16/05/2023 às 11h35min - Atualizada em 17/05/2023 às 00h00min

Levantamento recente estima que 8% do trabalho mundial seja substituído por IA

Para o especialista Marcel Nicolay, CTO da startup Malga, chatbot pode ser aliado e não vilão dos profissionais, auxiliando na produtividade da equipe

SALA DA NOTÍCIA imprensa

Produção de textos em poucos segundos, com apenas a inserção de palavras-chave e perguntas. Essa é a proposta do ChatGPT, software treinado com dados coletados na internet e que elabora conteúdos com o uso de inteligência artificial (IA). Apesar da tecnologia ter atraído mais de 1 milhão de usuários desde o seu lançamento, em novembro de 2022, uma das críticas é que a nova tecnologia substitua, no futuro, o ser humano em determinas funções ou profissões. Não à toa, um relatório recente divulgado pelo banco americano Goldman Sachs, estima que 8% de toda a forma de trabalho no mundo pode ser completamente substituída por uma IA.

Isso significa que, mais de 300 milhões de empregos podem ser diretamente afetados por conta do avanço de novas tecnologias de Inteligência Artificial, como ChatGPT e outras, por exemplo. Contudo, para o especialista Marcel Nicolay, CTO da fintech Malga – orquestradora de pagamentos que oferece uma infraestrutura completa, acessível e adaptável para negócios digitais – os chatbots com IA podem ser aliados e não vilões dos profissionais, auxiliando na produtividade.

“Essa disrupção vai acontecer também na produtividade. Isso porque, estima-se um aumento médio de 7% na produtividade média global. Atividades administrativas e jurídicas podem ser as mais impactadas, com quase metade dos seus empregos substituídos. Estamos vivenciando um evento de transformação do mercado de trabalho sem precedentes. Com isso, todos os profissionais precisam estar preparados para aprender novas ferramentas, utilizar essas tecnologias de IA para melhorar sua produtividade e estar muito atento às mudanças que vão se intensificar nos próximos anos”, aconselha Marcel Nicolay.

Ainda segundo o CTO de Malga, quem lida com negócios de maneira geral, precisa estar atento às mudanças causadas pela Inteligência Artificial.  “A IA é uma tecnologia que possui um enorme potencial de rompimento no mercado de trabalho e no comportamento das pessoas. Estamos vivenciando uma mudança parecida como a que aconteceu com a criação da internet e dos smartphones. É difícil ver muito além e prever necessariamente o que vai acontecer, mas como todo bom empreendedor sabe, toda mudança gera riscos e, com isso, também oportunidades. Ou seja, negócios estabelecidos que não souberem como se beneficiar das novas tecnologias de IA serão muito possivelmente substituídos por novas startups que estão desenvolvendo produtos e serviços que se beneficiam dessa tendência”, pontua Marcel Nicolay

 

IA já é realidade no mercado de meio de pagamentos:

No âmbito dos negócios digitais, quando o assunto é o mercado de meio de pagamentos e empreendedores, a IA também tem evoluído rapidamente. Algumas das tecnologias com IA utilizadas nesse mercado, por exemplo, são aquelas com a finalidade de reduzir o número de fraudes e a verificação de pagamentos baseada em reconhecimento facial. O CTO de Malga, Marcel Nicolay pontua que um dos principais usos da Inteligência Artificial atualmente é na prevenção a fraude – na detecção de padrões suspeitos de comportamento, para pode identificar essas fraudes. Segundo o CTO, com deep learning (em português, aprendizagem profunda), a IA pode aprender com dados históricos para reconhecer fraudes em tempo real, gerando alertas para os donos de negócios e aumentando a segurança geral dos meios de pagamento.

“As empresas de pagamentos e os principais e-commerce e marketplaces do mercado já fazem uso de algoritmos de aprendizado de máquina para detectar transações fraudulentas há muitos anos. Nesses casos, os algoritmos são treinados para aprender com dados históricos e identificar padrões suspeitos, bloqueando compras ou exigindo uma camada adicional de autenticação para legitimar a transação e evitar perdas. Além disso, o segmento de pagamentos também faz uso da IA para promover o aprendizado do comportamento do consumidor, a fim de criar ofertas personalizadas. E mais recentemente, com a chegada dos chatbots, utiliza dessa tecnologia para oferecer um suporte em tempo real para resolver problemas de pagamento”, explica Marcel Nicolay.

A Inteligência Artificial e o machine learning (aprendizado de máquina), estão no radar do setor financeiro, que está passando por uma grande transformação digital que foi acelerada nos últimos anos. É o que revela o relatório Tendências em Tecnologias de Pagamento, da Elo – empresa responsável pela maior bandeira brasileira de cartões. O relatório elencou as 10 tecnologias que terão destaque no setor financeiro em 2023.

Marcel Nicolay revela que em Malga, eles investem constantemente em tecnologias de IA para aumentar a segurança das transações e otimizar o fluxo de pagamento. “Estamos lançando nas próximas semanas um orquestrador de fluxos inteligentes de pagamentos que vai permitir aos nossos clientes criarem fluxos com diferentes meios de pagamentos e provedores, com análise e decisão em tempo real do caminho mais eficiente para cada transação. Investimos também em um projeto piloto com uso de IA para construção de um índice de probabilidade de uma cobrança ser fraudulenta para apoiar nossos clientes a otimizar ainda mais seu fluxo de pagamentos, solicitando mais dados do comprador em compras suspeitas”, explica Nicolay.


Link
Notícias Relacionadas »