando você for escolher as ações que tomará.

Considerados elementos de ficção científica, as inteligências artificiais são reais e cada vez mais comuns na maioria das empresas, com preços muito mais acessíveis para sua utilização. Estes equipamentos inteligentes são responsáveis por diversos setores da organização.

Através das ferramentas de inteligência artificial, você consegue explorar muito mais os resultados de sua companhia, em grande parte garantindo maior assertividade nos processos como um todo.

Estar ausente dessa corrida tecnológica pode te colocar pra fora do mercado, uma vez que a maioria das empresas já busca diferenciais dentro dessas ferramentas para se destacar. Hoje, existem inteligências artificiais em quase todos os setores.

Desde o atendimento, que pode ser automatizado em sua primeira etapa e facilitar o trabalho de toda a equipe, até mesmo a gestão financeira podem ser avaliados através das ferramentas de inteligência artificial, que facilitam a busca e captura de dados.

Dessa maneira, gestores de empresas de usinagem só têm que se preocupar com a manutenção dessas ferramentas, que automatizam boa parte do trabalho, podendo até mesmo trabalhar em cima de cobranças e envio de boletos para seus clientes.

Ademais, os recursos de automação são tantos que muitos empreendedores tomaram a coragem de iniciar seu projeto por conta disso. Antes, era muito mais custoso abrir uma empresa, uma vez que você tinha que pensar em equipes e outros detalhes.

Hoje, com o advento das inteligências artificiais, um empreendedor pode iniciar o trabalho praticamente sozinho, contando com as ferramentas para dar seus passos iniciais e se estabelecer no mercado antes de pensar em contratações.

Mesmo depois de começar a necessitar de mão de obra humana, as ferramentas de automação ainda são fundamentais para manter o trabalho fluindo com assertividade.

Principais ferramentas de automação

Algumas ferramentas são fundamentais para qualquer tipo de empresa, independentemente do porte dela ou do ramo de atuação.

Por isso, você deve ficar atento a quais tipos de processo podem ajudar mais sua empresa de serviço de usinagem em Campinas, por exemplo, para encontrar uma ferramenta adequada e que entre em seu orçamento. Entre as principais estão:

Automação de e-mail

Com a automação de e-mail, você consegue resultados muito mais assertivos dentro do campo do marketing digital. A maioria dos usuários ainda lê e-mails pelo menos uma vez por dia, tornando essa uma das principais maneiras de se comunicar.

Com uma ferramenta de automação de e-mails, você pode gerenciar muito mais profundamente seus clientes, segmentando-os por suas necessidades e desejos, além de agendar publicações para serem disparadas de tempos em tempos.

É possível criar uma campanha inteira em alguns minutos usando uma ferramenta de automação de e-mail, mas é importante pensar que esse tipo de ferramenta não deve ser usada de forma leviana.

O excesso de e-mails pode levar o cliente a considerar sua correspondência eletrônica como spam, colocando-a diretamente na lixeira e ignorando o conteúdo. Isso acaba diminuindo a eficácia da ação.

Por isso, é importante que você utilize esse tipo de recurso com sabedoria em sua empresa de instalação de válvulas ou em qualquer outra que você trabalhe.

Gestão de marketing digital

Uma das principais formas de aproveitar a automação é com gerenciadores de marketing digital. Estas ferramentas trabalham seus leads de maneira muito mais expressiva, garantindo resultados em todos os momentos do funil de vendas.

Dessa maneira, você consegue acompanhar todos os seus clientes e identificar em que momento eles estão, se é hora de avançar na negociação ou entrar em contato através de um atendente.

Com esse tipo de ferramenta, você acaba tendo muito mais recursos para trabalhar na hora de negociar com o cliente. Isso porque é possível criar uma série de processos automatizados, identificando o momento certo de agir.

Uma boa equipe de atendimento acaba ganhando muito mais tempo com esse tipo de recurso, uma vez que já saberá exatamente o que o cliente deseja para iniciar o contato com sua empresa de quadros de comando eletrico, por exemplo.

CRM

A sigla, que significa Customer Relationship Management, também é uma ferramenta importante para sua equipe de atendimento.

Com ela, é possível identificar uma série de ferramentas importantes para a comunicação com o cliente, desde o primeiro contato. Dentre as ações disponíveis no CRM podemos citar:

  • Gestão de segurança;
  • Conversão de oportunidades;
  • Escalabilidade;
  • Mobilidade.

Um dos principais elementos de um bom CRM é a utilização de chatbots. Esse tipo de ferramenta é fundamental para o atendimento inicial, uma vez que se trata de uma inteligência artificial criada especificamente para atender.

Através de uma programação complexa, a ferramenta é capaz de responder diversas questões comuns para sua empresa, fazendo um primeiro atendimento automatizado e liberando seus canais de atendimento para referências realmente importantes.

Benefícios de usar a automação

Esse tipo de ferramenta possui uma série de benefícios importantes, que devem ser compreendidos por qualquer empresário que ainda está em dúvidas sobre usar o conceito de automação em sua empresa. Entre eles estão:

Reduz custos

Uma das principais vantagens da automação é que ela reduz custos em diversas áreas. Ao automatizar os processos internos, você consegue reduzir o tempo e o gasto de capital sem perder a eficiência no processo.

Além disso, quando você automatiza um processo, consegue enxugar sua equipe, diminuindo assim os custos com encargos trabalhistas e salários.

Embora exista um valor inicial de investimento para os serviços de automação, em pouco tempo ele acaba se pagando.

Aumenta a produtividade

Através das ferramentas de automação, você consegue ampliar as capacidades da empresa, reduzindo consideravelmente o tempo gasto para cada execução. Assim, você acaba aumentando a produtividade da organização.

Além disso, com os trabalhos manuais e repetitivos automatizados, você libera seus colaboradores para realizarem outras tarefas mais importantes, o que também aumenta a capacidade produtiva deles e por consequência a de sua empresa.

Monitoramento de ações

Uma das principais vantagens da automação para empresas é a capacidade de monitorar todas as ferramentas em funcionamento. Por se tratarem de máquinas, elas costumam emitir relatórios completos de suas atividades de maneira constante.

Para um gestor de um projeto de instalações elétricas, é muito mais fácil compreender como o andamento da empresa está saindo, e como você consegue explorar melhor seu potencial de engajamento para conseguir espaços melhores.

Caso identifique alguma falha nos processos da empresa, com os relatórios em mãos é muito mais fácil encontrar a causa da falha e que ações realizar para modificar este resultado.

Considerações finais

A automação é uma das mais importantes ferramentas da atualidade, pois permite que a empresa consiga ganhos reais em um tempo muito curto, além de melhorar todos os processos da companhia.

Por isso, é importante lidar com esse tipo de recurso da melhor maneira possível, conquistando assim um espaço de destaque no mercado em que sua empresa se encontra.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual sua Rede Social Favorita?

47.2%
26.8%
16.3%
8.9%
0.8%