21/06/2023 às 20h23min - Atualizada em 22/06/2023 às 00h00min

Você sabe como cuidar da pele e dos cabelos durante o inverno?

Com a estação mais quente e chuvosa este ano, especialistas trazem dicas para manter a saúde e a hidratação da pele e dos cabelos

SALA DA NOTÍCIA MXP Comunicação Ltda
UNIQUE Dermatologia
Divulgação

A beleza do verão se conquista no inverno. A frase pode até parecer “clichê”, mas para manter uma pele saudável é preciso manter os cuidados redobrados durante os períodos mais frios do ano, tendo como resultado, uma pele bonita e bem cuidada durante o verão.

Com o início do inverno, tendo nesse ano, sinais atípicos da estação, já que se é esperado chuvas e temperaturas mais altas, os cuidados devem ser os mesmos dos invernos “comuns”?

De acordo com o dermatologista Dr. Dário Rosa, da Unique Dermatologia, para cuidar tanto da pele quanto dos fios capilares, duas das maiores preocupações da população no geral, é preciso pensar também, na alimentação. “Beber bastante líquido ajuda a manter o equilíbrio dérmico do corpo, dando uma aparência de viçosidade na pele. As pessoas tendem a consumir menos água durante esta época, mas é extremamente importante para a saúde de uma forma geral”, ressalta o especialista.

Ainda segundo ele, com a espera de muitas chuvas, as pessoas abandonam alguns hábitos simples, mas essenciais na manutenção e nos cuidados da pele e cabelos. “Muita gente não usa o protetor solar nessa época, o que é um grande erro, já que os raios ultravioletas estão aí. Não é porque está chovendo que eles desaparecem”, alerta. Outra dica, segundo a dermatologista Anelise Dutra, é em relação aos cuidados com os cabelos. Banho com água muito quente, secadores. “É importante investir em produtos para o controle de frizz e ter atenção na hora de secar os cabelos. A secagem deve ser feita primeiramente com a toalha, delicadamente, e em seguida usar o secador, mas sempre após utilizar um protetor térmico e de preferência, que não seja algo rotineiro”, diz.

Outra dica importante dos especialistas é não ficar passando a mão nos cabelos, o que pode aumentar a oleosidade dos fios. Para a pele, manter uma rotina diária de cuidados, faz toda a diferença. Manter a pele hidratada é o principal. Isso vale para os lábios também. O protetor labial evita que eles rachem e ressequem com a mudança no clima.  Os cremes corporais também podem ser grandes aliados durante esses períodos. “E incluir a vitamina C na rotina ajuda a manter o brilho do verão nos meses mais frios, recuperando a luminosidade e a firmeza da pele”, ressalta a dermatologista Anelise.

Para finalizar, Dário lembra que cada pele reage de uma forma diferente nas mudanças de estação. “Cada paciente tem que ser analisado de forma única, por isso é importante consultar o seu dermatologista para saber mais detalhes de como cuidar da sua pele especificamente, não só no inverno, como durante o resto do ano”.

 


Link
Notícias Relacionadas »