16/05/2023 às 14h56min - Atualizada em 17/05/2023 às 00h00min

Em Congresso Estadual, estrategista de marketing relaciona reeleição de prefeitos a investimentos em comunicação pública

Entre os dias 9 e 11 de maio, centenas de prefeitos e autoridades do estado de São Paulo se reuniram em Ribeirão Preto para o 65º Congresso Estadual de Municípios

SALA DA NOTÍCIA Agência Regra
Divulgação

Entre os dias 9 e 11 de maio, centenas de prefeitos e autoridades do estado de São Paulo se reuniram em Ribeirão Preto para o 65º Congresso Estadual de Municípios para tratar das principais questões envolvidas na administração pública no estado de São Paulo.

 

Na mesa que pautou o marketing político, direito eleitoral e comunicação pública, o estrategista de marketing  e neurocientista David Silva (vice-presidente da ADAG Comunicação, de São Paulo e sócio-proprietário da agência de marketing digital Rumon Inteligência, baseada em Várzea Paulista) apresentou em sua palestra uma importante relação existente entre marketing político e campanhas publicitárias de  utilidade pública

 

No evento voltado para a discussão de políticas públicas, o marketólogo e neurocientista David Silva discursou sobre a relação da comunicação política e suas campanhas de serviço público, o que elegeu como fator fundamental para a reeleição de milhares de prefeitos em 2020.

 

Nas últimas eleições municipais ocorridas em 2020, as taxas de reeleição de prefeitos foram as maiores desde sua autorização por emenda constitucional. Foram mais de 2.200 políticos, quase 70% do total,  que mantiveram seu cargo, fato que Silva relacionou com o uso adequado da comunicação enquanto ferramental de políticas públicas. De acordo com ele, o investimento na comunicação social faz toda a diferença nas políticas públicas dos governantes e traz resultados positivos para as campanhas eleitorais.

Para David Silva, sócio-proprietário da agência digital de neuromarketing Rumon Inteligência, dentre todos os serviços públicos dentro de uma cidade, só existe um serviço com capacidade de impactar 100% da população, ou seja, a comunicação. “A comunicação pública tem um impacto decisivo no resultado do marketing eleitoral. [...] Muda a vida do governante na próxima eleição”, afirmou em sua fala no Congresso.

Ainda durante sua apresentação, a última sobre Marketing Eleitoral, demonstrou estudos de casos que comprovam a eficácia de estratégias de comunicação, para transformar promessas eleitorais em marcas públicas fortes. Como, por exemplo, a campanha do Dia Nacional da Família na Escola, promovida pelo Governo Federal em parceria com a ADAG durante o mandato presidencial de Fernando Henrique Cardoso. Desde 1995 até 2020, o projeto esteve relacionado à queda na evasão escolar, levando mais de dois milhões de estudantes para as salas de aula.

 

Para David Silva, dentre todos os serviços públicos oferecidos (saúde, educação, segurança etc), só existe um deles com capacidade de impactar 100% a população, qual seja, a comunicação. “A comunicação pública tem um impacto universal e é decisiva nos resultados da gestão [...] e pode fortalecer a imagem do governante”, afirmou o publicitário em sua palestra.

Com diversas participações como estrategista  em campanhas de prefeitos e deputados e em serviços públicos no currículo, Silva estava representando a agência de comunicação ADAG, onde passou a atuar desde abril de 2023. A empresa é responsável pela conta da do Metrô SP e atua na área pública há mais de 4 décadas, tendo acumulado inúmeros cases de sucesso junto a CDHU, Ministério da Educação, DETRAN, D.E.R entre outros. 

Durante o evento, apresentou diversas campanhas publicitárias que comprovam a eficácia de estratégias de comunicação no sentido de transformar promessas eleitorais em marcas públicas fortes. Com isso, David Silva reforça a ideia de que a comunicação planejada e bem implementada "pode impactar não só a eleição como também a próxima geração, pelos benefícios concretos que gera".

O Congresso Estadual de Municípios é organizado pela APM - Associação Paulista de Municípios, entidade presidida por Fred Guidoni, e contou nesta 65º edição, com a presença do Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas e do Vice-Presidente da República, Geraldo Alckmin, entre outros políticos de grande relevância no estado.

Participaram do evento nomes como Pablo Nobel, estrategista  responsável pela campanha do governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas, e Silvio Salata, advogado e professor  de Direito Eleitoral . Além deles o congresso contou participações do Cientista Político Kleber Santos ,do Consultor Político Giuliano Salvarani e da Jornalista Deniza Gurgel  além dos advogados Ricardo Vita Porto, Renato Ribeiro de Almeida,  Flávio Henrique Costa Pereira.


 
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