16/05/2023 às 17h21min - Atualizada em 16/05/2023 às 20h00min

Monitoramento inteligente ajuda a reduzir custos e aumentar a produtividade de usinas de geração de energia limpa

Investimentos em tecnologias usadas em áreas militares e desenvolvimento de um Centro de Comando e Controle em grandes usinas podem resultar em alta performance nas operações

SALA DA NOTÍCIA Caroline Brito

A Avantia, uma das líderes em tecnologia para segurança eletrônica no Brasil, vem investindo fortemente no desenvolvimento de monitoramento inteligente para usinas de geração de energia limpa, apresentando ao mercado soluções integradas, que trazem melhorias e eficiência nas operações, e Centros de Comando e Controle, que contam com softwares de última geração, capazes não só de receber todas as informações coletadas das operações realizadas, como também gerar relatórios, análises de processos e indicadores de desempenho em tempo real, além de fiscalizar possíveis invasões e incidentes nos estabelecimentos industriais.

Em uma usina limpa ou planta autônoma, um sistema autossuficiente pode monitorar seu próprio desempenho, o que traz diversos benefícios, como: melhor segurança e eficiência, custos e impacto ambiental reduzidos e menores intervenções humanas. Segundo Alexandre Chaves, Diretor de Novos Negócios e Estratégias da Avantia, o objetivo das soluções é tomar as decisões no tempo mais rápido possível, trazendo resultados mais efetivos, agilidade e redução de custos às operações mais importantes das usinas.

As usinas de energia limpa que ficam em áreas rurais, por exemplo, enfrentam desafios únicos em relação à segurança e eficiência de suas operações. As condições climáticas extremas e as dificuldades de acesso podem tornar o monitoramento e a prevenção de acidentes uma tarefa difícil. No entanto, a tecnologia da Avantia pode ajudar a superar estes desafios e mitigar os prejuízos, enviando alertas em tempo real”, afirma o executivo. 

A Avantia oferece uma ampla gama de soluções de segurança eletrônica, incluindo o videomonitoramento inteligente, que é uma tecnologia fundamental. Com a utilização de câmeras de segurança e câmeras térmicas, é possível monitorar continuamente o risco de superaquecimento de componentes e prevenir acidentes e cortes de fornecimento de energia. Além disso, a líder em segurança eletrônica integra tecnologias de inteligência artificial, que são capazes de analisar as imagens capturadas e identificar possíveis riscos antes que se tornem problemas maiores.

Outra tecnologia que a Avantia oferece são as integradas em drones, que monitoram áreas remotas e de difícil acesso. Os drones são equipados com câmeras de alta resolução e sensores que permitem a coleta de dados em tempo real, auxiliando na identificação de áreas de risco e prevenção de acidentes.

Oferecemos tecnologias variadas capazes de identificar incidentes nos perímetros, movimentações indevidas de pessoas ou veículos, e sons incomuns, podendo enviar drones ao local do incidente para analisar a situação e auxiliar no controle ou intervenção dos riscos, por exemplo”, finaliza Chaves.

Com a utilização de videomonitoramento inteligente, drones e tecnologias de inteligência artificial, as usinas podem monitorar continuamente seus processos, prevenir acidentes e garantir a segurança de seus trabalhadores e instalações.

Mais informações sobre a Avantia, acesse: www.avantia.com.br


Link
Notícias Relacionadas »