14/06/2021 às 10h48min - Atualizada em 14/06/2021 às 17h30min

Os desafios de criar ofertas inovadoras no mercado brasileiro de computação em nuvem

Por Luiz Fernando de Souza, CBO da Binario Cloud

SALA DA NOTÍCIA Du Paulino
www.midiaria.com
Luiz Fernando Souza
Desde o boom do cloud computing nas empresas brasileiras, criar soluções tailor made tem sido um dos principais desafios dos provedores. Quando uma empresa pensa em ir para a nuvem, ela precisa considerar não só o preço ou a aderência do portfólio de soluções às suas necessidades, mas também deve ter sempre em mente que é essencial contar com um provedor confiável, seguro, transparente, próximo e parceiro, que atue em conjunto para tratar suas demandas. Este desafio incorpora-se à necessidade de que as soluções para cloud devem sempre permitir atualizações e melhorias, já que, além dos sistemas, as ameaças também estão sendo constantemente aperfeiçoadas.

O cenário atual, com o trabalho remoto, também aponta outro requisito que deve ser levado em consideração: é preciso pensar em soluções que podem ser utilizadas em ambientes com conexão limitada com a internet e que permitam a realização de operações-chave de forma offline sem impactar na produtividade das equipes. A disponibilidade também deve ser do tipo “anytime, any device”, pois nem sempre os colaboradores contarão com os endpoints corporativos em seus locais de trabalho remoto.

Essas situações refletem duas necessidades: primeiro, estudar o mercado e conhecer profundamente, por meio de estudos, benchmark e direcionamento, os desafios que a área de TI enfrenta para suportar o cliente final – as áreas de negócio. Em segundo lugar, construir uma cultura focada no usuário todos os dias, seja na criação ou na manutenção das soluções ofertadas, com mindset em causar um impacto positivo na cadeia. Para isso, as empresas devem investir na capacitação dos colaboradores e também na construção de mecanismos mais eficientes para que todos possam, dentro da metodologia adequada, dedicar cada vez mais tempo para pensar em UX.

Na Binario Cloud, por exemplo, nos dividimos em squads que interagem entre si e atuam em mais de duas dezenas de frentes simultaneamente, com a segurança de alocar recursos que vão gerar retorno para a operação e possibilitando o funcionamento síncrono das ferramentas entregues. Atuamos de forma simultânea no desenvolvimento dos produtos e acesso do usuário às novas soluções, passando por todo plano de delivery e sustentação. A versão inicial de cada solução é utilizada para aprendermos mais sobre os usuários.

Assim, quando chegamos no denominador comum, vemos as entregas materializadas – como é o caso do Central, o portal da Binario Cloud. Através dele, nossos clientes iniciam uma jornada para a nuvem que só termina com um pouso seguro. Do nosso lado, trabalhamos orientados pela definição de comportamento, construção de indicadores, coleta de dados, avaliação e tomada de decisões sobre o que evoluir ou eliminar. Nesse sentido, saber do quê abrir mão é tão importante quanto decidir o que deve ser aprofundado.

Esses são alguns fatores que devem ser pensados já na fase do desenvolvimento do produto. As circunstâncias do cenário global atual demandam que as empresas, mais do que nunca,  possam acessar e utilizar a nuvem de forma segura, confiável, rápida e a partir de qualquer dispositivo. Soluções que permitam ajustes remotos, rápidos e precisos com certeza largam na frente daquelas que demandam uma intervenção presencial para problemas mais corriqueiros. Por isso, todo dev precisa ter em mente os desafios do mercado brasileiro na hora de desenvolver uma nova solução cloud-based.

Por fim, os desenvolvedores de soluções para cloud computing devem ter em mente que o trabalho e o compromisso com os clientes nunca termina com a implementação: a assistência técnica e a disponibilidade são fatores tão importantes quanto. Quando o usuário percebe que o provedor está cuidando das suas demandas em todos os aspectos – desde custo, efetividade das soluções, aderência das ofertas, até experiência de uso – o resultado são relações comerciais duradouras, recursos reinvestidos e melhoria contínua.

Sobre a Binario Cloud
A Binario Cloud nasceu em 2017 com o mindset baseado em causar impacto no mercado de TI, trazendo soluções cloud-based completas e serviços gerenciados de alto valor agregado. Criada sob um alicerce de profissionais altamente capacitados e pioneiros na construção da maior nuvem privada do hemisfério sul, carregamos uma vasta experiência na operação e suporte de ambientes complexos.

Inovamos não só na entrega técnica e na qualidade do serviço prestado, mas também no modelo de negócio focado em otimizar o seu investimento. Nosso portfólio permite que empresas de todos os segmentos, dentro e fora do Brasil, mudem a forma como o TI é visto em sua estratégia de negócio e otimizem o custo com tecnologia, garantindo mais eficiência e autonomia para sua operação. Temos a solução de cloud computing ideal, pensada para dar a você a segurança para focar no que importa: o seu negócio!
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual sua Rede Social Favorita?

46.0%
26.2%
17.5%
9.5%
0.8%