21/06/2021 às 12h28min - Atualizada em 21/06/2021 às 13h05min

CiS investe em estratégia de comunicação corporativa para driblar danos da pandemia

Marca referência no mercado brasileiro de produtos escolares e de escritório conquistou mais de 6 milhões de acessos ao site após campanha em redes sociais

SALA DA NOTÍCIA Mariana Colombo
https://agenciaecco.com.br/
CiS

É durante o período de dezembro a fevereiro que o setor papeleiro têm a maior movimentação, isso por conta do preparo para mais um ano letivo. Contudo, desde março do ano passado os estudantes estão em ensino remoto, o que impactou na busca por material escolar. Dessa forma, os estabelecimentos da categoria temem prejuízos que podem chegar a 40% a menos no faturamento. Como estratégia de mitigação de prejuízo, o investimento em comunicação corporativa surgiu como opção para muitas marcas.

Com essa realidade, a empresa de publicidade Agência Ecco, viu uma oportunidade de alavancar o crescimento de uma das maiores marcas do mercado brasileiro de produtos escolares e de escritório, que é cliente da casa há seis anos, a CiS. “A CiS tem se tornado uma lovebrand, com um público com muito carinho pela marca. Em tempos de pandemia e escolas fechadas, nossa missão foi aumentar o relacionamento com o consumidor, dando a eles mais oportunidades de se expressarem e se relacionarem com a marca”, comenta Gláucio Amaral, diretor executivo da Agência Ecco.

As mudanças de estratégias foram as soluções encontradas para driblar a situação atual e não sair prejudicado, sendo necessário se reinventar nos formatos de compras e formas de se diferenciarem da concorrência. “Os pontos de venda são sim fundamentais para as estratégias de comercialização dos produtos de papelaria, muito por conta dos displays e materiais atrativos de divulgação. Mas, com as lojas fechadas, esse processo foi dificultado. Porém, a CiS tem um valor competitivo muito positivo por sempre manter uma atuação muito forte nas redes sociais, ajudando bastante na continuação das vendas online nesse período”, explica o diretor executivo. 

Para unir os admiradores da marca, foi lançada a campanha #CiSMeNota utilizando o Tik Tok, Instagram, Facebook e YouTube. Toda a narrativa da promoção foi contada pelo mascote Francisco, criado exclusivamente para essa ação. Os interessados em participar, precisavam enviar um vídeo criativo marcando a hashtag, com conteúdo que tivesse relação com o universo de papelaria e com a CiS. Os 50 melhores ganharam um kit com 40 produtos da marca. 

Com o novo formato digital, a campanha gerou ainda na primeira semana, 6 mil acessos ao site da marca, mais de 2 milhões de visualizações no Tik Tok, contabilizando atualmente, quase 100 mil seguidores na rede social. “É muito gratificante ver o sucesso da campanha após precisarmos inovar rapidamente devido à pandemia. Fomos responsáveis do início ao fim, desde o conceito, mecânica, gestão da promoção, site, visual, fotos, vídeos e a divulgação na mídia”, explica Gláucio. “Após um trabalho estruturado de longo prazo com a marca, com estratégias de aproximação do público, posicionamento bem definido e marketing de causa, a CiS figura entre as principais marcas do mercado e virou uma marca queridinha dos consumidores”, comenta.

 

CiS e a evolução com o posicionamento de marca  

 

A marca existe há mais de 20 anos e tem ampla divulgação pelo Brasil, porém, até 2013 não havia trabalho de marketing focado nela. Quando a Agência Ecco iniciou os trabalhos com a marca, há 6 anos, ela era totalmente desconhecida, era o “patinho feio” do cliente. Foi feito um trabalho de forma integrada ao marketing da CiS, entendendo o mercado a ser explorada, qual o público alvo e quais os diferenciais a serem trabalhado.

A estratégia criada previu ações tanto para usuários finais e compradores, como para um grupo de influenciadores muito relevante: os educadores. Foi traçado um plano de longo prazo estabelecendo diálogo, promovemos conteúdo relevante e o principal: colocando os consumidores como protagonistas. Assim nasceu o projeto “Clube do Educador”, a primeira iniciativa da marca, que promovia concursos, patrocinava e divulgava projetos de educação por todo o Brasil. “Criamos uma comunidade de educadores, utilizando o site e as mídias sociais da marca para captar e compartilhar projetos educativos, de forma que todos colaborem uns com os outros”, explica Gláucio Amaral..

Hoje, a marca já conta com quase 500 mil seguidores em seus canais e anualmente tem um alcance com suas publicações e campanhas que superam os 50 milhões de pessoas. Isto, somado à qualidade de seus produtos, abriu portas em inúmeros clientes para a marca, potencializou seu volume de vendas e consolidou o respeito do mercado e preferência do consumidor. 

 


 
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