19/06/2023 às 21h52min - Atualizada em 20/06/2023 às 00h00min

Livro "Interlocutores" mostra como aproveitar as oportunidades da nova mídia em tempos de web 3.0

Assessores de imprensa, repórteres, tomadores de decisão empresarial e estudantes das áreas de humanas podem se beneficiar com o catálogo de verbetes de comunicação e jornalismo do livro de Eduardo Ferrari

SALA DA NOTÍCIA Eduardo Ferrari
https://efeditores.com.br/
Divulgação

O que fazer quando um jornalista quer falar com você? E um influencers? Como se relacionar com os novos formadores de opinião nesses tempos de web 3.0? É o que o livro "Interlocutores" procura mostrar. Não existe comunicação sem um interlocutor. Se uma pessoa fala sozinha é como no velho ditado popular: falando para as paredes. Não haverá resposta.

Foi assim que o jornalista Eduardo Ferrari idealizou o livro "Interlocutores", com o subtítulo "Desafios e oportunidades no relacionamento com a imprensa em tempos de Big Data, Social Media e Fake news", é de leitura rápida e elaborado como um pequena enciclopédia onde o leitor pode escolher ler na ordem cronológica ou pelos itens que incluem verbetes mais básicos como assessoria de imprensa e releases até gestão de crises e influencers. O livro foi editado pela primeira vez em 2009, mas depois de ficar fora do catálogo volta agora em junho de 2023 em uma edição revista e atualizada com novos termos.

Para facilitar a leitura, este livro foi elaborado em itens, quase como em um dicionário. “Interlocutores” pode ser lido em sua ordem cronológica ou, ainda, consultado por tema. O leitor vai começar pelo básico até, finalmente, se “formar” quando completar a leitura. O leitor vai descobrir que não existe uma fórmula mágica para ensinar como lidar com os meios de comunicação e com os jornalistas. Ser fonte – ou seja, ser dono de informações relevantes para a tomada de decisão das pessoas – não é uma tarefa fácil ou de um único dia. Entretanto, aprender a ser fonte é investir na própria capacidade de comunicação e na carreira profissional. 

Sobre o livro – Como funcionam os canais de relacionamento com a imprensa profissional? Como transmitir a mensagem de forma coerente, clara e objetiva durante uma entrevista? O que pode ou não ser falado e como deve ser dito? O que mudou na comunicação com as novas tecnologias e a presença das pessoas cada vez mais intensa na internet? Estas são algumas das indagações e curiosidades que instigam o público sempre que o assunto é a mídia ou a relação com os jornalistas. A imprensa é um público estratégico da sociedade, mas muito peculiar: críticos e questionadores, como é próprio da função, repórteres podem assustar fontes pouco habituadas a conceder entrevistas ou pouco pacientes com o modo de trabalho dos jornalistas.

Além dos novos assessores de imprensa, repórteres e tomadores de decisão das corporações, o livro também pode ser muito útil para os formadores de opinião como os novos influencers das mídias sociais que precisam aprender como se relacionar com jornalistas e veículos de imprensa em suas coberturas diárias. Estudantes das áreas de humanas, como comunicação social, jornalismo, publicidade e relações públicas, também podem se beneficiar com a experiência acumulada no livro.

"O leitor vai descobrir que não existe uma fórmula mágica para ensinar como lidar com os meios de comunicação e com os jornalistas. Ser fonte – ou seja, ser dono de informações relevantes para a tomada de decisão das pessoas – não é uma tarefa fácil ou de um único dia. Entretanto, aprender a ser fonte é investir na própria capacidade de comunicação e na carreira profissional", afirma o jornalista e escritor Eduardo Ferrari.

Sobre o autor – O jornalista e escritor Eduardo Ferrari tem mais de 25 anos de experiência em comunicação corporativa e assessoria de imprensa. Nesse período, atuou em empresas multinacionais e de grande porte como Embraco, Telemig Celular (atual Vivo), BrasilPrev, Vale e Banco Bonsucesso, sempre na coordenação das áreas de imprensa e como especialista na produção de eventos corporativos voltados para a mídia, comunidade e investidores. Em todos esses anos, presenciou erros e acertos  de empresas, executivos e jornalistas na cobertura e divulgação de informações relevantes para públicos tão diversos quanto comunidades rurais até grandes investidores e acionistas do mercado.

Além de Interlocutores, Eduardo Ferrari é autor de vários livros, entre eles a trilogia infanto juvenil Elétrico; que conta com as obras Elétrico, Distraído e Falante, da trilogia espacial Terráqueos, com mais dois livros Robóticos e Extraterrestres, da obra autobiográfica Explosivo e da aventura pré-histórica Zumanos. Criou em 2019 a EFeditores Conteúdo com o objetivo de auxiliar novos autores na autopublicação de seus livros, que por meio da parceria com a Literare Books International, garante ampla distribuição física e on-line em livrarias do Brasil e do exterior.

SERVIÇO:
Livro: Interlocutores
Subtítulo: Desafios e oportunidades no relacionamento com a imprensa em tempos de Big Data, Social Media e Fake news
Autor: Eduardo Ferrari
Formato: 21 cm altura x 14 cm largura (brochura) com 104 páginas
Valor de venda: R$ 34,90 (impresso)
Editoras: EFeditores e Literare Books (selo "Escritores")
Disponível: junho de 2023
https://amzn.to/3XhLTIs (impresso)

FALE COM O AUTOR:
Eduardo Ferrari
http://www.instagram.com/eduardoferrari_
http://wa.me/5511991499040


 
Link
Notícias Relacionadas »