29/06/2021 às 18h37min - Atualizada em 30/06/2021 às 00h00min

O inverno chegou! Saiba como manter o pet protegido

Médicas veterinárias falam dos cuidados especiais que os tutores precisam ter para prevenir que cães e gatos ficam doentes

SALA DA NOTÍCIA Rosangela Andrade
https://falahub.com.br/falacriativa/
Divulgação/Shutterstock

A estação mais fria do ano chegou e, com ela, também estão presentes as baixas temperaturas, que em algumas regiões do país incluem períodos de chuvas e ventos gelados. Assim como a saúde humana necessita de atenção no inverno, é preciso também manter alguns cuidados especiais com os animais de estimação, que para muitos, são como membros da família.

A médica veterinária Thais Matos, da área de Confiança & Segurança da DogHero, maior empresa de prestação de serviços para animais de estimação da América Latina, alerta sobre a prevenção de doenças que podem acometer os pets no inverno. “Cães e gatos também ficam gripados. A gripe canina, por exemplo, é uma doença respiratória infecciosa causada pelo vírus influenza A. Esse vírus é proveniente do mesmo gênero que adoece os humanos, porém com subtipos que atacam somente os animais”.

Thais, explica que alguns dos sintomas são bem semelhantes aos dos humanos, como: tosse, espirros, secreção nasal (coriza), olhos lacrimejantes, febre, letargia, perda de apetite, dificuldade de respirar ou ainda respiração rápida (em geral curta e com ruídos, devido à secreção).

“Sabemos que ficar gripado é bem incômodo. Por isso, os tutores precisam ficar atentos a esses indícios, pois quanto antes for identificada a presença do vírus, mais rápido será a recuperação do pet. Em geral, a maioria dos casos de gripe canina é leve. Mas isso não descarta a consulta ao médico veterinário para tratamento. Além de ser bastante desconfortável, a presença do vírus no organismo de do animal de estimação pode causar outras infecções ou piorar as existentes”, orienta a médica veterinária.

Não é só o sistema respiratório dos pets que precisa de mais atenção no inverno. Com a sensibilidade mais aflorada, as dores articulares são casos mais frequentes também nessa época do ano. 

Por isso, Jade Petronilho, médica veterinária e coordenadora de conteúdo da Petlove, reforça que os pais e mães de pets devem manter-se atentos às mudanças no comportamento. “Se o animal de estimação tiver um histórico de artrose ou displasia, por exemplo, siga as orientações médicas à risca e cuide para que a casa fique sempre numa temperatura agradável para o pet”.

Jade também dá dicas importantes sobre o banho nos dias frios. “Aposte na redução da frequência de banhos e, caso seja necessário banhá-lo, aqueça um pouco mais a água e seque seu pet com secador, não deixando sua pele e pêlos úmidos, mesmo que esteja sol”.

Pensando na proteção de cães e gatos durante o inverno, as médicas veterinárias selecionaram algumas dicas que podem ser incorporadas neste período de baixas temperaturas, são elas:

-Esquente seu pet: manter o animal de estimação aquecido é essencial para prevenir que ele fique doente. Existe hoje uma diversidade de produtos criados exclusivamente para os animais de estimação, que podem ser utilizados para mantê-los aquecidos, como: cobertores, edredons e mantas. Outra dica são as roupinhas, que além de os deixarem os pets mais charmosos são ideais para que eles fiquem mais quentinhos, como as blusas ou vestidos com capuz. Ainda há outras opções como o moletom ou blusão para o cãozinho, macacão, pulôveres e capas. As caminhas no estilo toca são excelentes, inclusive para os felinos, que não gostam muito de roupas. 

-Alimentação e hidratação: no inverno, a ingestão de água fica comprometida, portanto, para melhor hidratação do pet, a recomendação é que o tutor espalhe vários potinhos de água fresca pelo ambiente. Como o gasto energético é maior na estação mais fria, em alguns casos, avaliados pelo médico veterinário, a quantidade de alimento para o pet pode ser aumentada. Pets obesos devem seguir a dieta orientada pelo médico veterinário. Os gatos dormem mais no inverno e acabam por comer e beber menos, portanto, para manter o peso e a hidratação dos felinos, os alimentos úmidos são as melhores opções.

-Vacine o pet contra gripe: por mais que o pet seja vacinado, ele pode contrair um vírus diferente. A vantagem de manter a vacinação contra a gripe canina em dia, é que ela pode vir com sintomas bem mais leves e fica mais fácil de ser tratada em pets vacinados. No Brasil estão disponíveis as versões intranasais (que agem diretamente na defesa do nariz do pet contra infecções respiratórias), as injetáveis, que possuem o mesmo mecanismo de ação que as demais e as orais, recém-lançadas no mercado. Mesmo com o desafio atual do distanciamento social, em algumas localidades já está disponível o serviço de veterinário em domicílio, idealizado para facilitar a vida de pais e mães de pets com consultas e vacinação em casa.

 

Sobre a DogHero 

A DogHero é a maior empresa de serviços para animais de estimação da América Latina. Pelo seu app e site, conecta quem tem pet a uma comunidade de heróis - formada por anfitriões, pet sitters, passeadores e veterinários -, que ajudam na rotina de cuidado com a saúde e bem-estar dos pets. Atualmente, a comunidade de heróis conta com mais de 30 mil cuidadores, que passam por um extenso e rigoroso cadastro e recebem orientação adequada, disponíveis em cerca de 750 cidades no Brasil. Listada pela Tracxn entre os 22 “minicórnios” em ascensão para o ano de 2021, a DogHero foi fundada em 2014 pelos empreendedores brasileiros Eduardo Baer e Fernando Gadotti. Em outubro de 2020, o marketplace de serviços se uniu à Petlove, Vetsmart e Vetus, construindo assim o maior ecossistema pet do país - a Petlove&Co -, com o propósito único de facilitar a rotina de quem tem pet. 

 

Sobre a Petlove 

Criada pelo médico veterinário Marcio Waldman, a Petlove é o maior petshop online do Brasil. Com portfólio de mais de 15 mil itens do universo pet, incluindo marcas próprias e exclusivas, a empresa oferece experiência completa para cuidar dos animais de estimação. A Petlove possui um serviço de assinatura de produtos pet que, entre outras comodidades e facilidades, oferece 10% de desconto em todos os produtos, atendimento online com veterinários e entregas para todo o país, atualmente são mais de 230 mil assinaturas ativas. A Companhia atua ainda como provedor de tecnologia para o mercado pet brasileiro e conta com cerca de 2500 parceiros, como médicos, clínicas e hospitais veterinários e petshops. Com tecnologias como o Perfil Pet, a Petlove cumpre sua missão em tornar mais prática a vida de seus clientes, reunindo em um só lugar especialistas, produtos e dicas para cuidar do que realmente importa: a felicidade dos pets. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual sua Rede Social Favorita?

47.2%
26.8%
16.3%
8.9%
0.8%