29/06/2021 às 14h17min - Atualizada em 29/06/2021 às 19h15min

Como soluções de áudio e vídeo em rede melhoram o transporte de cargas e a logística?

SALA DA NOTÍCIA Diana Tendy

As empresas de logística e de entrega de produtos ao cliente sabem da importância de executar processos operacionais de forma otimizada, investindo o mínimo de tempo possível. Ainda assim, é essencial que nenhum dano seja gerado aos produtos para evitar reclamações dos clientes - não é segredo que a falta de cuidado com mercadoria gera grandes prejuízos anuais para as empresas. Outro problema é que quando se trata do esclarecimento de uma situação de sinistro, os processos podem ser demorados e muitas vezes não é possível encontrar a situação que danificou a encomenda.

Nesse cenário comum ao setor de transporte de cargas, as soluções de áudio, vídeo e análise inteligentes, estão sendo decisivas para, além de aumentar a segurança do armazém, fornecer informações úteis para a operação e, consequentemente, reduzir a quantidade de produtos danificados ou perdidos - bem como a taxa de insatisfação dos consumidores. O investimento em tecnologia resulta na possibilidade de proteger melhor as próprias instalações e bens, mas, acima disso, monitorar efetivamente todos os processos e produtos, contando com o respaldo das imagens para investigar ocorrências.  

Os especialistas da Axis Communications, líder de mercado em áudio e vídeo em rede, asseguram o retorno do investimento a partir de benefícios, como:

  • O impulso dado aos negócios com a redução de custos e a melhora na precisão da entrega.
  • A melhora de processos a partir da identificação dos problemas através das imagens e analíticos de vídeo inteligentes, possibilitando trabalhar de forma mais eficiente.
  • O fortalecimento da marca, aumentando a fidelização dos clientes graças a um serviço de maior qualidade.

O videomonitoramento em depósitos, por sua vez, pode capturar detalhes de pessoas, veículos e objetos, mesmo em condições de pouca ou nenhuma luminosidade, mantendo a qualidade da imagem e, inclusive, identificando cores, o que facilita muito o reconhecimento. Por outro lado, o áudio inteligente agrega ainda mais possibilidades às soluções visuais porque permite o envio de mensagens ao vivo ou agendadas para acompanhamento oportuno, além de dar orientações se necessário - como solicitar que um suspeito se afaste ou até mesmo que um funcionário utilize os equipamentos de proteção individual (EPIs) obrigatórios antes que um acidente aconteça.

Na prática, uma solução baseada em áudio e vídeo permite ter um monitoramento claro e efetivo para identificar o que aconteceu com cada pacote recebido e transportado. Deste modo, as empresas de logística e entregas alcançam um alto nível de precisão para saber exatamente onde está cada encomenda, verificando a rota rapidamente através das imagens, além disso, realizar análises preditivas com foco em benefícios operacionais.

A proteção proativa do perímetro dos armazéns combinando câmeras térmicas e analíticos de vídeo somam uma camada adicional de segurança aos bens e serviços. Desta maneira, câmeras IP integradas com analíticos de vídeo e dispositivos de áudio em rede são responsáveis por manter os problemas fora das instalações. O resultado é o retorno do investimento alcançado com a possibilidade de realocar equipes de segurança para áreas sensíveis e até mesmo reduzir a quantidade de guardas para manter a segurança do local.

Nesse sentido, o setor logístico e de transportes passa por um momento de inovação e, cada vez mais, entende a necessidade de investir em soluções desenvolvidas especificamente para as demandas dos dia-a-dia do segmento, conquistando segurança patrimonial, segurança no trabalho, redução nos custos da operação, melhorias no fluxo do tráfego de veículos e o respaldo das imagens para solucionar possíveis ocorrências.

Para conhecer mais sobre as mais recentes soluções de videomonitoramento para logística e transportes da Axis Communications, acesse: https://bit.ly/3vWurtS


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual sua Rede Social Favorita?

47.2%
26.8%
16.3%
8.9%
0.8%