23/06/2021 às 09h21min - Atualizada em 23/06/2021 às 11h00min

Como começar a desenvolver aplicativos

SALA DA NOTÍCIA LUCAS WIDMAR PELISARI

Primeiro de tudo, formule sua ideia. Seu aplicativo precisa ser destacado entre os outros, você precisa criar um app que chamará atenção do público, que se diferencie de outros aplicativos e que seja fácil de manusear. Então faça seu brainstorming, pegue papel e caneta, anote tudo que você quer que tenha nesse aplicativo. 

Você precisa se perguntar: 

 
  • Quais vão ser os benefícios desse app para o consumidor final?
  • Que tipos de problema ele vai resolver?
  • Em que ele vai simplificar para os consumidores?
  • Qual vai ser sua maior função?
  • Qual vai ser o seu público alvo?
  • Qual a minha meta para esse aplicativo?
  • Como vou divulgar ele?
  • Quais futuras melhorias posso oferecer em suas atualizações?
 

Após definir as respostas dessas perguntas, você precisa criar o layout de seu futuro aplicativo, o nome disso é Wireframing.

 

É importante fazer essa etapa para que você saiba como seu app vai funcionar antes de ser lançado. Se você não souber fazer isso sozinho, é melhor contratar um profissional da área. E é por esses wireframes que sua equipe vai conseguir entender o funcionamento do seu app e como ele vai ajudar o público final. 

 

Mas antes de começar a etapa da criação do layout, o dono do aplicativo precisa pesquisar sobre qual vai ser o diferencial de seu app, se por aí existem outros aplicativos com a mesma função, como eles agem, se funcionam bem, o que os consumidores acham… 

 

Se possível, baixe esse app, conhecer seus concorrentes é essencial, pois vai te ajudar a compreender de forma mais específica os requisitos para que o seu app funcione de forma perfeita. 

 

E como nas lojas de aplicativos já existem muitas variedades de aplicativos, vai ser muito difícil se você conseguir lançar um modelo de aplicativo 100% novo no mercado.

 

Depois escolha qual vai ser o seu tipo de aplicativo: híbrido, web app ou nativo. Qual a diferença de cada um deles?

 

Híbridos: Os aplicativos híbridos são os que buscam simular os sistemas do iOS, Android e Windows, assim, podem ser baixados por qualquer um desses 3 sistemas. Também pode ser postado na PlayStore.

 

Suas vantagens incluem bom custo, já que são considerados mais baratos que os nativos, flexibilidade nos testes e flexibilidade visual.

Já sua desvantagem é a demora a ser carregado.

 

Nativos: Os apps nativos são feitos com base em cada plataforma (Android, iOS, java…), e usam a interface de cada sistema operacional. 

 

A principal vantagem de apps nativos é sua velocidade ao carregar

Já sua desvantagem é seu valor, que é praticamente o dobro do preço dos outros.

 

Web apps: Os web apps funcionam tanto em Android quanto no iOS.

Sua desvantagem em relação a apps nativos, é que os web apps não tem acesso a algumas funções do dispositivo. E devido a isso, o app talvez não cumpra com os requisitos de um aplicativo.



 

No momento de começar a construir o aplicativo, o melhor que você pode fazer é contratar uma empresa ou um profissional especializado em criação de apps.

 

Essas empresas contam com os melhores profissionais que vão desenvolver seu aplicativo de forma segura e que ele fique com boa aparência. 

 

Investir na criação de um app gera muitos gastos, e talvez, devido ao gasto com servidores e com a licença para postar o app na loja, fora os outros gastos, que podem não estar incluso, o resultado não saia da forma que você queria e o resultado te desaponte. Porém, com o uso de uma desenvolvedora de aplicativos, o resultado é um pouco mais garantido.

 

Existem também outras opções, existem alguns softwares que funcionam como ferramentas para criação de apps para iOS e Android, porém essa não não é uma boa opção, pois o design de seus aplicativos são todos parecidos, iguais aos outros e não possível que você realize uma edição para que fique do jeito que você gostaria.

 

Por isso guarde dinheiro para realizar um bom investimento em um app que fique do jeito que você quer que fique.

 

Depois você precisa trabalhar na divulgação. Você pode divulgá-lo nas redes sociais, principalmente no Instagram e Facebook. Impulsione os anúncios de seu aplicativo, invista na divulgação sem medo, pois é ela que te trará o sucesso de seu app.

 

Deixo aqui a indicação de uma ótima empresa desenvolvedora de aplicativos, que cumpre o que promete e te entrega tudo da forma que você deseja! 

Saiba mais aqui: mestres da web

 

Espero que tenha gostado do artigo e que de alguma forma ele tenha sido útil para a decisão de seu aplicativo!


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual sua Rede Social Favorita?

47.2%
26.8%
16.3%
8.9%
0.8%