18/06/2021 às 16h03min - Atualizada em 20/06/2021 às 00h00min

Scuola Eugenio Montale lança campanha para alertar sobre trabalho infantil

Projeto prevê diversas ações ao longo de 2021

SALA DA NOTÍCIA XXXX
www.montale.com.br
divulgação
A Scuola Internacional Italiana Eugenio Montale lançou a Jornada contra o Trabalho Infantil, uma campanha de conscientização sobre o tema. O projeto prevê várias atividades ao longo do ano de 2021 com os alunos da III Sc. Secondaria di I Grado (8º ano do Ensino Fundamental II).  A primeira foi a produção de um vídeo institucional para sensibilizar os alunos sobre a importância da luta contra a exploração do trabalho infantil no mundo. “Nosso objetivo é trazer o problema da exploração de crianças e adolescentes que trabalham de forma ilícita no Brasil e no mundo para a nossa instituição e convidar nossos alunos a refletir sobre a problemática, pensando em maneiras de como dar a sua contribuição”, informa o professor Marcílio Viera, um dos coordenadores do projeto e professor das disciplinas de Italiano, História e Geografia.

O vídeo contou com uma equipe pedagógica multidisciplinar para orientar os alunos, envolvendo as disciplinas de Italiano, História, Geografia, Música, Religião, Língua Portuguesa e Língua Inglesa. “Contratamos também os serviços de um especialista em comunicação audiovisual, Francisco Grasso, para dirigir as crianças e fazer a montagem e edição do vídeo”, revela o professor.

Vieira conta que, inicialmente, o projeto previa a apresentação dos resultados de uma pesquisa sobre o trabalho infantil no mundo, estimulada pela leitura do livro “A História de Iqbal” (Francesco D’Adamo, 2001). Mas surgiu a possibilidade de participar da iniciativa promovida pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) porque 2021 é o “Ano Internacional Contra o Trabalho Infantil” , instituído pela ONU.  “Agora podemos estimular os alunos a colocar em prática ações de cidadania ativa como compreender os problemas da atualidade do mundo em que vivem e sugerir propostas de solução”.

Outras atividades estão em fase de elaboração e serão apresentadas durante o ano letivo.


Sobre a Eugenio Montale

A Eugenio Montale é a Escola Internacional Italiana localizada no Morumbi, em São Paulo. É reconhecida como paritária pelo Governo Italiano, o que possibilita a obtenção de um diploma válido em toda Europa, além do diploma brasileiro. Oferece disciplinas da área de humanas aliadas às científicas, que permitem a formação de alunos com uma visão multicultural e internacional. Dedica-se à Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Cursos de Língua e Cultura italiana. Foi fundada em 1982 e sempre esteve comprometida com uma pedagogia de base filosófica humanista, acreditando no potencial transformador do ser humano.

Conta com gestão participativa, tal qual se deu em sua criação. Trata-se de uma associação sem fins lucrativos, regida por Sócios Beneméritos e por sócios Contribuintes (responsáveis financeiros dos alunos), que integram um Comitê de Gerenciamento de forma paritária. Essa forma de gestão permite, por um lado, garantir a longevidade da instituição e, por outro, manter viva a qualidade de ensino.

Promove um ambiente multicultural e diversificado em conformidade com as exigências atuais de uma escola internacional. Sua proposta é de oferecer uma alternativa às escolas já existentes em São Paulo, com ênfase no currículo italiano aliado ao brasileiro. Seu foco é a formação de alunos com uma visão ampla, inovadora e internacional.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual sua Rede Social Favorita?

46.0%
26.2%
17.5%
9.5%
0.8%