23/06/2023 às 11h53min - Atualizada em 25/06/2023 às 00h00min

Casa dos Ventos otimiza gestão de parques eólicos e comercialização de energia com uso de inteligência artificial

A tecnologia permitiu maior eficiência dos parques eólicos através de modelos que identificam sub desempenhos, fazem previsão de geração, predição de falhas e planejam estrategicamente as manutenções.

SALA DA NOTÍCIA Alice Bettencourt
Complexo Eólico Babilônia Sul/Divulgação
A Casa dos Ventos, líder brasileira em energias renováveis e protagonista da transição energética no país, tem otimizado ao longo dos últimos anos os processos de operação, manutenção e comercialização de energia proveniente de seus complexos eólicos por meio de metodologias proprietárias baseadas em inteligência artificial.
 
A empresa vem desenvolvendo a metodologia para previsão de geração há alguns anos, combinando históricos de previsões meteorológicas e geração observada com técnicas de machine learning. Essa ferramenta de inteligência artificial utiliza as relações entre as variáveis, identificando padrões para gerar uma estimativa mais precisa para a variável a ser prevista (no caso a geração). Mais de mil possibilidades de modelos e hiper parametrizações foram testados até que fossem determinados os mais assertivos para a geração eólica de cada parque eólico.

 
O time de Engenharia da Casa dos Ventos se aproveitou do conhecimento adquirido com anos de estudo de recurso eólico aliada às novas tecnologias, e permitiu que a área de Data & Analytics desenvolvesse um sistema de modelos de aprendizado de máquina com alta precisão e transparência, utilizados em várias áreas da companhia. No total, são mais de 8 terabytes de dados armazenados em nuvem, de forma confiável e escalável.
 
Na área de Operação e Manutenção (O&M) os modelos indicam os momentos ideais para o início de cada manutenção, levando-se em consideração o desempenho de cada aerogerador no momento, as previsões de vento e o preço de energia para os dez dias à frente. Isso permite que as paradas de máquina sejam planejadas estrategicamente, de forma a maximizar a receita da companhia. Além disso, manutenções preditivas são possíveis graças a modelos que estimam com precisão tendências de falha nos principais componentes dos aerogeradores.
 
“Nós precisávamos ajustar as previsões de ventos feitas pelos modelos meteorológicos já existentes para as especificidades da geração de energia eólica, para isso era necessário processar um número expressivo de dados, viável apenas com a computação em nuvem. Em junho, estaremos presentes na principal conferência técnica europeia de energia eólica apresentando abordagens inovadoras em machine learning para a indústria”, comenta João Caldas, diretor de Analytics & Innovations da Casa dos Ventos.
 
Inovação na Comercialização de Energia
Modelos de previsão de geração também são utilizados na área de Comercialização de energia para mensurar de forma precisa a geração dos parques eólicos no mês corrente (curto prazo) e nos próximos seis meses (previsão sazonal), permitindo assim maior capacidade de gestão do portfólio energético e maior previsibilidade de resultado. “Hoje podemos garantir que independentemente do fenômeno climático que esteja afetando a variabilidade do vento, entregaremos a energia adquirida pelos nossos clientes e parceiros, uma vez que a inteligência artificial nos proporciona simular cenários com maior precisão e acuracidade”, diz o diretor da área.
 
O valor investido no desenvolvimento das ferramentas já supera R$ 10 milhões. “Além do desenvolvimento supervisionado de alguns modelos pelas áreas de negócio, temos um time dedicado para automação dos fluxos de dados, otimização e operacionalização dos modelos em escala. Os investimentos foram fundamentais para o sucesso na adoção desses modelos e geração de valor em todas as áreas da empresa”, complementa. A inovação faz parte da cultura da Casa dos Ventos e o uso de novas tecnologias é essencial para a empresa oferecer soluções confiáveis e eficientes para seus clientes.
 
 
Link
Notícias Relacionadas »