14/06/2021 às 15h25min - Atualizada em 14/06/2021 às 17h25min

Empresa fomenta sustentabilidade na gestão de têxteis e evita geração de 550 mil quilos de lixo hospitalar em um ano

A europeia Elis tem atuação em 19 estados brasileiros e promove iniciativas como compra de matéria-prima reciclada e a locação de avental reutilizável em unidades de saúde.

SALA DA NOTÍCIA Uirá Banheza
Avental Elis HR -Linha HeRo

Dia 5 de junho é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, que tem o objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas para os problemas ambientais, entre eles o aumento do descarte de lixo no Brasil. Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública (Abrelpe), o Brasil produziu 79 milhões de toneladas de lixo em 2019, cerca de 18% a mais do que em 2010. 

Pensando na importância desta data, algumas empresas propõem soluções para que empresas descartem menos lixo, promovendo a sustentabilidade. Uma delas é a Elis (www.elis.com.br), líder europeia com ampla atuação no Brasil na gestão, locação e higienização de enxovais usados em hospitais, hotéis e indústrias. Em todo o mundo, a empresa promove iniciativas sustentáveis como adoção da energia solar, compra de matéria-prima reciclada, reciclagem de resíduos e também locação de produtos reutilizáveis tais como a linha de  aventais reutilizáveis, ideia que surgiu da subsidiária brasileira.

Essa linha de aventais reutilizáveis, que é produzida e higienizada pela Elis, não é descartada no meio ambiente como as mais comuns usadas em boa parte dos hospitais brasileiros, possibilitando que menos lixo hospitalar seja descartado no meio ambiente. No período de um ano após o lançamento dos produtos, a Elis já higienizou mais de 11,6 milhões de unidades, evitando a geração de mais de 550 mil quilos de descartáveis. Transformando essa quantidade em metros de descartável, a economia equivale a uma distância de 14 mil quilômetros, algo semelhante a um terço da circunferência do planeta Terra.

Além disso, a empresa higieniza cerca de 290 mil toneladas de têxteis em todo o Brasil por ano e, em 2021, já foram registradas mais de 100 mil toneladas de unidades higienizadas até abril.

A ação da Elis ajuda o Brasil a combater o aumento do descarte de lixo. Segundo a Associação Brasileira de Recuperação Energética de Resíduos (Abren), o país produziu cerca de 253 mil toneladas de lixo hospitalar em 2020, volume quatro vezes maior do que o registrado no ano anterior. “Oferecemos um serviço que poucos veem, mas é de extrema importância. Nosso objetivo é facilitar a vida dos nossos clientes deixando que eles se preocupem, exclusivamente, com sua atividade-fim. Queremos que nossos clientes continuem salvando vidas, produzindo vacinas, medicamentos, alimentos e hospedando pessoas com segurança. Alinhado a isso, propomos ser um agente de mudança para uma gestão de têxtil profissional, contribuindo para o meio ambiente.” destaca o CEO da Elis Brasil, Otávio Carvalho.

Além de contribuir para a diminuição do descarte hospitalar, a Elis se preocupa com o consumo sustentável de água no setor. Para isso, a empresa usa poços outorgados e sistema de água de reuso, que é o reaproveitamento da água em todo processo de produção. Além disso, conta com sistema de tratamento de efluentes em suas operações.

Por meio desses diferenciais, a Elis já registrou resultados importantes em defesa ao meio ambiente. Desde 2010, a empresa possibilitou a redução de 30% do consumo de água em e 26% do consumo de energia em todos os 28 países em que a empresa atua.

Sobre a ELIS

A Elis é um grupo líder na Europa e no Brasil que possui mais de 130 anos de experiência nos serviços de gestão e higienização de têxteis, como enxovais, uniformes, aventais, EPI’s, além de tapetes industriais, MOPS, esterilização, entre outros serviços. No país desde 2012, a empresa atua nos segmentos hospitalar, hoteleiro, industrial, comércio e serviços, conta com mais de 9 mil colaboradores que garantem a excelência do serviço a mais de 5 mil clientes e higieniza cerca de 290 mil toneladas de têxteis em 19 estados brasileiros.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual sua Rede Social Favorita?

46.0%
26.2%
17.5%
9.5%
0.8%