22/06/2021 às 15h59min - Atualizada em 23/06/2021 às 00h00min

Futuro do trabalho: Educação corporativa passa a integrar as estratégias essenciais para os negócios

Escola Sputnik cria conteúdos com base nas dores das empresas e oferece cursos personalizados para incentivar o engajamento e capacitação dos colaboradores

SALA DA NOTÍCIA Victoria

 

Nos últimos anos, a tecnologia tem impactado a maioria das empresas dos mais diversos setores e, com essas constantes mudanças, as tendências para o "futuro do trabalho" muitas vezes acabam rapidamente se tornando um retrato do presente. A área de Recursos Humanos faz parte daquelas que tiveram suas rotinas afetadas pela digitalização. Os profissionais de RH deixaram de ser apenas responsáveis pelo recrutamento e seleção de talentos e passaram a ser o braço direito de qualquer empresa, principalmente as que estão em constantes mudanças e precisam de agilidade e fácil adaptação ao mercado. Atualmente, o trabalho dos gestores e líderes de RH se estende para toda a jornada do colaborador, desde o momento que é contratado, passando pelo crescimento e desenvolvimento do profissional e até mesmo um possível desligamento. 

Assim como o setor de RH, a educação corporativa ocupa um lugar importante quando o assunto é manter o colaborador engajado. A Sputnik, uma das maiores escolas corporativas do Brasil, notou que nos últimos anos o investimento das empresas em educação para seus funcionários tem sido cada vez maior. Pensar em cursos e capacitações têm deixado de ser apenas uma ação pontual da equipe de Recursos Humanos e passou a integrar o núcleo das estratégias essenciais para os negócios. Afinal, colaboradores capacitados e engajados formam uma equipe mais qualificada que, consequentemente, gera resultados melhores. Desde 2014, a Sputnik já formou mais de 34 mil alunos e impactou mais de 350 empresas, como Google, Facebook, Globo, Boticário e Ambev.

Os cursos e treinamentos da Sputnik usam métodos de ensinos baseados na experiência para potencializar e transformar o processo de aprendizagem e desenvolvimento. Um dos valores da Sputnik é que a base da inovação de qualquer negócio está na educação e que para melhores resultados é preciso investir em metodologias que despertem o protagonismo e alta performance das equipes e dos líderes.

Jean Rosier, um dos fundadores da Sputnik, acredita na importância de investir no treinamento customizado dos colaboradores para que se mantenham em um aprendizado constante e ampliem seus conhecimentos em diversas áreas. Ele explica: "Trabalhamos com uma metodologia híbrida porque acreditamos que flexibilidade, interatividade e colaboração são peças-chave para a estratégia de engajamento interno das empresas". 

Para ter resultados mais assertivos, cada empresa precisa identificar quais habilidades precisam ser aprimoradas em sua equipe e procurar a solução que melhor atenda suas demandas. Uma das possibilidades é optar por um treinamento personalizado, como é o caso da Sputnik, que cria conteúdos e cursos com base nas dores dos clientes e oferece aulas customizadas com exercícios práticos mais próximos à realidade.


 
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